Blog Santo Antônio
Notícias

Os estudantes da Escola São José, em Barreiras, participaram na última sexta-feira (3) de um treinamento para a produção de roteiro para vídeos. Na palestra, os egressos do curso de Produção Audiovisual da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), Gustavo Ribeiro e Fábio Ohara, mostraram noções básicas para o planejamento, desenvolvimento e finalização de roteiros para vídeos. A ação integra a Oficina de Produção Audiovisual promovido pela Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), que também contou com uma palestra sobre linguagem cinematográfica.

A estudante do 2º ano, Keithy Lorrany Vieira, está gostando de participar da Oficina para entender como funciona o processo que está por trás da produção de um vídeo. “É muito interessante ver as etapas e analisar como eles chegaram ao resultado do vídeo pronto”, afirma. A oficina de Produção Audiovisual integra o projeto “Vídeo Poema”, da disciplina de Literatura. Segundo a professora Andrea Duarte, foram selecionados os poemas desenvolvidos pelos próprios estudantes, que a partir, de agora terão que produzir um vídeo que retrate o poema. “É um projeto que vai integrar as duas linguagens - da poesia e do cinema – o que ajuda a despertar ainda mais o interesse dos alunos”, afirma.

A estudante Sarah Sayonara Cavalcanti, do 1º ano, teve o poema “Lua Cheia” selecionado para ter uma releitura em vídeo. “Sempre produzi poemas quando era criança. Havia algum tempo que não escrevia, o que voltei a fazer agora com o projeto”, afirma ela. Para a diretora da Escola São José, Ivete Domingas Brugnera, a parceria com a FASB é excelente para trazer cada vez mais inovações e técnicas para os estudantes. “É muito válido e estamos muito felizes em recepcionar este novo projeto de Vídeo Poema com o apoio da FASB, afirma.

Fonte: ARATICUM

Na noite da última sexta-feira, 03, o Centro Educacional Maria Cardoso Ferreira – CEMAC reuniu milhares de pessoas no Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida (Gruta), para o grande Arraiá de Luís Eduardo Magalhães o “Arraiá do CEMAC com o tema: Viva o Velho Chico”.

“Viva”, no amplo sentido de comemorar sua vida e também no sentido de ordenar para que ele, o Rio São Francisco continue lutando pela vida. Tema escolhido com muito cuidado para caminhar junto ao Macro Projeto do CEMAC, Terra: Um Templo Humano de Responsabilidade, Justiça e Fé.

Foi assim que para celebrar a chegada do mês de junho e os festejos de São João, Santo Antônio e São Pedro, o CEMAC mais uma vez organizou uma linda festa, um evento esperado por toda comunidade escolar e população Luiseduardense que se consolida como o melhor São João da cidade.

Nas comemorações deste ano o público presente pode prestigiar as quadrilhas apresentadas pelos alunos da escola, os pequenos da Educação Infantil I e II apresentaram a canção “ Até o Dia Clarear” o Infantil III e primeiros anos do Fundamental I a canção “Flor do Mamulengo” os segundos e terceiros anos trouxeram a Quadrilha Junina “Tradição ao Modernismo”, os quartos e e quintos anos com a apresentação com o tema: “Romeiros e Romaria”, e os sextos, sétimos e oitavos anos com a quadrilha “Céu iluminado, fogueira e bandeirola, assim é nosso São João, assim é nossa história!”.

E mais uma vez a grande atração da noite foi a “Quadrilha Junina CEMAC SHOW” composta pelos alunos do 9º Ano Fundamental II ao Ensino Médio que trouxe para o arraiá este ano o tema: “VIVA O VELHO CHICO!”.

A quadrilha “VIVA O VELHO CHICO” contou a história do Rio São Francisco um dos mais importantes cursos d'água do Brasil e da América do Sul. Rio que passa por 5 estados e 521 municípios, sendo sua nascente histórica na serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, centro-oeste de Minas Gerais. Seu percurso atravessa o estado da Bahia, fazendo sua divisa ao norte com Pernambuco, bem como constituindo a divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas e, por fim, deságua no oceano Atlântico, drenando uma área de aproximadamente 641 000 km². O Rio São Francisco que ao longo dos anos sustenta várias famílias, onde suas águas são usadas para o turismo, lazer, irrigação, transporte, entre outros, desempenhando um importante papel socioeconômico para os estados e, principalmente, para as cidades em sua margem, rio que une estados, cidades e comunidades, e é conhecido carinhosamente por Velho Chico.

