A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) participou na última segunda-feira (6) da Gincana Ambiental em Barreiras, no oeste da Bahia. Foram mobilizados cerca de 500 estudantes que interagiram em quatro provas: grito de guerra, paródia musical, coleta de materiais recicláveis e um quizz educativo sobre saneamento básico e meio ambiente. A atividade integrou as atividades em alusão à Semana do Meio Ambiente da Prefeitura de Barreiras intitulada “Quinzena Ambiental”.
Na Embasa, a data foi comemorada em pólos da unidade na capital e no interior com o tema “Cultive bons hábitos e preserve a vida”. A assistente social da Embasa, Geisa Mendes, explica que esta é a segunda vez que a empresa entra na parceria com a Prefeitura para a realização da Gincana Ambiental. “Pelo segundo ano, os estudantes utilizaram o tema da Embasa para a composição das paródias musicais e para o grito de guerra alertando para a importância da ação para preservar o meio ambiente”, afirma.
Seis equipes da Escola Otávio Mangabeira, localizada no Loteamento Rio Grande, entraram na disputa da Gincana. As três primeiras colocadas foram: Elite da Natureza, #Ficaadica e Reciclativa, que ganharam troféus e um kit com copos, squeeze, cartilha, lápis e caneta oferecidos pela Prefeitura e Embasa.
Durante o intervalo para a decisão sobre os vencedores da Gincana, a equipe social da Embasa promoveu um jogo de perguntas e respostas sobre consumo racional de água, esgotamento sanitário e meio ambiente, premiando os estudantes que respondiam corretamente com copos, squeezes, canetas e lápis personalizados da Embasa. Ao final da Gincana, foram coletados cerca de 300 quilos de materiais reciclados destinados para a Cooperativa dos Catadores de Produtos Recicláveis de Barreiras e região Oeste da Bahia (Caber).
09
Jun / 2016 |
Cestas para o Dia dos Namorados no Grupo Santo Antonio! |
Ontem, 08, foram flagrados funcionários da Prefeitura de Barreiras, jogando lixo em local inapropriado próximo a Cachoeira do Acaba Vida.
Segundo informações vindas de uma denúncia anônima, os funcionários tinham limpado a área da Cachoeira do Acaba Vida, que fica localizada dentro do município de Barreias e desfazendo do lixo numa estrada vicinal próxima, que da acesso à Cachoeira do Redondo.
No inicio do ano foi realizado na região campanhas com os moradores da Vila da Cachoeira da Mata, para a colaboração da preservação do meio ambiente, onde foi recolhido todo lixo da vila e da Cachoeira do Acaba Vida, sem nenhum apoio da Prefeitura de Barreiras. E o lixo foi destinado a locais próprios de coletas de lixos orgânicos e recicláveis.
"Prefeitura de Barreiras, vamos trabalhar corretamente e preservar o que há de melhor em nossa região, seus lindos pontos turísticos e seus arredores."
A gastronomia é hoje uma ferramenta de inclusão social, tanto de jovens quanto adultos e fonte de renda para milhares de famílias mundo a fora, diz
O festival LEM Gastronomia que chega a sua terceira edição em 2016 acontecerá entre os dias 05 e 07 de agosto no Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães. O anúncio oficial aconteceu na noite desta quarta-feira, 08, durante o evento de lançamento do evento, realizado no Centro Cultural.
Para sua terceira edição a organização do LEM Gastronomia espera mais uma vez realizar uma viagem pelos temperos e sabores do Brasil, oportunizando verdadeiras celebrações à beira dos fogões, harmonizados pelo aroma dos tachos, panelas e fogo de chão.
