05
Mai / 2023 |
Comissão aprova proposta que fixa idade máxima para ingresso na PM e no Corpo de Bombeiros |
A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1469/20, que estabelece idade máxima para ingresso na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros Militar, de 35 anos para os quadros de oficiais e praças e de 40 anos para oficiais médicos, de saúde ou de outras especializações.
O relator, deputado [Capitão Alden], recomendou a aprovação. O texto insere os dispositivos na Lei de Reorganização da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar (Decreto-Lei 667/69). “A idade limite para início na carreira militar estadual é justificável em virtude da natureza do cargo”, afirmou o relator.
Segundo o autor da proposta, o deputado licenciado Guilherme Derrite (PL-SP), hoje não há padronização. “Nos estados verifica-se, nos editais de concursos públicos, idade limite fixada a partir de critérios desarrazoados, desproporcionais e distantes da realidade da expectativa de vida dos brasileiros”, disse.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
No final da tarde de ontem, terça-feira (2), uma residência localizada na rua 10, no bairro Parque São José, em Luis Eduardo Magalhães, foi arrombada e teve um botijão levado por um marginal.
De acordo com informações obtidas pela nossa reportagem, a residência não é murada e o marginal teve fácil acesso a uma porta que após arrombar e ter acesso ao interior da casa levou o botijão de gás.
Moradores se mobilizaram e tentaram localizar o indivíduo ou o botijão escondido no matagal próximo, mas sem êxito. Não tinha ninguém na residência no momento do furto.
03
Mai / 2023 |
Dia do Sol: Oeste da Bahia e Sudoeste baianos abrigam os municípios com mais projetos sola |
O Estado da Bahia possui grande potencial para geração de energia elétrica por meio da fonte solar fotovoltaica. No Dia do Sol, celebrado nesta quarta-feira (03), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) tem motivos de sobra para comemorar, já que as usinas solares em operação se encontram instaladas principalmente na região semiárida, onde se concentra os melhores índices de irradiação solar, proporcionando a interiorização do desenvolvimento. O estado tem 12 municípios beneficiados com usinas solares em operação, três deles concentram mais projetos e estão situados no Oeste e Sudoeste baianos. Tabocas do Brejo Velho tem 10 projetos (276 Megawatts), em Bom Jesus da Lapa são oito (214 MW) e Oliveira dos Brejinhos tem outros oito (415 MW) que somam 26 parques.
“A comemoração é dupla. Celebramos o Dia do Sertanejo e do Sol. Eu, que sou sertanejo, sei bem o quanto o sol muitas vezes castiga o nosso povo. A energia solar fotovoltaica chegou para mudar a realidade de muitos municípios. Com a implantação dos parques, além de grandes investimentos, houve a geração de empregos, renda e o desenvolvimento na área de comércio e serviços criados por demanda dos próprios parques. No que diz respeito à SDE, estamos sempre à disposição para atração de novos parques. Temos uma coordenação que acompanha de perto o setor e oferecemos todo o suporte institucional para as empresas que quiserem investir na Bahia”, afirma Angelo Almeida, secretário da pasta.
De acordo com dados da SDE, a evolução do setor solar na Bahia é perceptível desde 2017, quando começaram a operar os grandes conjuntos de usinas no estado. Em 2022, a Bahia encerrou o ano como líder em geração de energia elétrica por meio da fonte solar fotovoltaica, correspondendo a 27% da geração nacional, com base dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Atualmente, o estado se mantém como um dos principais geradores de energia solar do país.
O estado tem 47 usinas em operação no mercado livre e regulado, com 1,36 Gigawatts (GW) de potência instalada. Foram investidos R$ 6 bilhões e gerados mais de 40 mil empregos na construção dos empreendimentos em toda cadeia produtiva. Ainda de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), outras 25 usinas estão em construção e 299 em construção não iniciada, juntas elas serão responsáveis pelo investimento de R$ 45 bilhões. Quando estiverem em operação vão fazer a Bahia alcançar 14 GW de potência instalada.