Com este lindo tema a quadrilha CEMAC SHOW abrilhantou o melhor Arraiá de Luís Eduardo Magalhães com muita alegria e responsabilidade fecharam com chave de ouro as apresentações, em mais um ano as quadrilhas tiveram direção e enredo criado pela professora de História da Arte e coordenadora do NucleArt Amanda Garcia e do quadrilheiro e quadrilheiro e Coreógrafo Mauro Sérgio.

Além das apresentações das quadrilhas, o São João do CEMAC ofereceu ao público presente barracas de comidas típicas, jogos, brincadeiras, parque infantil, além do grande show da Dupla Nando e Lucas e a participação especial de Hítallo Silva, que animaram a grande festa.

Fonte: Ascom FAAHF



Encerrada no último domingo (05), a 4ª Feira da Casa Própria do Oeste Baiano, realizada em Barreiras, movimentou mais de R$ 14 milhões. A Feira fez parte da estratégia da 12ª edição nacional do Feirão Caixa da Casa Própria. O evento é uma realização da Caixa em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras - CDL. Durante os dois dias do evento, cerca de duas mil pessoas passaram pelo local. Foram mais de 100 contratos fechados ou em andamento durante o final de semana.  

Os principais financiamentos estiveram direcionados para a habitação popular do Programa Minha Casa Minha Vida, e as demais operações, a negociação foi com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS. Durante a Feira foram oferecidos mais de 350 imóveis novos ou na planta.



Para o superintendente regional da Caixa, Francisco Ricardo da Silveira, o evento comprovou mais uma vez a sua consolidação na cidade e região. “O Feirão demonstrou a importância da parceria da Caixa na realização deste que é uma dos maiores eventos da região Oeste da Bahia. O evento contribui para aquecer o mercado local, trazendo benefícios para toda a população de Barreiras e região”, afirmou o superintendente.

Segundo o presidente da CDL de Barreiras, Carlos Henrique, o desenvolvimento de um cidade passa pela construção civil, e a Caixa tem contribuído para que isso aconteça. “Comprar a casa própria é o sonho da maioria dos brasileiros, e a Feira é realizada com o objetivo de tornar esse sonho real”, afirmou Carlos, que acrescentou, “a disposição das construtoras, imobiliárias e correspondentes mostraram que é possível atravessar o cenário atual com ação e unidade”.



Participaram dessa edição, 9 construtoras e 6 correspondentes Caixa Aqui. Os clientes tiveram a oportunidade de conhecer o imóvel, dar entrada na documentação necessária ao financiamento e também já puderam fechar negócio.

O professor Ronivon Rodrigues, esteve com sua esposa na Feira e segundo ele o evento foi excelente, pois reuniu todas as possibilidades para a escolha de imóveis na cidade. “No Feirão podemos fazer uma pesquisa, como a comparação do local, tipo de imóvel e valores, enfim, tudo está congregado em um único lugar e isso facilita muito”, afirmou Ronivon, acrescentando que “além das condições da Caixa, podemos ainda negociar diretamente com construtor ou corretor e ver a possibilidade de desconto. Já escolhemos a casa, agora, aguardamos para assinar a documentação e receber a chave”, contou motivado.



As mesmas condições disponibilizadas na Feira, continuam sendo oferecidas nas agências da Caixa. Além disso, no site da Caixa é possível simular o financiamento a partir do valor do imóvel ou capacidade de pagamento do cliente. O simulador pode ser acessado no site: www.caixa.gov.br, através da opção “Habitação”.