Este ano, a exemplo do que aconteceu nas edições anteriores, a organização do festival promete dar prioridade aos ingredientes locais na produção dos pratos das oficinas e das aulas-show. A ideia, segundo a chef Rosa Gonçalves, coordenadora do evento é incentivar a população a usar recursos que estejam em sua vizinhança
Prefeito Humberto sendo presenteado com o livro Liberdade Para a Educação no Campo, de autoria da educadora e piscicóloga Natalina Oliveira
Segundo a chef Rosa Gonçalves, esse propósito se justifica pelo fato de a gastronomia ter um poder de mobilização social muito grande. “A gastronomia é hoje uma ferramenta de inclusão social, tanto de jovens quanto adultos e fonte de renda para milhares de famílias mundo a fora”, observou.
Novidade para a edição 2016 do festival é a parceria com a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Luís Eduardo Magalhães (Agrolem), que no mesmo período do festival realizará no auditório do Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR), o I Encontro de Engenheiros Agrônomos da Região do Matopiba, entre os dias 04 e 06 de agosto.
Para o prefeito Humberto Santa Cruz, as novidades previstas para o terceiro LEM Gastronomia tornam o desafio de fazer um grande festival em 2016 ainda maior. “Com certeza, iremos mostrar que é possível inovar na crise, fazendo a diferença de maneira criativa e inovadora, mesmo que com recursos limitados”, observou. O prefeito que em 2015 vestiu o avental de chef, este ano, disse que quer ver caras novas mostrando seus talentos na cozinha durante o festival.
Para o prefeito Humberto Santa Cruz, as novidades previstas para o terceiro LEM Gastronomia tornam o desafio de fazer um grande festival em 2016
O Festival LEM Gastronomia é uma realização da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães e da Escola de Culinária Chef Rosa Gonçalves, com apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (SETRE), Associação dos Engenheiros Agrônomos de Luís Eduardo Magalhães (Agrolem), Associação Comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães (ACELEM) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA).
Também participaram da cerimônia de lançamento do III LEM Gastronomia, Jairo Santos, organizador do festival; João Kuffel, presidente da Agrolem; Marcelo Piccolo, presidente da ACELEM; Ronei Pereira, representando o Sindicato dos Produtores Rurais; Jane Burgos, representando a SETRE; Natalina Oliveira, educadora e psicóloga, com atuação no município de Angical e que durante o festival lançará o livro Liberdade Para a Educação no Campo; Jarbas Rocha, vereador; além de secretários do governo municipal e público em geral.
09
Jun / 2016 |
Promoção Semanal do Atac. e Distribuidor Santo Antonio |
09
Jun / 2016 |
Motivacional! |
09
Jun / 2016 |
Transporte de animais em ônibus é liberado em Salvador |
O transporte de animais domésticos nos ônibus do transporte coletivo de Salvador está liberado. A decisão foi publicada pela prefeitura da capital baiana no Diário Oficial do Município e passou a valer na quarta-feira (8).
A portaria determina que os animais tenham até 10kg e sejam transportados em um equipamento com material liso e ventilação adequada.
Os donos dos bichos domésticos devem levar ainda certificado de vacinação atualizado. No caso de animais silvestres, deve ser apresentada a autorização do Ibama.
A medida ainda estabelece que sejam transportados apenas dois animais por veículo. Nos dias úteis, os animais não podem ser transportados entre as 5h30 e as 8h30 e entre as 16h30 e 20h30.
Um homem foi preso em flagrante transportando três mil espoletas em um ônibus interestadual na altura do km-830 da BR-116, em Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia, na quarta-feira (8).
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o material é explosivo e tem comercialização e transporte regulados pelo Exército Brasileiro.
Ainda de acordo com a PRF, os artefatos teriam sido comprados em Coronel Murta, no estado de Minas Gerais, e seriam distribuídos na cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 quilômetros de Salvador.
O material estava no compartimento de carga do ônibus, que fazia a linha São Paulo – Arapiraca. Após encontrar as espoletas, a PRF identificou o dono dos pacotes.
Em depoimento à polícia, o homem contou que pagou R$ 6 mil pelos artefatos e confessou não ter permissão para realizar o transporte da carga. O homem foi autuado pelo crime de posse ilegal de arma de fogo e encaminhado até a delegacia de Vitória da Conquista.
09
Jun / 2016 |
Papa defende consumo de vinho e diz que festas não podem ser feitas com chá: \'Uma vergonh |
O papa Francisco aproveitou a saudação a casais que celebram 50 anos de casados para defender o consumo do vinho. Segundo o líder religioso, a bebida bíblica é fundamental para uma festa. "Não se pode encerrar uma festa de casamento bebendo chá.
Seria uma vergonha. O vinho é necessário para uma festa", declarou, na tradicional audiência geral, no Vaticano, diante de 20 mil fieis na Praça São Pedro, de acordo com o Uol. O papa aproveitou a ocasião para elogiar os casais que estão juntos há meio século e destacou como eles podem servir de exemplo para os jovens. "Esse sim é que é o vinho bom da família.
O vosso é um testemunho que os jovens casais devem aprender", comentou o papa. A referência ao vinho voltou a ser feita quando Francisco falou sobre o primeiro sinal de misericórdia de Jesus nas bodas de Caná e sobre a transformação da água em vinho, seu primeiro milagre. "Indica a transformação da antiga Lei de Moisés no Evangelho portador da alegria. Em Caná, os discípulos de Jesus se tornam a sua família e nasce a fé da Igreja. Àquelas núpcias todos nós somos convidados, para que o vinho não venha mais a faltar", comentou
Diante da situação alarmante em que se encontram os rios em nosso município, em especial o Rio de Ondas, este que é responsável pelo fornecimento de água potável para toda a cidade, e do próprio Rio Grande que é o maior afluente do Rio São Francisco.
E objetivando debater o problema na busca de soluções para tão grave situação, pois os dois rios já apresentam agora em maio/junho, níveis baixíssimos da lâmina d’água, só experimentados no nos meses de setembro/outubro e nos anos de grande estiagem, que o presidente da Câmara de Barreiras juntamente com a Mesa Diretora decidiu convidar as principais entidades e organismos envolvidos na questão ambiental, bem como os grandes consumidores, para participarem de uma reunião na próxima semana, quando será definida data e horário para a realização de uma importante Audiência Pública que debaterá a situação dos nossos rios.
“O poder público e a sociedade civil organizada, precisam juntos, debater o problema na busca de soluções para o grave problema de escassez no volume de água apresentado atualmente pelos nossos rios, que são vitais para a sobrevivência de todos. Para tanto, iremos juntos planejar e realizar uma grande audiência pública.” Afirmou Tito.
08
Jun / 2016 |
Resumo da sessão de ontem da Câmara de Vereadores de LEM |
Realizou-se nesta terça-feira, 07 de junho de 2016 a 17ª sessão ordinária do 7º período legislativo da 4ª legislatura na Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães.
No expediente do dia foram apresentados um projeto de lei em primeira votação, dois projetos de lei em segunda votação, um parecer e treze indicações. Na ordem do dia foram votados e aprovados dois projetos de lei sendo; PL nº 029/2016 aprovado por unanimidade e o PL nº 032/2016 aprovado por doze votos e duas abstenção. Todos à disposição na íntegra no endereço: http://cmlem.ba.gov.br/leis/.
Em discurso, ontem, durante a sessão da Câmara Municipal, o presidente da Casa de Leis, Elton Almeida, destacou e deixou claro que o Processo legislativo é o conjunto de disposições que disciplinam o procedimento a ser observado pelos órgãos competentes na elaboração das espécies normativas. "O Poder Legislativo é exercido pela Câmara, cujas funções principais são justamente legislar e fiscalizar a Administração Pública Municipal, a cargo do Poder Executivo", pontuou.
Na votação sobre o projeto que delibera a “Doação” de um terreno do município para igreja na comunidade do Novo Paraná, ao votar o presidente disse que o amanhã pertence a Deus e não sabe quais representantes estarão na Câmara e na Prefeitura na próxima legislatura. Ao perceber a abstenção de alguns vereadores, se pronunciou dizendo; "Eu me arrisco pela comunidade do Novo Paraná. O primeiro pedido da população na audiência pública, foi por essa doação de terreno. E logo depois fizemos inúmeras solicitações, mas poucas foram atendidas, infelizmente", salientou Elton.
Eltinho ressaltou a sua opinião sobre a Ciclovia do Centro, defendendo uma solução para a situação do trânsito luiseduardense, com uma rotatividade através do projeto Zona Azul, que de acordo com ele é adotado em diversos municípios do país. "A Zona Azul facilitará principalmente o estacionamento, citando como exemplo aqueles que vão ao centro comercial", frisou Eltinho.
No que diz respeito às despesas as casas populares "Minha casa, Minha Vida", o vereador deixou claro que o local onde são construídas é desprovido, de infraestrutura adequada. "Não tem escola, tampouco posto de saúde, muito menos transporte. Eu não vejo isso como um projeto idealizado, os administradores precisam se planejar melhor", argumentou o presidente.
Eltinho abriu espaço na iniciativa de trazer estudantes no desempenho dos estudos à Câmara e amplia os laços entre a Casa e a população, permitindo sua participação junto ao Poder Público e acompanhando as ações dos vereadores, com palestras e consciência política legislativa na administração do município.
O vereador Juvenal Canaã, no uso da palavra chamou a atenção para a situação do colégio Estadual Maria Otília, onde os funcionários estão há três meses com salários atrasados. Também foi enfático ao cobrar do poder executivo ações e explicações em relação ao problemático lixão da cidade; as valas abertas e pavimentação asfáltica no Jd das acácias e a segurança publica no município.
Por fim, concordou com os demais vereadores no que se refere a retirada das ciclovias do centro da cidade, que segundo ele não esta sendo utilizada para os fins que foi construída, causando grande transtorno a população e aos comerciantes locais.
O vereador Erik Café, apresentou indicações solicitando que o prefeito juntamente com os órgãos competentes providencie local adequado para carga e descarga de mercadorias no município, visto que esta é uma constante cobrança dos empresários e munícipes.
O vereador Alaídio utilizou-se da tribuna para proferir duras críticas ao governo municipal, ao tempo em que cobrou do chefe do executivo ações urgentes para sanar problemas elementares da cidade, cujas providências jamais foram tomadas ou ainda, tomadas erroneamente. Para ilustrar suas palavras, cobrou solução para o recorrente problema do lixão de Luís Eduardo- que representa séria ameaça à saúde pública; seriedade na distribuição das casas populares- que, segundo ele, é feita através de critérios políticos e não de real necessidade dos “agraciados”- e justificou essa denúncia amparado no fato de comerciantes e até proprietários de casas de aluguel estarem entre os beneficiados; respeito aos moradores do Jd. Das Acácias que convivem com as valas abertas sem previsão de solução, entre outras denúncias.
Para finalizar, lembrou que o prefeito tem pouco mais de seis meses para prestar contas ao povo de Luís Eduardo sobre sua inerte gestão.
Fique atento, para realizar a pesagem, é necessário ter em mãos o cartão Bolsa Família, RG, certidão de nascimento e, no caso das crianças, a carteira de vacinação
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Saúde, realiza no próximo sábado, 11, o dia “D” para a pesagem dos beneficiários do programa Bolsa Família.
O procedimento deve ser realizado das 8h às 16h nas seguintes Unidades Básicas de Saúde: Jardim das Acácias, Mimoso I, Conquista, Jardim das Oliveiras, Vereda Tropical, Buriti, Moacir Marchesan, Oscar Doerner, Oswaldo Cruz, Luiz Yochio Shirabe, Paulo Rodolfo Castelli, Antônio Carlos Faedo e Nair Idite Poganski.
O objetivo da pesagem é realizar o acompanhamento do estado nutricional dos beneficiários do Bolsa Família. Para efetuar a pesagem, é preciso apresentar cartão do Programa Bolsa Família, caderneta de vacinação, documento de identidade e cartão da gestante, além do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
A pesagem é um dos requisitos obrigatórios para a manutenção do benefício e precisa ser cumprida duas vezes por ano, sendo uma no primeiro e outra no segundo semestre. Devem ser pesadas crianças de até 6 anos, mulheres de 14 a 44 anos e gestantes.
O ator Urias Lima, em cena, no espetáculo Um caso de língua
O Centro Cultural de Luís Eduardo Magalhães foi palco do espetáculo teatral “Um caso de língua” nesta terça-feira, 07. A peça encerrou a programação da III Semana de Integração Universitária da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).
O espetáculo apresenta um recorte inédito sobre a construção da Língua Portuguesa no Brasil a partir de suas matrizes linguísticas mais importantes. Em cena, o ator Urias Lima interpreta um personagem meio índio, meio bicho do mato, ilustrando o processo de construção/formação da língua e da gênese da necessidade humana de comunicação verbal.
A peça usa como suporte a música “Língua”, de Caetano Veloso, para ressaltar a importância deste valioso patrimônio cultural brasileiro que – segundo o ator – nos amalgama como Nação.
O trabalho é fruto de mais de quatro anos de anotações, leituras e também de cuidadosa pesquisa sobre a origem da língua falada no País.
08
Jun / 2016 |
LEM vai sediar Etapa Oeste da Taça Estado de futsal |
De 17 a 19 de junho, o município de Luís Eduardo Magalhães sediará a Etapa Oeste da XXIV Taça Estado da Bahia de Futsal, Seis clubes brigarão pelo título mais tradicional do esporte da região Oeste da Bahia:
A competição. É oficial Do calendário da Federação Baiana de Futebol de Salão (FBFS), acontecerá na Arena Ottomar Schwengber, no Ginásio Municipal Dioclécio Severino Ramos.
O Futsal de Luís Eduardo Magalhães é atual Bicampeã da Taça Estado, LEM estreará no dia 17 às 20h contra equipe de Barreiras. Antes da partida, acontecerá um jogo festivo das categorias de base do Município.
08
Jun / 2016 |
Motivacional! |
O ganhador do concurso 1821 da Mega-Sena, que fez a aposta em uma lotérica no bairro de Nazaré, em Salvador, ainda não retirou o prêmio de quase R$ 20 milhões que ganhou por acertar as seis dezenas, 15 dias após a realização do sorteio. A informação foi divulgada pela assessoria de comunicação da Caixa Econômica Federal (CEF).
A aposta feita na capital baiana e uma outra, realizada na cidade de Belém, no Pará, ganharam R$ 19.896.531,79 cada uma. O sorteio foi realizado no dia 25 de maio, em Alto Jequitibá (MG). As dezenas sorteadas na ocasião foram: 19 - 22 - 31 - 36 - 52 - 53. O ganhador do Pará sacou a bolada dois dias após o resultado.
Conforme a Caixa, ganhadores da Mega-Sena têm até 90 dias corridos, contados a partir da data de realização do sorteio, para fazer a retirada do prêmio. Ao final desse período, o prêmio prescreve e seu valor é repassado ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). A Caixa não informou se o ganhador que fez a aposta em Salvador é homem ou mulher e nem divulgou a idade do sortudo.
Na lotérica onde o ganhador da Bahia realizou a aposta, o atendente Elson Cruz, de 45 anos, que registrou o jogo milionário, ficou famoso após a divulgação do resultado. O funcionário passou a ser o atendente predileto dos clientes e até ganhou o apelido de "Elson da Sorte". Em entrevista ao G1 dois dias após o sorteio, ele brincou e disse que estava na expectativa de que o milionário retornasse ao estabelecimento para lhe dar um presente pelo "pé quente".
O estabelecimento, na Avenida Joana Angélica, centro da capital, tem o nome de Talismã Loterias, mas possui ainda na fachada uma placa com o antigo nome, "Loteria Mouraria". Após a divulgação do resultado, uma faixa foi colocada na frente do estabelecimento informando que um dos ganhadores tinha realizado o jogo no local.
O último jogo da Mega-Sena que havia premiado alguém da Bahia foi o do concurso 1.701, de 5 de maio de 2015. Na época, doze pessoas que participaram de um bolão, realizado na casa lotérica São João, na cidade de Ribeira do Pombal, a 300 km de Salvador, ganharam R$ 2.018.423,55. O prêmio foi dividido igualmente entre eles e cada um ficou com R$ 168.201,962.
Um “grande abraço ao Rio Grande” foi a forma com que moradores de Barreiras, no extremo oeste baiano, acharam para chamar a atenção do rebaixamento do nível do rio. A iniciativa foi realizada nesta terça-feira (7) na praça Landulfo Alves, na orla do cais. O Rio Grande é um dos principais afluentes do rio São Francisco. Segundo o A Tarde, o ato simbólico foi organizado em uma ação conjunta entre instituições sócioambientais, acadêmicas e culturais.
O foco dos manifestantes é sensibilizar a comunidade regional e órgãos de fiscalização ambiental sobre a situação crítica dos rios. Um dos participantes, o aposentado Joaquim dos Anjos, disse que a navegação no rio está prejudicada pelo nível baixo das águas. O despejo do esgoto nas águas do rio também afeta a produção de peixes, uma das atividades de sustento de moradores. Na manifestação, o prefeito Antônio Henrique de Souza Moreira assinou o Decreto Municipal 292/2016, como forma de defender os recursos hídricos que fazem parte do território de Barreiras.
O decreto tem a função de reforçar a fiscalização por parte dos órgãos ambientais. Ainda segundo o prefeito, os ministérios públicos estadual e federal também vão ser acionados para acompanhar o processo.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um motorista profissional dirigindo embriagado na manhã desta segunda-feira (06). O fato aconteceu por volta das 11h, no KM 383 da BR 242, trecho do município de Seabra/BA.
A ação foi registrada quando os PRFs abordaram um caminhão que tracionava mais duas carretas graneleiras, conhecidas como “Romeu e Julieta”, capazes de carregar até 57 toneladas. Ao fiscalizar os veículos, os PRFs desconfiaram do condutor, submetendo-o ao teste de etilômetro, que apresentou 0,45 miligramas de álcool por litro de ar alveolar expelido.
O motorista, um homem de 32 anos, foi conduzido a delegacia de polícia judiciária local, onde responderá por crime de embriaguez ao volante, conforme CTB (Lei 9.503/1997) - Art. 306: Conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência. Conforme nota da Nucom - PRF.
Com a chegada do mês de junho, aumenta também a expectativa pelos festejos juninos. Esse ano o tradicional São João do Santa Cruz acontecerá nos dias 24 e 25 de junho no Espaço de Eventos Santa Cruz. Antes a Secretaria de Cultura e Turismo de Luís Eduardo Magalhães realizará um aquecimento nas feiras dos bairros Mimoso II, Jardim das Acácias e Santa Cruz.
A programação do forró nas feiras começa no dia 14 de junho a partir das 18h30 com o cantor Zal animando feirantes e visitantes da Feira do Mimoso II. No sábado, 18 de junho, o cantor Marcos Terra fará a festa com os frequentadores da Feira do Jardim das Acácias, logo cedo, a partir das 7h30 e no domingo, 19 de junho, será a vez do grupo Manos do Sucesso animar a Feira do Santa Cruz, também as 7h30.
A Secretaria de Cultura e Turismo de Luís Eduardo Magalhães está acertando os detalhes finais antes de anunciar a grade de atrações do São João do Santa Cruz. Confirmado, está o já tradicional Concurso de Quadrilhas Juninas. Em 2015, a estimativa de público nos dois dias de festa foi de 30 mil pessoas.
O São João do Santa Cruz conta com o reconhecimento e apoio do Governo do Estado através da BAHIATURSA e é uma realização da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães e Secretaria de Cultura e Turismo.
08
Jun / 2016 |
2° Encontro de Casais em Barreiras |