Uma realização da Escola de Culinária Chef Rosa Gonçalves junto com a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães e o Governo do Estado, a terceira edição do Festival LEM Gastronomia traz o melhor da culinária brasileira em diversas oficinas, aulas shows e exposições nos dias 05, 06 e 07 de Agosto.
Será um evento de celebrações da gastronomia, de boas rodas de conversa, música e arte. Aulas-Show com Chefes convidados, oficinas gastronômicas e rodas de conversas temáticas; feira expositiva de produtos alimentícios e de equipamentos para bares, restaurantes e hotéis; feira de produtos da agricultura familiar e da rede de economia solidária; apresentações de grupos culturais nativistas gaúchos e nordestinos; área de lazer infantil e uma tenda de shows, irão compor o cenário deste evento que pretende mexer com os corações evocando a memória afetiva dos brasileiros do oeste da Bahia através da boa cozinha.
01
Ago / 2016 |
Comunicado! |
01
Ago / 2016 |
6ª Festa do Dia do Motorista e do Agricultor em LEM-BA |
Nesse domingo 31, ocorreu a grande carreata em comemoração a 6ª Festa do Dia do Motorista e do Agricultor de Luís Eduardo MAgalhães Bahia.
A Carreata iniciou às 6 horas da manhã, saindo do Acessórios Mineirão passando po frente do Hiper Santo Antonio, onde os motoristas ganharam brindes além de lanche e água mineral.
Já na entrada da Gruta, os motoristas foram abençoados com agua benta.
01
Ago / 2016 |
III Festival LEM Gastronomia tem como meta utilização de 100% de ingredientes regionais es |
Festival LEM Gastronomia acontece entre os dias 05 e 07 de agosto no Sindicato Rural
A terceira edição do Festival LEM Gastronomia que acontece entre os dias 05 e 07 de agosto no Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães chega com a meta de utilizar 100% de ingredientes regionais no preparo dos pratos que serão produzidos ao longo dos três dias de evento. Este ano o festival terá como tema o “Brasil Bem Temperado” e contará com a participação de mais de 40 profissionais, entre chefs e oficineiros que vão conduzir cerca de 60 atividades gratuitas.
Na programação do III Festival LEM Gastronomia estão previstas aulas-show ministradas por convidados, chefs e profissionais da área, além de oficinas gastronômicas e rodas de conversas temáticas abertas ao público, sempre com acesso gratuito. O Festival também vai manter dois espaços das edições anteriores: a Cozinha do Interior e o Acampamento Gaúcho.
Oito mil pessoas, entre estudantes, profissionais da área, moradores da região oeste e profissionais dos vários segmentos da cadeia produtiva da alimentação, são esperadas para os três dias de evento. O LEM Gastronomia vai contar com chefs dos estados de Sergipe, Pernambuco, Tocantins, Amazonas, além de vários municípios da Bahia, como Ilhéus, Itacaré, Barreiras, Salvador e também do próprio município, Luís Eduardo Magalhães.
Uma feira expositiva de produtos alimentícios e de equipamentos para bares, restaurantes e hotéis, também funcionará durante o evento, bem como a já conhecida feira de produtos da agricultura familiar e da rede de economia solidária. O estival também contará com apresentações de grupos culturais nativistas gaúchos e nordestinos, uma área de lazer infantil e um palco de shows para os artistas da região oeste.
O evento é uma realização da Escola de Gastronomia Rosa Gonçalves, com apoio da Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Luís Eduardo Magalhães (Agrolem); do Crea-Bahia; do Sindicato dos Produtores Rurais de LEM e do Governo da Bahia através da Superintendência de Economia Solidária da Setre.
30
Jul / 2016 |
Amanhã Grande Carreata e Festa dos Motoristas de LEM!!! |
Com duas medalhas de prata e três de bronze na premiação nacional e cinco ouros, cinco pratas e quatro bronzes na premiação regional, Luís Eduardo Magalhães foi o principal destaque da entrega da premiação da 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada na manhã desta quinta-feira, 28, no auditório do Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR).
30
Jul / 2016 |
Polícia Militar de LEM recebe nova viatura |
Entrega da chave de uma viatura para a 85ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM)
Autoridades visitaram as instalações do CCO
Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 27, no pátio do Centro de Controle e Operações (CCO) de Luís Eduardo Magalhães, a entrega de uma viatura para a 85ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Participaram do ato o prefeito Humberto Santa Cruz e o Ten. PM Arlindo, representando a CIPM, além de secretários e membros da sociedade civil organizada.