Fonte: Assecom CDL com informações Caixa

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) começam nesta terça-feira (7), encerrando  às 23h59 da próxima sexta-feira (10). Ao todo, são 125.442 em 22.967 cursos de 901 instituições de ensino superior, sendo 57.092 bolsas integrais e 68.350 parciais no segundo semestre. As bolsas oferecidas já podem ser consultadas no site do programa, onde também é feita a inscrição. O resultado da primeira chamada será divulgado no próximo dia 13.

Entre os cursos que destinam maior número de vagas estão administração (12,5 mil), direito (8.561), e pedagogia (7.139), além das engenharias, que somadas, totalizam 14.410 vagas. Neste ano, o número de bolsas para o segundo semestre é 8,1% maior. No entanto, é a primeira vez, desde 2008, que o número de bolsas parciais se eleva às integrais. Podem concorrer às vagas estudantes egressos do ensino médio da rede pública e particular, mas para receber bolsas integrais os candidatos precisam comprovar renda familiar bruta de até um salário mínimo e meio – para bolsas integrais, de três salários mínimos por pessoa. Para se inscrever, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas e não ter zerado a redação.

Fonte: bh notícias
07
Jun / 2016

Motivacional!

Fonte: YouTube

Funcionários terceirizados do Conjunto Penal de Eunápolis, localizado no Sul da Bahia flagraram um drone sobrevoando o Pavilhão B, do presídio, por volta das 8h30 deste domingo (5) e quando comunicaram a policiais militares da Companhia Independente de Polícia de Guarda (CIPG). Os PM’s efetuaram disparos que derrubaram o aparelho que transportava materiais que chegariam aos internos.

O drone transportava 19 aparelhos celulares, oito pedaços de serras e cinco carregadores de celular. No momento do disparo, o homem que operava o aparelho a bordo de um veículo pock-up, Fiat, Strada, cor branca, fugiu sem deixar pistas.  

A reportagem foi informada pelo o Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb) que o Conjunto Penal de Eunápolis é gerido integralmente pela empresa privada “Reviver Administração Prisional” e que na unidade não há agentes penitenciários.

 

Fonte: BC

Justiça suspendeu a liminar que impedia o reajuste de 9,95% na tarifa de água e esgoto, autorizado pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa), previsto para começar a vigorar a partir desta segunda-feira (6).

A decisão foi da desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que atendeu a interposição de recurso feita pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Com isso, o aumento na conta já passa a valer, segundo a empresa.

A liminar que suspendia o reajuste foi concedida pelo juiz Ruy Eduardo Almeida Britto, da 6ª Vara da Fazenda Pública, no dia 31 de maio. O juiz atendeu a uma ação civil pública que considera o reajuste abusivo pelo fato de o percentual de aumento autorizado ultrapassar o índice da inflação do período, que é de 9,83%, segundo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

A desembargadora Maria do Socorro, no entanto, considerou a liminar que suspendia a revisão das tarifas "desprovida do acesso aos estudos técnicos que a motivaram" e destacou que a decisão "ofende a ordem pública, porquanto representa uma indevida ingerência do Poder Judiciário na competência do Executivo, por sua agência reguladora".

Ainda conforme a decisão da desembargadora, a liminar pode comprometer a implantação de projetos de universalização do saneamento básico no Estado da Bahia, contrariando, em última análise, o interesse público.

A Embasa informou, por meio da assessoria de comunicação que, com a nova decisão da Justiça, o reajuste de 9,95% na tarifa de água e esgoto passa a vigorar a partir desta segunda, como já estava previsto desde que a Agersa autorizou o aumento, no final de abril. Confira abaixo a íntegra da nota enviada pela Embasa:

A Embasa informa que a suspensão da liminar que impedia o reajuste da tarifa da água e esgoto em sua área de atuação, ocorrida na sexta-feira (3), foi proferida após a interposição, pela empresa, de recurso de suspensão de segurança, medida judicial que visa resguardar a ordem, saúde, economia e segurança pública. A empresa informa ainda que outras medidas judiciais também estão sendo tomadas no processo.

Fonte: g1

Segundo Fernanda Aguiar, a compostagem produz um fertilizante natural que pode ser usado em jardins e hortas

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, e aos 2 anos da inauguração do Centro de Triagem de Coleta Seletiva Solidária, localizado no bairro Santa Cruz, a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Economia Solidária (SEMAES), realizou na manhã do último sábado, 4, o lançamento do Projeto Piloto de Compostagem da cidade.