Geração distribuída
A Bahia possui grande potencial para geração distribuída, na qual os painéis são instalados em residências e prédios comerciais. No estado, todos os 417 municípios têm unidades consumidoras de geração distribuída solar fotovoltaica, totalizando em abril de 2023, com base nos dados disponibilizados pela ANEEL, 857 MW de potência instalada e mais de 149 mil unidades consumidoras que recebem os créditos de energia.
03
Mai / 2023 |
PM de Ibotirama descobre local usado como cativeiro |
Ontem, terça-feira, 2, as guarnições da 28ª CIPM, em diligência conjunta, descobriram o local usado como cativeiro, bem como, material utilizado no sequestro de uma jovem, ocorrido na tarde do dia 30 do mês anterior em Ibotirama.
A jovem foi encontrada no mesmo dia e está sob os cuidados da família. De posse de informações do local onde o sequestrador poderia estar, as equipes policiais se deslocaram até às imediações do Km - 08, na BA-160, realizando diligências em mata fechada, quando foram surpreendidos por disparos de arma de fogo realizados pelo suspeito, não atingindo os policiais.
Após cessado os disparos, prosseguiu-se com uma varredura no perímetro, sendo encontrado o local usado como cativeiro onde a jovem estava sendo mantida, foram encontrados também, uma arma de fogo e demais materiais ilícitos. O suspeito não foi localizado. Todo o material foi apresentado à autoridade policial competente.
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (3/5), a Operação São Nicolau, visando apurar os crimes de estupro de vulnerável, produção, armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil.
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, nas cidades de Barreiras/BA e São Desidério/BA, expedidos pela Justiça Federal em Barreiras, para obtenção de elementos complementares de prova.
Um homem foi preso no município de Barreiras, acusado dos crimes de estupro de vulnerável, produção, armazenamento e compartilhamento pela internet de cenas contendo registros de abusos sexuais em face de crianças e adolescentes.
As investigações revelaram o compartilhamento de material pornográfico infantojuvenil por meio de redes sociais, entre pessoas de diversas nacionalidades, sendo que, a partir da utilização de técnicas especializadas, um investigado brasileiro foi identificado como responsável pelos compartilhamentos e disponibilização dessas imagens e vídeos em plataformas de mídia social.
Durante as diligências, os exames iniciais apontaram o armazenamento em aparelhos eletrônicos de vasto conteúdo de imagens e vídeos relacionados à exploração sexual infantil, razão pela qual também houve a prisão em flagrante.
O suspeito responderá pelos crimes de estupro de vulnerável, produção, divulgação e armazenamento de material de abuso sexual infantil, conforme previsão legal nos artigos 240, 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente. Se condenado, as penas somadas podem alcançar mais de 30 anos de reclusão.
Na manhã desta segunda-feira (1), por volta das 11h30, profissionais do SAMU e do Hospital e Maternidade Gileno de Sá fizeram o translado de um recém nascido prematuro até o aeroporto de Luís Eduardo Magalhães, onde já o aguardava uma UTI aérea.
O recém nascido do sexo masculino foi levado pela equipe médica para um Hospital referência em Bom Jesus da Lapa. A criança foi acompanhada por um familiar. O tempo de vôo até Bom Jesus da Lapa estava previsto para 45 minutos.
Ontem, domingo, 30, a 85ª CIPM garantiu a segurança dos participantes da Primeira Cavalgada da cidade de São Desidério.
O policiamento acompanhou os participantes desde a largada na Praça Abelardo Alencar, passando pelo Povoado de Embalsador onde teve som ao vivo até às 17h00, e de lá seguiram para o Coliseu, onde a festa continuou até às 02h, da madrugada de hoje, segunda-feira, 1.
A Polícia Militar mais uma vez cumpriu com o seu mister maior, que é levar ao cidadão de bem, a sensação de segurança.
No início da noite do último sábado (29), por volta das 18h, um jovem de 23 anos entrou no Rio de Pedras e desapareceu após se afogar. Esse trecho do rio está localizado em uma propriedade particular, próximo ao Loteamento Conquista, em Luís Eduardo Magalhães.
De acordo com informações obtidas pela nossa reportagem, o rapaz estava com familiares que quando sentiram a falta dele já começaram as buscas. O rapaz só foi localizado 20 minutos depois.
Ele foi socorrido pelos familiares para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas o jovem já chegou sem vida. De acordo com informações obtidas pela Polícia Civil, o rapaz não sabia nadar.
No final da madrugada do último sábado (29), por volta das 5h, um homem de 32 anos deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), após ser espancado por quatro homens, quando caminhava próximo a empresa Bungue, em direção a sua residência, em Luís Eduardo Magalhães. De acordo com informações obtidas pela nossa reportagem, um dos marginais que abordou a vítima chegou em uma moto.
Os indivíduos não mostraram nenhuma arma para a vítima, mas exigiram que a vítima entregasse o celular. Mesmo entregando o celular aos marginais, o rapaz acabou sendo espancado brutalmente. Ele ficou inconsciente e foi levado por populares até a unidade hospitalar com ferimentos principalmente na região do rosto.
De acordo com informações da Polícia Civil, a vítima vai ser transferida para o Hospital do Oeste, afim de ser avaliado e ter informações se vai ser preciso passar por cirurgia.
28
Abr / 2023 |
Depois de falsa notícia de paciente viva no necrotério, populares depredam hospital em For |
O delegado responsável pela delegacia territorial de Formosa do Rio Preto, Arnaldo Monte informou ao blog Alô Alô Salomão, que providências policiais estão sendo tomadas para indiciar pessoas que depredaram o Hospital Altino Lemos Santiago, na manhã de hoje (27), naquele município, após ouvirem a falsa informação de que a paciente M.C.S., de 70 anos, estava viva no necrotério do hospital, sendo que, horas antes, o óbito da paciente tinha sido atestado pelo médico de plantão da unidade hospitalar. “Ocorrência feita, despachada e vítimas ouvidas. Só faltando agora ouvir os autores e fazer a remessa ao Judiciário do Inquérito Policial por ‘Dano Qualificado ao Patrimônio Público’, com base no Artigo 163, parágrafo único, Inciso III -, que prevê pena de detenção de seis meses a três anos, e multa.
O delegado também promete investigar as falsas informações sobre o assunto e fazer o procedimento necessário contra pessoas e/ou blogs que disseminaram as falsas informações (fakes news).
Prefeitura de Formosa emite Nota de Esclarecimento acerca do Falecimento da senhora de 70 anos. Leia na íntegra
27/04/2023
Por Revista Formosa
A Secretaria Municipal da Saúde de Formosa do Rio Preto vem a público prestar esclarecimento à população sobre o falecimento da senhora M. C. S, de 70 anos de idade, ocorrido na manhã de hoje, dia 27.
Dos fatos:
A paciente, portadora de doença de Chagas, Hipertensa e com histórico de Cirurgia Exploratória Digestiva foi internada no Hospital Dr. Altino Lemos Santiago na terça-feira, 25, apresentando um possível Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Nesse sentido, os exames e procedimentos que a unidade dispõe foram realizados. Por se tratar de um caso de alta complexidade, o hospital solicitou para Central de Regulação a transferência da paciente para o Hospital do Oeste, a fim de que fosse realizada uma avaliação neurológica.
Porém, infelizmente, na noite de ontem, 26, houve um agravamento do quadro da paciente, levando-a ao óbito na manhã desta quinta-feira, 27. A direção do hospital Dr. Altino Lemos Santiago ressalta que antes da emissão da Declaração de Óbito (DO), equipe médica realizou os protocolos estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e Ministério da Saúde (MS).
Por isso, o corpo da senhora M.C.S foi encaminhado ao necrotério do hospital, onde posteriormente alguns familiares, que acessaram o local de forma indevida, relataram observar contrações.
Imediatamente a equipe informou ser comum ocorrer contrações involuntárias após a morte, pois, esse fenômeno pós-morte pode ser caracterizado porque as células morrem gradativamente, e, assim há contrações involuntárias dos músculos. Mesmo assim, sem existir qualquer dúvida sobre o óbito, a equipe médica a pedido da família realizou novos exames constatando o mesmo resultado.
Em nome de todos os profissionais da Saúde lamentamos a morte da Srª M. C. S, e nos solidarizamos com os familiares e amigos nesse momento de dor. Todavia repudiamos veementemente os atos de vandalismo praticados nessa manhã no interior do hospital Dr. Altino Lemos Santiago, que atingiram fisicamente profissionais, e, sobretudo abalaram emocionalmente os pacientes internados.
Também explicitamos nossa indignação aos propagadores de Fake news, os quais denegriram o sério trabalho que é realizado diariamente por todos os profissionais do hospital, apenas com finalidade de cunho político.
Das providências
Por esse motivo, a Procuradoria-Geral do Município foi acionada, a qual já protocolizou todas as filmagens e outras provas junto à Polícia Civil para que as devidas providências sejam tomadas, a fim de que tanto as pessoas que praticaram o ato de vandalismo, quanto os disseminadores de Fake News respondam à Justiça por seus atos.
Formosa do Rio Preto, 27 de abril de 2023.
João Rocha Mascarenhas
Secretário Municipal da Saúde
Prefeitura de Formosa do Rio Preto
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, disse nesta 5ª feira (27.abr.2023) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinará nos próximos dias medida provisória para reajustar o valor do salário mínimo, que passará de R$ 1.302 para R$ 1.320 –reajuste de 1,38%.
A MP deve ser assinada pelo presidente até 1º de maio, dia do Trabalhador. O novo valor já passa a valer a partir desta data. Lula pretende anunciar o reajuste em ato com sindicalistas e partidos políticos no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, no feriado. Sua presença, no entanto, ainda não foi confirmada oficialmente.
Na tarde de ontem, quinta-feira, 27, por volta das 14h, a 85ª CIPM, prendeu indivíduos por porte ilegal de arma de fogo no Sítio do Rio Grande, em São Desidério.
A guarnição recebeu uma denúncia anônima, via telefone funcional, dando conta que o indivíduo, supostamente envolvido em uma tentativa de homicídio no distrito, bem como suspeito de vários roubos em fazendas e roubo de armas de fogo de seguranças, estaria transitando a bordo duma motocicleta de cor vermelha portando arma de fogo do povoado de Estiva para o povoado de Remanso das Cobras.
De posse dessas informações e com apoio de uma guarnição do PETO, se deslocaram até os povoados citados, chegando ao povoado de Remanso das Cobras, foi avistado um indivíduo com as características do denunciado com um volume na cintura. Após o indivíduo perceber a presença da polícia, correu pro interior de um barraco e em seguida voltou abraçado com uma mulher, já sem apresentar o volume.
Diante disso, foi solicitado para que fosse feita busca no local onde foi encontrada uma arma de fogo do tipo revólver com numeração adulterada e 06 munições e também outro individuo que se negou ser dono da arma, mas tem as mesmas características do comparsa da tentativa de homicídio em Sítio Grande.
Diante da situação, os indivíduos foram conduzidos à Delegacia para adoção das medidas cabíveis.
27
Abr / 2023 |
Hoje e dia da \"Quinta Dupla\" no Grupo Santo Antonio!!! |
27
Abr / 2023 |
Galvani adere ao Pacto Empresarial Contra Corrupção |
Prezando sempre pelo respeito e pelo compromisso com a transparência, a Galvani, empresa nacional líder em produção e distribuição de fertilizantes no Matopiba (região agrícola que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), aderiu voluntariamente ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção do Instituto Ethos. A ação tem o objetivo de promover um mercado mais íntegro e ético.
Ao firmar o tratado, a Galvani se compromete a respeitar 14 indicadores, entre eles, divulgar a legislação brasileira anticorrupção para colaboradores, parceiros de negócio, clientes e comunidades onde a empresa está instalada; vedar qualquer forma de suborno e corrupção; trabalhar pela legalidade e transparência nas contribuições a campanhas políticas e primar pela transparência de informações e colaboração em investigações, quando necessário.
Para Maria Carolina de Limas Esteves, gerente Jurídico, Privacidade e Conformidade da Galvani, a decisão de participar voluntariamente da iniciativa do Instituto Ethos está alinhada aos valores e ao código de ética da companhia. “A adesão ao Pacto Empresarial reforça nossa estratégia de seguir amadurecendo nossa agenda ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança), dando especial atenção à transparência e aos processos de gestão e compliance”, afirma a executiva.
No Brasil, mais de 1,1 mil empresas são signatárias do pacto. A Galvani se junta a grandes companhias do país no combate à corrupção, como Banco do Brasil, Grupo Pão de Açúcar e Eletrobrás. O Instituto Ethos também atua com projetos nas áreas dos Direitos Humanos, Gestão para o Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente.
Ação reforça estratégia de conformidade da empresa
A adesão ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção do Instituto Ethos é mais uma iniciativa da Galvani para reforçar seu Programa de Conformidade, reformulado em 2019. O Programa está estabelecido em três pilares: Prevenção, Detecção e Resposta. Ele integra mecanismos e procedimentos voltados para assegurar a efetividade das diretrizes éticas.
Nos últimos anos, diversos avanços na área foram realizados. Entre eles, campanhas e treinamentos sobre o Código de Conduta para colaboradores e parceiros de negócio, assistente virtual, lançamento de plataforma digital dedicada ao tema e, até mesmo, ações de gameficação com o objetivo de ampliar e facilitar o entendimento de todos sobre a conduta ética esperada pela Galvani.
A Galvani disponibiliza um canal (Linha Ética Galvani), gerido por uma empresa independente e especializada, que recebe e trata denúncia relacionada à conduta ética com total discrição, garantindo a possibilidade de anonimato e formas de acompanhamento que preservam integralmente o denunciante.
O Código de Conduta na íntegra e os canal de denúncia estão disponíveis no site da empresa https://galvanifertilizantes.com
Sobre a Galvani
Empresa 100% brasileira que atua no setor de fertilizantes desde a década de 1960. É líder em produção e distribuição no Matopiba, região agrícola que compreende os estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Possui unidades de mineração e beneficiamento em Angico dos Dias e Irecê, um complexo industrial em Luís Eduardo Magalhães, todos na Bahia, e escritórios corporativos em Campinas (SP) e na capital paulista.
A vacinação contra a poliomielite, conhecida como paralisia infantil, deve ser reforçada no Brasil, principalmente depois da confirmação de um caso da doença em Loreto, no Peru.
A recomendação é do Ministério da Saúde. Desde 2019, a vacinação de crianças menores de 5 anos vem caindo. Nenhum estado atingiu o índice superior a 95% de imunizados.
A região de Tabatinga, na fronteira da Amazônia brasileira com o Peru, é um dos locais com maior risco de infecção pela baixa imunização.
“Poliomielite é uma doença infectocontagiosa transmitida pelo polivírus que vive no intestino. Embora ocorra com maior frequência em criança menores de 4 anos, adultos também podem ser contaminados”, alertou a coordenadora de Saúde Básica do município, Nara Peres.
Ainda não existe um tratamento específico para a paralisia infantil. Todos os contaminados devem ser hospitalizados para tratar os sintomas. Mas todo cuidado é pouco, porque os efeitos da doença podem ser graves e estão relacionados com a infecção da medula e do cérebro pelo polivírus.
A pessoa infectada pode desenvolver dores nas articulações, pé torto, crescimento assimétrico das pernas, osteoporose, paralisia, dificuldade na fala e atrofia muscular.
O caso recente de paralisia infantil no Peru é de uma criança indígena de 1 ano e 4 meses. Ela não estava vacinada e teve como sequela a paralisia das pernas.
Aqui no Brasil, não existem casos da doença desde 1989. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a certificação de área livre de circulação do vírus da poliomielite.
No entanto, em 2022, a Comissão Regional de Certificação para a erradicação da poliomielite na região das Américas classificou o Brasil como região de “muito risco” para novos casos da doença.
27
Abr / 2023 |
Prefeitura de Barreiras entrega 106 cadeiras de rodas para crianças, jovens, adultos e ido |
Cuidando da cidade e cuidando das pessoas, levando uma saúde humanizada, integrada e inovadora. É assim, que a Prefeitura de Barreiras consolida a cada dia um modelo de gestão que é referência para a Bahia, para o Brasil e que proporciona qualidade de vida à população. E com esse propósito, nesta quarta-feira, 26, o prefeito Zito Barbosa, acompanhado do vice Emerson Cardoso, da secretária de saúde Jamile Rodrigues e subsecretária Juana Jamille, do presidente da Câmara de Vereadores Alcione Rodrigues e a equipe gestora e técnica do Centro Especializado em Reabilitação Aníbal Barbosa Filho-CER II, entregou para pacientes de Barreiras e da região, 106 cadeiras de rodas.
No pátio do CER II, o diretor Anderson Vian e a coordenadora administrativa Geisa Schwambach, além da equipe multiprofissional e familiares dos pacientes, recepcionaram também o chefe de gabinete e secretário de Cultura e Turismo, Jeferson Barbosa, os vereadores Otoniel Teixeira, Yure Ramon, B.I Ayres, Tetéia Chaves, Silma Alves, Valdimiro José, Sobrinho, Hipólito dos Passos e Rodrigo do Mucambo.
A ação que acontece dentro do Projeto Saúde Humanizada Integrada e Inovadora, contemplou com cadeiras de rodas 106 pacientes do CER II, dentre crianças, jovens, adultos e idosos. As novas cadeiras são feitas sob medida e atendem pacientes com deficiência motora permanente ou transitória, sendo 05 cadeiras motorizadas, 35 para tetraplégico, 45 padrão de locomoção e 05 banho tetraplégico, para a fase infantil e adulto.
O Congresso Nacional aprovou nesta quarta-feira (26) o projeto que prevê reajuste salarial de 9% para os servidores públicos federais a partir do mês de maio. Agora, o projeto segue à sanção do presidente Lula.
A proposta também prevê aumento de R$ 200 no auxílio-alimentação, passando de R$ 458 para R$ 658.
Na proposta de aumento, o governo justificou que há sobra orçamentária para o reajuste, mesmo assim, será necessário abrir um crédito adicional de R$ 280 milhões para complementar o pagamento.
De acordo com informações do Painel Estatístico de Pessoal, do Ministério do Planejamento, há cerca de 560 mil servidores públicos na ativa no Executivo, sendo 47% na administração direta federal, 39,7% em autarquias federais e 12,9% em fundações federais.
No aumento proposto para este ano, o Ministério da Gestão informou que o impacto nas contas públicas será de R$ 11,2 bilhões. O montante já estava previsto no Orçamento de 2023.
Esse valor foi proposto ainda em 2022, na gestão do presidente Jair Bolsonaro, e mantido pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo o Ministério da Gestão, a última negociação ampla com os servidores aconteceu em 2016, no governo Dilma Rousseff, que enviou ao Congresso reajustes escalonados, dependendo da categoria, com validade entre 2016 e 2019.
O presidente Michel Temer, que sucedeu Dilma, não vetou os reajustes.
Em 2020, o governo Bolsonaro autorizou novos reajustes, mas somente para os militares, em razão do processo de reestruturação das carreiras.
Durante a pior fase da pandemia da Covid-19, a área econômica do governo Bolsonaro, comandada então pelo ministro Paulo Guedes, vetou reajustes a servidores como forma de compensar o aumento de gastos com saúde e com o auxílio à população carente.
Em 2021, a proposta de orçamento para 2022 trouxe autorização para novos concursos públicos, mas não incluiu reajustes para os servidores já admitidos.
Na votação do orçamento de 2022 no Congresso, porém, os parlamentares reservaram R$ 1,7 bilhão para reajustes de algumas categorias – valor que acabou não sendo utilizado, apesar das greves no Banco Central e no Tesouro Nacional.
O argumento foi de que não havia espaço dentro do teto de gastos – mecanismo que limita as despesas do governo à variação da inflação no ano anterior.