Segundo o Ten. PM Arlindo a nova viatura representa a renovação da frota atual da 85ª CIPM e contou com empenho do Poder Executivo para que fosse possível. O prefeito Humberto Santa Cruz destacou o pedido feito ao Governo do Estado de 20 novos policiais e duas viaturas. “Todos sabemos o quão importante e necessário é o aumento do efetivo policial e renovação da frota da PM”, observou.
Logo após a entrega da chave, o prefeito Humberto Santa Cruz, juntamente do Ten. PM Arlindo e demais autoridades visitaram as instalações do CCO.
30
Jul / 2016 |
Fim de Semana Hiper Bacana no Grupo Santo Antonio!!! |
30
Jul / 2016 |
9ª Marcha para Jesus em LEM. Você vem? |
Um grupo de pesquisadores do São João do Rio Preto (SP) e do Mato Grosso afirmam ter desenvolvido um composto que conseguiu inibir o vírus da zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. O trabalho, elaborado em seis meses de testes, resultou na descoberta de um composto natural encontrado no chá verde, o epigalo catequina galato. Os cientistas isolaram o zika vírus e aplicaram o composto que inibiu a entrada do vírus na célula.
“É um avanço importante, pioneiro porque é o primeiro resultado mundial em relação ao inibidor. Publicamos em uma revista cientifica e podemos provar que há um inibidor sim ao vírus da zika”, explica a virologista Paula Rahal, em entrevista a TV TEM.
Já havia sido identificada eficácia do composto do chá verde sobre vírus como o HIV e o da hepatite C. Na próxima fase, os pesquisadores querem verificar a eficácia do composto em animais ainda neste ano. “Quanto mais rápido a descoberta melhor para que seja lançado no mercado um possível medicamento”, diz a virologista. O estudo foi elaborado em parceria entre a Unesp de Rio Preto, a Famerp (Faculdade de Medicina de Rio Preto) e a Universidade Federal de Mato Grosso. Os resultados foram publicados na revista científica internacional Virology.
Representantes do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM) participaram na última quinta-feira, 21, em Salvador, de uma audiência com o secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler. O objetivo da reunião foi expor as dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais do oeste baiano com o impasse na questão do licenciamento ambiental, bem como buscar uma solução para o problema, a fim de não inviabilizar a atividade agrícola.
O impasse teve início em 2015, quando o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) passou a exigir, em suas fiscalizações, a apresentação da licença ambiental para as atividades de agricultura em sequeiro e irrigada, em áreas que já possuíam as respectivas cartas de inexigibilidade de licença, expedidas pelo órgão ambiental estadual, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
Em vista desta situação, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) - órgão máximo do sistema representativo agropecuário do qual o Sindicato é integrante -, procedeu questionamento junto à Procuradoria do Ministério de Meio Ambiente por meio da Advocacia Geral da União, vindo a obter parecer no sentido de que a autarquia federal deveria respeitar a legislação ambiental do Estado da Bahia. Ocorre que o respectivo entendimento foi objeto de Ação Civil Pública promovida pelo Ministério Público da União, obtendo decisão em caráter liminar, que o desvincula de tal entendimento. E, por fim, recentemente o novo Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, expediu ato suspendendo os efeitos do referido parecer pelo prazo de 60 dias.
Conforme explica a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, Carminha Missio, essa situação impôs aos produtores rurais, um impasse e uma dificuldade. “Dessa forma, os agricultores estão sendo forçados a cumprir uma obrigação juridicamente impossível, qual seja, apresentar licença ambiental enquanto o órgão ambiental estadual, responsável por licenciar, expede-se o ato administrativo denominado de inexigibilidade de licenciamento ambiental”, disse a presidente.
Em resposta à solicitação do Sindicato, o secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, comprometeu-se em estudar uma solução para o problema relatado, a fim de oferecer mais segurança ao meio agropecuário na questão ambiental e assegurar a continuidade da atividade agrícola na região. O Sindicato esteve representado também pelos membros do conselho fiscal, Cícero Teixeira e Irineu Viccini, pelo conselheiro jurídico, Régis Ferreira, pelo gerente administrativo, Ronei Pereira e pelo produtor rural, Osvaldo Peteck.
O III Festival LEM Gastronomia entrou oficialmente em contagem regressiva. Restando uma semana para o início do festival, cresce a expectativa em torno da maior celebração da gastronomia de raiz e diversidade cultural de Luís Eduardo Magalhães e região oeste da Bahia. Este ano o festival terá como tema o “Brasil Bem Temperado” e mais de 40 (quarenta) profissionais, entre chefs e oficineiros que vão conduzir cerca de 60 (sessenta) atividades completamente gratuitas para quem for ao evento.
A abertura do festival está marcada para as 18h da sexta-feira, 05 de agosto. A programação continua no sábado, 06, e domingo, 07, no espaço do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães. Uma das novidades é que este ano, juntamente com o Festival acontecerá o “I Encontro dos Engenheiros Agrônomos do MATOPIBA” (sigla da fronteira agrícola dos estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) que reunirá cerca de 500 profissionais nos dias 04 e 05 de agosto no auditório do SENAR, que fica na mesma área do Sindicato Rural.
Ao todo o III Festival LEM Gastronomia contará com cerca de 14 chefes e 23 oficineiros. “Temos chefs convidados de Salvador, Tocantins, Amazônia e Sergipe”, conta a chef Rosa Gonçalves, organizadora do festival. A organização conta ainda com aproximadamente 60 pessoas, integrantes da Escola de Culinária Rosa Gonçalves, Live Produções, Uaumais e colaboradores de diversas secretarias da prefeitura, dentre outros.
A programação dos três dias tem tudo para agradar a todos os gostos. “Nos três dias teremos em atividade a cozinha do interior, onde são preparadas as tachadas em fogões de lenha, um auditório de aulas-show e três salas com oficinas gastronômicas. O domingo será dedicado as oficinas para crianças, onde elas colocarão a mão na massa. Teremos também preparações feitas para o público adulto”, continua a chef.
O LEM Gastronomia vai contar também com uma Feira Expositiva de produtos alimentícios e de equipamentos para bares, restaurantes e hotéis, além da Feira de Produtos da Agricultura Familiar e da rede de Economia Solidária. Contará ainda com apresentações de grupos culturais nativistas gaúchos e nordestinos, terá uma área de lazer infantil e um palco de shows para os artistas da região oeste.
Este ano, o Festival consolida a parceria com as associações locais de Produtores da Agricultura Familiar, com a Associação Caliandra de Artesãos, a Anibralem que congrega os descendentes de japoneses, a Associação Santaritense de Artesãs (ASAS), a Associação Pró-Cultura de Formosa do Rio Preto e o CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Sinuelo dos Gerais.
O evento é uma realização da Escola de Gastronomia Rosa Gonçalves, com apoio da Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Luís Eduardo Magalhães (Agrolem); do Crea-Bahia; do Sindicato dos Produtores Rurais de LEM e do Governo da Bahia através da Superintendência de Economia Solidária da Setre.
Mais informações e programação completa no site: http://www.festivallemgastronomia.com.br/
29
Jul / 2016 |
Conheça os palestrantes do 4º Congresso Educ Ação |
Nos dias 11, 12 e 13 de agosto acontece em Luís Eduardo Magalhães, no Sindicato Rural, o 4º Congresso Educ AÇÃO com o tema “Gestão, Ética e Desenvolvimento Sustentável em uma Sociedade em Transição“. Realizado pelo Gacea, o congresso traz para LEM palestrantes renomados de todo o Brasil, com temas que vão desde ética e educação até direito e agrononegócio. O Educ AÇÃO tem como objetivo ampliar o conhecimento através de palestras com excelentes profissionais de várias áreas para acadêmicos, professores, pesquisadores, empresários e profissionais.
Palestra: A Ética E Os Valores: A Quem Cabe Construí-Los?
“Nesse mundo complexo e volátil as soluções simples tornaram-se suspeitas. As novas exigências demandam novas competências, novos comportamentos e novas atitudes. Serão discutidas estratégias e ações para que os profissionais obtenham melhores resultados”.
“Caça ao ‘tempo perdido’ ou ao ‘tempo morto’ na jornada de trabalho, metas inatingíveis, cultura da alta performance e dos resultados a qualquer custo. A sociabilidade é comprometida e o trabalhador, instado a fazer cada vez mais, absorve a culpa por não corresponder ao padrão de excelência. Como viver nesse cenário ambíguo e paradoxal, mantendo as condições de saúde? E na vida fora do trabalho, quais são os comprometimentos? ”
“Vivemos uma espécie de “aceleração”, fadiga e sensação de fracasso por não conseguirmos cumprir nos prazos e quantidades estabelecidas, todas as obrigações que pesam sobre nossas costas. De que maneira podemos compreender a dinâmica estabelecida no gerenciamento das pessoas nas organizações/instituições contemporâneas? E, após o diagnóstico, como intervir para que as relações no ambiente de trabalho deixem de ser patológicas?”
29
Jul / 2016 |
Hiper Promoção Especial!!! |