A secretária Fernanda Aguiar, representando o prefeito Humberto Santa Cruz, ressaltou a importância do projeto para a população e para a cidade, pois segundo ela,  além de contribuir para a diminuição de lixo lançado no aterro controlado (lixão), a compostagem produz um fertilizante natural que pode ser usado em jardins e hortas. Fernanda explicou como serão os desenvolvimentos das ações para a construção das leiras de compostagem. Segundo a secretária, o sistema consiste na disponibilização de bombonas plásticas, coletadas diariamente com os resíduos orgânicos que sobram das cozinhas de alguns restaurantes e supermercados da cidade que tenham interesse em participar do projeto. Fernanda informou ainda que, inicialmente, o processo de compostagem será em leira por revolvimento manual a cada três dias.

A compostagem tem como finalidade a obtenção mais rápida e em melhores condições da estabilidade da matéria orgânica

Durante a visitação à primeira leira implantada no terreno ao lado do Centro de Triagem, a equipe técnica da SEMAES de LEM explicou que a compostagem tem como finalidade a obtenção mais rápida e em melhores condições da estabilidade da matéria orgânica, a partir de um processo de decomposição pela ação de fungos, bactérias e outros microorganismos, que agindo em ambiente aeróbio, na presença da água, transformam matéria orgânica em composto orgânico.

Para o diretor da SEMAES, Leodegard Gonçalves, o adubo orgânico que será produzido nas leiras de compostagem será mais um produto que irá agregar valor aos trabalhos já desenvolvidos pelos membros da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do município. “Além de proporcionar um destino sustentável para as sobras de frutas, legumes e vegetais de restaurantes e outros estabelecimentos comerciais como supermercados, o produto final da compostagem deverá ser mais uma fonte de renda para os pais e mães de famílias que cuidam literalmente de parte do lixo de nossa cidade”, salientou.

Estiveram presentes no evento de lançamento também, empresários, membros do Conselho do Meio Ambiente do município, catadores e representantes da comunidade local.

Fonte: ASCOM, Prefeitura de LEM


Dia de Higienização Bucal com os moradores do Residencial Vista Alegre

O Projeto Skate em Ação, em parceria com a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através das secretarias de Saúde e de Trabalho e Assistência Social, realizou na manhã deste sábado, 04, um Dia de Higienização Bucal com os moradores do Residencial Vista Alegre.

Durante toda a manhã, a equipe de Saúde Bucal ministrou palestras sobre a importância de uma higiene bucal adequada, distribuíram escovas para os moradores e na Unidade Móvel de Saúde realizaram a avaliação bucal e tratamentos de atenção básica para cerca de 150 crianças e adolescentes do residencial.

Também participaram do Dia de Higienização Bucal, a secretária de Saúde, Fernanda Fisher, o Diretor de Promoção à Saúde Bucal, Tiago Ripol e o professor e idealizador do Projeto Skate em Ação, Henderson Aires.


Durante toda a manhã, a equipe de Saúde Bucal ministrou palestras sobre a importância de uma higiene bucal adequada

Projeto de Saúde Bucal Vista Alegre – Mais uma novidade para os moradores do Residencial Vista Alegre é a visita da Unidade Móvel de Saúde que levará atendimentos odontológicos para os moradores todas as quintas-feiras, das 6h30 às 12h30, a partir da próxima semana. O objetivo do projeto é ampliar o acesso da população à atenção básica.

Serão oferecidos serviços de limpeza, restauração e extrações, além de encaminhamentos para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na Policlínica Municipal. No CEO a população tem acesso a atendimentos especializados como odontopediatria, tratamento periodontal, tratamento de canal, cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial e acesso a próteses móveis gratuitas.

Fonte:ASCOM, Prefeitur

Fonte: ASCOM, Prefeitura de LEM


Para o secretário Manoel de Mendonça, LEM conta com estrutura para construir uma série de soluções na área de ciência e tecnologia

O prefeito Humberto Santa Cruz recebeu na manhã desta segunda-feira, 06, na sala de reuniões do seu gabinete no Centro Administrativo, o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI), Manoel Gomes de Mendonça Neto. O secretário veio conhecer a estrutura de Cidade Inteligente implantada no município e discutir a possibilidade de uma parceria para a criação de um espaço de inovação em Luís Eduardo Magalhães. O secretário interino de Ciência, Tecnologia e Inovação do município, Sérgio Pitt, também participou da reunião.

Segundo o secretário é interessante que o estado utilize os bons exemplos existentes em outros municípios. “Luís Eduardo Magalhães, hoje está na vanguarda, é uma cidade pioneira na área de cidades inteligentes, não tendo somente um Centro de Operações estruturado, mas toda uma estrutura de Cidade Digital com fibra ótica e que está possibilidade a construção de uma série de soluções em cima disso” observou Mendonça Neto.


Prefeito Humberto Santa Cruz, e os secretários estadual e interino municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação em visita ao CCO

Durante a reunião também se debateu a possibilidade de se desenvolver de uma parceria para a criação de um espaço de inovação no município. “Estamos percorrendo o estado no intuito de desenvolver parcerias no sentido de criar espaços de inovação no interior. São espaços que a gente quer oferecer, tanto o know how de universidades, tanto aplicações práticas na área de ciência e tecnologia” disse o titular da SECTI na Bahia.

Para o prefeito Humberto Santa Cruz a visita foi muito produtiva. “A vinda do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia é sinal que o trabalho que estamos desenvolvendo nestas áreas no município estão obtendo o reconhecimento que merecem” comentou o prefeito. Ao final da reunião prefeito e secretário visitaram as instalações do Centro de Controle e Operações (CCO) que atualmente conta com um sistema de videomonitoramento com mais de 700 câmeras espalhadas por toda cidade.

Fonte:ASCOM, Prefeitura de LEM

Fonte: ASCOM, Prefeitura de LEM



O Centro Cultural de Luís Eduardo Magalhães recebe no final da tarde desta terça-feira, 07, às 17h, o espetáculo teatral “Um caso de língua”. A peça faz parte da programação da III Semana de Integração Universitária da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). A entrada é gratuita. 

O espetáculo apresenta um recorte inédito sobre a construção da Língua Portuguesa no Brasil a partir de suas matrizes linguísticas mais importantes. Em cena, o ator Urias Lima interpreta um personagem meio índio, meio bicho do mato, ilustrando o processo de construção/formação da língua e da gênese da necessidade humana de comunicação verbal. 

A peça usa como suporte a música “Língua”, de Caetano Veloso, para ressaltar a importância deste valioso patrimônio cultural brasileiro que – segundo o ator – nos amalgama como Nação. A construção do discurso do espetáculo se utiliza de textos de Luis de Camões e lingüistas brasileiros, a exemplo de Marcos Bagno, como também de fragmentos de artigos de Gero Camilo e Fabrício Carpinejar, colhidos em revistas de grande circulação. Com poemas de Vinicius de Morais e Carlos Drummond de Andrade, os textos são costurados por uma trilha sonora que vai de Aldir Blanc e Arnaldo Antunes a Racionais MCs. 

O trabalho é fruto de mais de quatro anos de anotações, leituras e também de cuidadosa pesquisa sobre a origem da língua falada no País.

Fonte: ASCOM, Prefeitura de LEM



Diante da situação alarmante em que se encontram os rios em nosso município, em especial o Rio de Ondas, este que é responsável pelo fornecimento de água potável para toda a cidade, e do próprio Rio Grande que é o maior afluente do Rio São Francisco.

E objetivando debater o problema na busca de soluções para tão grave situação, pois os dois rios já apresentam agora em maio/junho, níveis baixíssimos da lâmina d’água, só experimentados no nos meses de setembro/outubro e nos anos de grande estiagem, que o presidente da Câmara de Barreiras juntamente com a Mesa Diretora decidiu convidar as principais entidades e organismos envolvidos na questão ambiental, bem como os grandes consumidores, para participarem de uma reunião na próxima semana, quando será definida data e horário para a realização de uma importante Audiência Pública que debaterá a situação dos nossos rios.

“O poder público e a sociedade civil organizada, precisam juntos, debater o problema na busca de soluções para o grave problema de escassez no volume de água apresentado atualmente pelos nossos rios, que são vitais para a sobrevivência de todos. Para tanto, iremos juntos planejar e realizar uma grande audiência pública.” Afirmou Tito.

Fonte: Ascom Câmara Barreiras

Um raio deixou ao menos 51 feridos, alguns em estado grave, durante o festival de rock realizado neste fim de semana em Mendig, oeste da Alemanha, informaram neste sábado (4) os organizadores do evento. As informações são da Reuters.

Um dos feridos teve que ser reanimado pelo pessoal de emergência.

O festival Rock am Ring, realizado no aeroporto de Mendig, com público de mais de 90 mil pessoas, foi interrompido durante duas horas por causa da tempestade que caiu sobre a região.

O Rock am Ring acontece durante o fim de semana e os organizadores rejeitam a possibilidade de suspendê-lo apesar das previsões meteorológicos anunciarem novas tempestades para o oeste da Alemanha.

"Nós não estamos considerando cancelar o festival", disse a porta-voz Katharina Wenisch.

A organização reportou em seu site na manhã deste sábado que pelo menos 42 pessoas ficaram feridas, 8 em estado grave. O número, porém, subia, com mais fãs reportando ferimentos nas primeiras horas do dia, de acordo com um porta-voz da polícia.

Fonte: g1

Na concorrência por espaço na internet, o Snapchat ultrapassou o Twitter em número de usuários ativos por dia. Segundo dados da Bloomberg, agência de notícias especializadas no mercado financeiro, o Snapchat registra atualmente 150 milhões de usuários por dia.

O serviço de microblog ainda tem mais pessoas cadastradas, com 310 milhões de usuários ativos por mês. No entanto, apenas 44% usam a rede social todos os dias, considerando seus 20 maiores mercados. Dessa forma, o número de usuários ativos por dia alcança 136 milhões. Em dezembro, o Snapchat ainda registrava 110 milhões.

Fonte: bh notícias

Os ministérios públicos federal (MPF) e do estado do Ceará (MP-CE) investigam um esquema de fraudes na concessão de empréstimos do Banco do Nordeste que provocaram prejuízo de até R$ 1,5 trilhão.

Em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (4), o procurador da República Oscar Costa Filho detalhou que o crime contava com a participação de cerca de dez pessoas, incluindo funcionários do banco e pelo menos 11 empresas.

A fraude acontecia através da manipulação da nota de risco das empresas e da cobrança de propina para a liberação do dinheiro, equivalente a 2,5% do valor concedido. As dívidas não eram quitadas e geravam prejuízo para o banco. "Essas práticas criminosas se davam mediante desobediência sistemática dos normativos internos do banco, no que diz respeito à exigência de garantias confiáveis para fazer com que os empréstimos tivessem uma determinada segurança. São empréstimos que acabaram não sendo pagos”, explica o procurador, acrescentando que os créditos não eram cobrados "porque eles não foram concedidos para serem pagos”.

Fonte: Tv Verdes Mares

O primeiro debate dos candidatos a prefeito de Salvador já tem data marcada: 26 de agosto, na Band. De acordo com a diretora executiva da Band, Zuleica Andrade, o debate para um provável segundo turno também já está agendado para o dia 7 de outubro, uma sexta-feira.

Fonte: BC
 
Os fãs de Anitta da cidade de Ourinho, em São Paulo, tiveram a triste notícia de que a apresentação que aconteceria nesta sexta-feira (3) tinha sido cancelada após a cantora ser internada em um hospital do Rio de Janeiro. Segundo o colunista Léo Dias, do jornal O Dia, a funkeira foi levada para unidade de saúde com suspeita de Zika.
 
Ainda de acordo com a publicação, Anitta começou a passar mal por volta das 23h, quando decidiu que cancelaria o show. A apresentação foi remarcada para o dia 9. A família da cantora não revelou em qual hospital ela foi internada, mas afirmou que não haverá necessidade de novos cancelamentos. 
Fonte: BC News

A presidente afastada Dilma Rousseff deve visitar Salvador e pelo menos mais duas capitais do Nordeste. Segundo a coluna da jornalista Mônica Bergamo, as viagens devem acontecer "nos próximos dias".

O roteiro foi acertado em reunião realizada esta semana com integrantes da Frente Brasil Popular, da qual fazem parte a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e outras entidades. Nesta quinta-feira (2), o presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, disse que estava negociando uma visita de Dilma ao estado no próximo dia 16.

A petista também deve passar por Recife e João Pessoa. Ainda segundo a jornalista, senadores do PT acreditam que a rejeição a ela na região Nordeste já diminuiu desde seu afastamento, em parte devido aos problemas enfrentados pelo presidente interino, Michel Temer.

Fonte: bh notícias

 

Os ingredientes utilizados para o preparo de comidas juninas tiveram aumento de cerca de 20% no oeste da Bahia, comparado ao ano passado. Apesar do reajuste, os produtos típicos do São João começam a ganhar destaque nas prateleiras dos supermercados de Barreiras. Dois dos produtos mais consumidos nesse período, o fubá e o amendoim, também tiveram alteração de preço.

Em Barreiras, o preço do amendoim varia de R$10,99 a R$11,89. O fubá é vendido de R$ 1,99 a R$ 2,69. Os produtos juninos, em geral, ficaram 23% mais caros na cidade.

"Eu acho que não é porque teve aumento que as pessoas vão deixar de festejar. Realmente o aumento existe, mas a pessoa com sabedoria consegue contornar isso, trocando uma marca por outra, levando um produto semelhante e com tão boa qualidade", disse o empresário Fred Costa.

Já no município vizinho, Luís Eduardo Magalhães, o aumento foi de 23%. O pacote de fubá varia entre R$ 1,49 e R$ 3,65 o pacote. O milho de canjica pode ser encontrado com preços que vão de R$ 1,69 a R $2,49.

O pastor Eunilson Freitas conta que o ideal nesse período do ano é fazer pesquisa de mercado. "A gente pesquisa em um canto, no outro e, onde tiver o menor preço, nós levamos para casa o produto e vamos fazer a nossa pamonha. Não podemos ficar sem pamonha, canjica e nem sem o amendoim", brincou Freitas. 

O amendoim também teve aumento de cerca de 15%. Com isso, 500g podem custar até R$ 6. O milho de pipoca foi o único que não teve reajuste e custa entre R$ 1,99 e R$ 2,99 o pacote.

Segundo Hernani Borges, dono de um supermercado em Luís Eduardo Magalhães, a maioria dos produtos derivados do milho sofreu reajuste por conta da falta de chuvas nas lavouras. "Alguns dos outros produtos mantiveram os preços, mas o amendoim também subiu e creio que foi por conta de produção também. A região não foi tão boa de produção de amendoim quanto de milho, e aí teve essa alta", relatou Borges.

Fonte: g1

Os municípios de Ilhéus, Barra do Choça, Campo Formoso, Feira da Mata e Rio de Contas tiveram os decretos de situação de emergência homologados pelo Governo do Estado devido à estiagem prolongada. Os documentos foram assinados pelo governador Rui Costa e pelo secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, e publicados do Diário Oficial na sexta-feira (3).

Conforme o Governo do Estado, a seca nos municípios listados provocou perdas nas culturas agrícolas, principalmente de milho e feijão. Com os decretos assinados, a Bahia conta hoje com 147 municípios em situação de emergência provocada pela falta de chuva. A situação afeta cerca de 1,7 milhão de pessoas.

Por meio do decreto de situação de emergência, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) encaminha técnicos para verificar ‘in loco’ os danos e prejuízos causados à população. Após isso, os profissionais orientam o coordenador de Defesa Civil do município sobre o preenchimento correto do Formulário de informação de desastre (Fide) para evitar atraso no reconhecimento federal e na homologação estadual.

Fonte: g1
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |