Blog Santo Antônio
Notícias

Um caixa eletrônico do Banco do Brasil localizado no Centro de Abastecimento (Ceasa), na cidade de Paulo Afonso, norte da Bahia, foi alvo de explosão na madrugada deste sábado (27) de acordo com a Polícia Militar. Parte do teto do módulo que abrigava o caixa ficou destruída com a ação. Ninguém ficou ferido.

De acordo com informações preliminares da polícia, um grupo de aproximadamente oito criminosos invadiu o local e provocou a explosão, por volta de 3h.

A polícia não informou que tipo de explosivo foi utilizado e o que foi levado do local.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para fazer perícia no caixa.

Duas guarnições da polícia foram deslocadas ao local após o crime, mas os homens já haviam fugido. 

Os policiais fizeram buscas para localizar os criminosos, mas até o início da tarde deste sábado, ninguém foi preso.

Fonte: Chicosabetudo

Por conta da seca, agricultores do norte do estado estão usando bombas e tubulações para captar água e assim, irrigar as plantações. Com a estiagem, o principal reservatório de água da Bahia, Sobradinho, que é abastecido pelo rio São Francisco, está com baixo nível de água.

Segundo o diretor da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique de Araújo, se até o final do ano a quantidade de chuva não for suficiente, a companhia poderá diminuir ainda mais a vazão do lago do Sobradinho, que normalmente é de 1.300 metros cúbicos por segundo e atualmente está em 830 metros cúbicos por segundo.

"Os estudos estão sendo feitos de uma nova redução, saindo de um patamar 800 metros cúbicos por segundo para 700. Sempre com o objetivo de guardar o máximo de água do reservatório. Evidentemente, tudo isso, essa redução impacta em todos os usuários, no setor elétrico, abastecimento, irrigação e em outros", explicou Araújo.

O agricultor Nildo Silva cultiva dois hectares com manga e goiaba na comunidade de Algodões, na zona rural de Sobradinho. A expectativa dele era colher, este ano, duas mil caixas de goiaba, mas a safra está ameaçada pela falta de chuva e nesse período de estiagem, o lote é irrigado com a água do lago do Sobradinho. "A situação está preocupante. Com o rio baixando [nível da água] a gente fica sem roça e acabando a água a gente não tem produção nenhuma, nem como pagar as despesas", relatou Silva.

Por conta da situação, Nildo perfurou um poço na roça, mas não teve sucesso. "Foi perfurado 78 metros de profundidade e não deu um pingo de água. Está seco do mesmo jeito. Paguei R$ 8.690 e não deu nada", disse.

Em 2015, os agricultores também sofreram com a estiagem prolongada. O lago do Sobradinho chegou a menos de 2% da capacidade. No começo de 2016, época do período chuvoso na bacia do Rio São Francisco, o reservatório se recuperou e teve cerca de 30% do volume total. Contudo, desde abril deste ano não chove e o volume de água da represa está diminuindo.

"Eu estou achando que vai ser pior do que o ano passado. O ano passado a gente [os agricultores] batalhou. No final de setembro para outubro, nós estamos aqui com dois ou três bombeamentos", disse o agricultor Francisco Rodrigues.

A agricultora Rita Carvalho, que cultiva maracujá e goiaba diz que o período de estiagem é desesperador. "Você sobrevive daqui, você está devendo isso aqui, e você está vendo que aqui não está tendo produção", conta.

Fonte: Tv São Francisco

A Escola Municipal Dona Maria Castro e Silva, no bairro Ribeirão, em Barreiras, oeste da Bahia, foi incendiada na madrugada deste sábado (27). Parte do colégio foi destruído pelo fogo. Segundo informações do vigilante da unidade, o fogo foi provocado por homens armados que invadiram o local.

O vigilante afirma que ouviu um barulho de pisadas e, ao sair da sala onde estava, e viu um rapaz que aparentava ser adolescente. O funcionário avisou que iria chamar a polícia e foi ameaçado por um homem para que não pedisse socorro, porque estariam armados. A dupla pulou muro da escola e fugiu.

O vigilante diz que sentiu cheiro da fumaça e viu que a parte externa, onde ficava a cantina, o almoxarifado e um espaço para atividades recreativas, estava pegando fogo. O incêndio foi apagado pelo Corpo de Bombeiros. Ninguém ficou ferido. A polícia fez buscas, mão não encontrou nenhum suspeito.

Fonte: G1

Quatro pessoas, dois homens e duas mulheres, ficaram feridos após um acidente na manhã deste domingo (28) na BA-099, conhecida como Estrada do Coco, próximo a Imbassaí, no litoral norte baiano.

De acordo com assessoria do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), que ajudou no resgate, o motorista do carro perdeu o controle da direção e caiu em um barranco às margens da rodovia.

O motorista do carro seguia sentido à cidade de Aracaju, em Sergipe. O veículo envolvido no acidente ficou destruído e uma das vítimas foi levada pelo Graer para o Hospital do Subúrbio em estado grave.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Corpo de Bombeiros também participaram do socorro às vítimas.

Fonte: Grear

Um homem de 38 anos, preso sob suspeita de homicídio, foi morto na madrugada deste sábado (27), na delegacia do município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, um dos colegas de cela da vítima confessou o crime. Ainda não há informações sobre o que teria motivado a ação.

Segundo a polícia, a vítima teve a região do peito perfurada várias vezes e sofreu um corte profundo na garganta. Os policiais só ficaram sabendo da morte do homem no momento em que o café da manhã foi distribuído, algumas horas após o crime.

O corpo da vítima ficou no local do crime até o ínicio da tarde deste sábado, quando o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Barreiras chegou na delegacia. Para fazer a remoção do corpo, os outros presos tiveram que sair da cela. Policiais militares foram chamadas para ajudar no deslocamento dos homens.

A delegacia de Luís Eduardo Magalhães tem capacidade para 12 presos, mas atualmente abriga mais de 80. Com a morte do homem, sobe para 42 o número de homicídios ocorridos neste ano, no município.

Fonte: G1 BA
29
Ago / 2016

Motivacional!

Fonte: YouTube

O Papa Francisco anunciou neste domingo (28) que deseja visitar as áreas afetadas pelo terremoto que deixou ao menos 290 mortos no centro da Itália na madrugada da ùltima quarta-feira (24).

“Espero ir vê-los o mais breve possível e dar pessoalmente o consolo da fé, a ternura de um pai e de um irmão e o apoio da esperança cristã. Quero dizer uma vez mais a estes povos queridos que a Igreja compartilha de seu sofrimento e de suas preocupações”, afirmou.

De acordo com o jornal O Globo, o pontífice deu a declaração durante a oração do Angelus diante dos fiéis reunidos na praça de São Pedro.

Segundo a agência de notícias Reuters, as equipes de resgate acreditam ter localizado mais corpos na cidade de Amatrice, cinco dias depois dos abalos. Os moradores da cidade disseram que até 10 pessoas ainda estão desaparecidas e serviços de emergência disseram que podem ter localizado três cadáveres no Hotel Roma. A Itália decretou dia de luto nacional no último sábado (27).

Fonte: Agência Lusa

Uma aeronave da companhia aérea Air France que deveria voar entre Bamako e Paris na noite da última sexta-feira (26) foi impossibilitada de decolar pela presença de um roedor a bordo.

De acordo com a agência de notícias France Presse, a informação foi divulgada pela própria companhia neste domingo (28). O porta-voz da empresa, Christophe Paumier, explicou que a caçada ao animal, provavelmente um rato, levou horas e fez com que a tripulação do voo excedesse o número máximo de horas em serviço. Dessa maneira, o avião teve que permanecer em terra.

Ainda de acordo com a agência, a Air France não dispunha em Bamako de meios suficientes para que o veículo partisse no dia seguinte, e o voo acabou atrasando 48 horas. Os passageiros foram hospedados em diferentes hotéis da capital do Mali, e um procedimento para indenizar os viajantes já está em andamento.

Fonte: Bahia Notícias

Três militares do Exército foram presos na madrugada deste domingo (28) por homens da Polícia Civil ao serem flagrados transportando três toneladas de maconha em um caminhão das próprias Forças Armadas.

O flagrante ocorreu na rodovia SP-101, na região de Campinas. Segundo policiais do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), houve troca de tiros com três soldados do Exército que estavam no caminhão.

Os cabos Higor Abdala Costa Attene e Maykon Coutinho Coelho, lotados no 20º Regimento de Cavalaria Blindado, sediado em Campo Grande, foram presos na hora.

O cabo Simão Raul, do mesmo regimento, foi ferido e conseguiu fugir, mas foi capturado mais tarde em um hospital de Limeira. O caminhão vinha do Mato Grosso do Sul e era acompanhado por um carro civil, que também teria participado do tiroteio.

Outros dois homens foram detidos. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), após três meses de investigação, uma equipe da 5ª Delegacia da Divisão de Investigações sobre Entorpecentes (Dise), do Denarc, descobriu que um carregamento de drogas seria entregue em uma empresa desativada de Campinas.

Os policiais civis ficaram de campana no local. Os suspeitos desconfiaram da movimentação e tentaram fugir, quando houve a troca de tiros. Além dos três militares e dois civis presos, a polícia suspeita que outros dois envolvidos na ação tenham conseguido fugir.

Procurado, o Centro de Comunicação Social do Exército brasileiro confirmou que os três militares estão presos e afirmou que, "diante da gravidade do fato, que desonra a instituição e atinge a nossa sociedade", os cabos serão expulsos do Exército.

Disse ainda que será instaurado um inquérito policial militar para a apuração de todos os fatos e responsabilidades e que se coloca à disposição das autoridades policiais de São Paulo para auxiliar nas investigações.

"A Força Terrestre procederá minuciosa investigação na Organização Militar de onde os militares e a viatura são oriundos, com o objetivo de corrigir procedimentos de segurança, para que falhas desta natureza não voltem a ocorrer", disse o órgão, em nota.

Fonte: SSP-SP

Fonte: Grupo Santo Antonio
27
Ago / 2016

Pegadinha!!!

Fonte: YouTube
Próteses de silicone (Foto: Voisin/Phanie/Arquivo AFP)

Em 2013, o Brasil chegou ao primeiro lugar no ranking dos países que mais faziam cirurgias plásticas no mundo. Nos últimos dois anos, porém, esse número entrou em queda. Segundo a mais recente pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps, na sigla em inglês), o Brasil realizou 1,22 milhão de procedimentos em 2015, quase 120 mil cirurgias a menos do que em 2014.  

O levantamento feito pela Isaps leva em conta dados coletados de cirurgiões plásticos de todo o mundo, a partir dos quais é feita uma projeção para estimar o número total de cirurgias plásticas feitas em cada um dos países participantes. Apesar da queda de quase 230 mil procedimentos anuais em comparação a 2013, o Brasil permanece em segundo lugar no ranking, superado apenas pelos Estados Unidos que, em 2015, registraram 1,41 milhão de cirurgias.

Fonte: G1

Basta uma busca rápida na internet para encontrar sites e blogs que garantem que o uso do micro-ondas faz mal à saúde e resulta na perda de vitaminas e nutrientes dos alimentos.

Mas essa ideia de que o micro-ondas é pior do que outras formas de cozinhar não tem base científica, explica o programa da BBC Trust Me, I’m a Doctor (em tradução livre, Confie em mim, sou médico).

O micro-ondas cozinha os alimentos usando ondas de energia semelhantes às de rádio, porém mais curtas.

Seletivas, essas ondas afetam sobretudo a água e outras moléculas assimétricas eletricamente: carregadas positivamente em um extremo e negativamente no outro.

As micro-ondas fazem com que essas moléculas vibrem e gerem calor, que rapidamente se estende às moléculas próximas para esquentar e cozinhar a comida.

Esse processo pode afetar as vitaminas e nutrientes dos alimentos, mas essas mudanças não são exclusivas do micro-ondas, e sim resultado do processo de aquecimento.

Quando se esquenta a comida, algumas vitaminas - como a C - se decompõem, explica a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, em seu site sobre medicina e saúde.

Mas isso acontece independentemente de se o alimento é esquentado em forno convencional, no fogão ou no micro-ondas.

As proteínas também se “desnaturalizam” (ou seja, se decompõe e às vezes perdem suas propriedades) quando são esquentadas, por qualquer meio.

Mas como os tempos de preparo são mais curtos, cozinhar com micro-ondas de fato ajuda a preservar a vitamina C e outros nutrientes.

Cozinhar com água
Os nutrientes dos alimentos também se perdem quando a comida é cozida com água.

Diversos estudos científicos concluíram que ao ferver as verduras, boa parte de seus nutrientes se solta na água.

A vitamina C e muitas das vitaminas B, como a B6 e a B12, são mais vulneráveis porque são solúveis em água.

E normalmente essa água não é aproveitada, mas descartada – o que faz com que os nutrientes também se percam.

A perda de nutrientes durante a fervura é maior do que em outras técnicas, como o micro-ondas, a fritura ou o vapor.

Então a melhor forma de reter as vitaminas e os nutrientes dos alimentos ao cozinhá-los é usar tempos curtos, que limitem a exposição ao calor, e um método de cozinhar que use menos líquido.

Um artigo publicado em 2009 no Journal of Food Science concluiu, por exemplo, que o micro-ondas mantém melhor os níveis de antioxidantes de alimentos como feijão, aspargos e cebola do que a fervura, o cozimento na panela de pressão ou o forno.

Mas se o que mais te preocupa é manter o valor nutritivo dos alimentos, o melhor é cozinhar no vapor.

Além disso, há outros passos que você pode fazer para conservar ao máximo o valor nutritivo dos alimentos.

Fonte: Bem Estar

Uma guarnição da operação Pacto Pela Vida, com apoio de guarnição de serviço e PRF, prendeu um indivíduo com CNH falsa e em posse de maconha. Ele estava se deslocando em comboio juntamente com um indivíduo conhecido como "Ninho".

Eles saiam da localidade da Prainha quando foram abordados pela guarnição que localizou no interior do veículo a quantidade de 200 gramas de maconha. A diligência prosseguiu e “Ninho” levou os policiais até o endereço do mesmo onde foi encontrado mais uma pequena quantidade de cocaína e um cigarro de maconha.

Os indivíduos, material e os veículos, um GM Classic e um Nissan Frontier, foram apresentados no complexo policial, onde foi constatado que o indivíduo com CNH falsa tratava-se de Damião José da Silva Filho, um foragido do estado de Goiás, com várias passagens em pela polícia daquele do estado. Damião estava foragido há quase um ano.

Fonte: SigiVilares
27
Ago / 2016

Motivacional!

Fonte: YouTube

O consumo de drogas lícitas e ilícitas aumentou entre os adolescente brasileiros, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), divulgada nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge).

De acordo com informações do jornal O Globo, o resultado da consulta, realizada com jovens entre 13 e 15 anos, concluintes do 9º ano em escolas públicas e privadas do país, indica que 55,5% deste público já experimentou bebidas alcoólicas – em 2012, esse percentual era de 50,3%.

Entre as meninas a taxa é maior, de 56,1%, na comparação com os meninos (54,8%). Nas capitais nordestinas, Salvador lidera, com 30,3%, considerando o tópico que questionava o consumo de bebida alcoólica pelo menos uma vez no último mês. O mesmo vale para o consumo de bebidas pelo menos uma vez na vida (72,1%). Em relação às drogas ilícitas, o índice também aumentou de 7,3% para 9%.

O acesso às bebidas é realizado, na maioria das vezes, em festas (43,8%); mas também com amigos (17,8%); no mercado, loja ou bares (14,4%) e 9,4% relatam ter conseguido a bebida com familiares. Sobre drogas ilícitas, 4,2% dos entrevistados informaram ter feito uso nos 30 dias anteriores à pesquisa, sendo que entre os meninos (4,7%) o indício de uso regular é mais frequente que entre as meninas (3,7%).

Em relação à maconha, 4,1% dos estudantes dizem ter fumado nos últimos 30 dias antes de responderem à consulta.

Fonte: Agência Brasil

O soldado da Polícia Militar Maurício Santos Santana foi preso na manhã desta sexta-feira (26), suspeito de envolvimento em crimes de extorsão. A prisão foi resultado de uma ação conjunta entre o Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) e a Corregedoria da Polícia Militar.

Maurício já havia sido preso em outubro do ano passado, por suspeita de integrar uma quadrilha de extorsões que agia na capital baiana. A Polícia Civil também chegou a investigar a participação do policial na morte do menino Joel, assassinado dentro de casa em 2010, durante operação de um batalhão no Nordeste de Amaralina.

De acordo com o diretor do DCCP, delegado Moisés Damasceno, o soldado atuava em conjunto com o cabo da PM Nilton César dos Reis Santana e do soldado PM Emanoel Magno Melo, presos no dia 10 de agosto. Os três se apresentavam às vítimas como policiais civis e exigiam delas quantias de até R$ 15 mil para não efetuar prisões por tráfico. O soldado Maurício Santana foi conduzido ao Batalhão de Choque da PM, em Lauro de Feitas.

Fonte: Andaia FM

Os jornalistas que trabalham na cobertura do julgamento do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff têm feito muitas horas extras para acompanhar tudo o que acontece no plenário do Senado.

Mesmo assim, parece que não perderam o bom humor. Durante esta sexta-feira (26), dia em que os senadores ouvem as testemunhas de defesa, eles compraram pão com mortadela para o lanche – comida geralmente ligada aos apoiadores da petista.

Já nesta quinta (25), quando foram acompanhadas as testemunhas de acusação, compraram coxinhas – alimento ligado ao grupo pró-impeachment. A informação foi divulgada pelo portal jurídico Jota, no Twitter, que ainda fez questão de frisar: “Uma colega pede que esclareçamos sobre o lanche: ‘Se perguntarem quem paga a boca livre, avisa logo que quem paga somos nós, jornalistas’”.

Fonte: Portal Jota

Uma adolescente de 17 anos afirma que um médico obstetra da Maternidade Ester Gomes, em Itabuna, Litoral Sul, se negou a fazer uma cesariana pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em entrevista ao portal G1, a gestante, que não quis se identificar, contou que o médico Luis Leite cobrou dela R$ 2.500 para fazer o procedimento.

A mãe conta que na última segunda-feira (22) apresentou ao médico um laudo apontando que apresentava quadro de pressão alta, e precisava ser submetida a um parto cirúrgico. Ainda assim, Leite teria receitado uma medicação e liberado a paciente após ela se recusar a pagar pelo procedimento. O parto acabou sendo feito no Hospital Manoel Novaes na manhã destaterça-feira (23).

Obebê, que ganhou o nome de Joaquim, teve complicações e segue internado na UTI da unidade. "Todo mundo está ciente de que não é a primeira vez que acontece. Vamos procurar o Ministério Público", prometeu. Procurado pela reportagem, o diretor administrativo da maternidade Ester Gomes, Denis Dias, disse que um processo administrativo será aberto pra apurar o caso. O médico e a família da adolescente devem ser ouvidos na próxima segunda-feira (29).

Fonte: Na Chapa Quente

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |