Nesta quarta-feira, 18 de maio, tem caminhada pelo dia de combate ao abuso e exploração sexual infantil em Luís Eduardo Magalhães
A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da secretaria de Trabalho e Assistência Social realiza na tarde desta quarta-feira, 18, uma caminhada para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O trajeto terá início a Praça Gerson Hoffman, no bairro Mimoso II, a partir das 15h, passando por algumas ruas do centro até o encerramento em frente ao Centro Administrativo.
O dia 18 de maio é lembrado oficialmente como Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A data foi oficialmente instituída pela Lei nº 9.970/2000 em lembrança ao episódio que envolveu a menina Araceli Cabrera Sanchez, que em 18 de maio 1973, na ocasião com oito anos, foi sequestrada, espancada, violentada, drogada e assassinada. Apesar da grande comoção da sociedade, as investigações policiais foram concluídas e os agressores jamais foram punidos.
17
Mai / 2016 |
Ruas de Barreiras recebem nova sinalização |
O trabalho de implantação da nova sinalização do trânsito de Barreiras já começou em diversos pontos da cidade. O investimento feito pela Prefeitura inclui a instalação de placas de orientação, advertência, regulamentação e tachas refletivas.
“As placas não só tornam o trânsito mais seguro como orienta quem circula pela cidade, faremos ainda pintura de faixas continuas e seccionadas, tudo para que a segurança nas vias seja tratada de modo integral”, disse o secretário de serviços públicos e transporte João Muniz.
O prefeito Antonio Henrique está acompanhando de perto a ação nas ruas. Serão instaladas mais de 900 placas de sinalização, 613 nessa primeira etapa, além de 5.000 metros quadrados de faixas e 1000 unidades de tachas birrefletidas conhecidas também como olho de gato.
“Acredito que há muito tempo a população não via tanto investimento em trânsito e mobilidade urbana. Estamos buscando mais eficiência, com garantia de segurança aos condutores e pedestres, é um trabalho que muitas vezes passa despercebido, porém essencial”, destacou o prefeito.
A conclusão da sinalização somada à instalação dos semáforos inteligentes, readequação das vias e instalação do pátio legal avançam para a municipalização definitiva do trânsito de Barreiras.
Cerca de 30 profissionais da rede pública de ensino e acadêmicos de Educação Física participaram na manhã da última quinta-feira (12) em Barreiras o treinamento sobre a modalidade paralímpica do voleibol sentado, que será disputada nos próximas Jogos Paralimpícos do Rio de Janeiro 2016, em setembro. O vice presidente e diretor técnico da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD), Marcelo Doniseti Micheletto, foi o responsável pela palestra técnica e pelo treinamento realizado no Ginásio de Esportes da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB).
A palestra em Barreiras, segundo ele, tem o objetivo de trazer maior popularidade ao esporte com a proximidade das Paralimpíadas do Rio de Janeiro, sendo uma forma de estudantes de deficiência à prática esportiva nas escolas. Depois de uma palestra teórica sobre o histórico, regras e a atual situação da modalidade no Brasil, Micheletto proporcionou que os inscritos pudessem perceber as diferenças e dificuldades do voleibol sentado ao simular uma partida no Ginásio de Esportes.
“Durante a movimentação é preciso ter cuidado pois é proibido o atleta perder o contato dos glúteos ao executar fundamentos como saque, passe, bloqueio e ataque, à exceção da defesa. Todos os jogadores são deficientes físicos, sendo permitido bloquear e atacar o saque. No mais, todas as demais regras são as mesmas do voleibol convencional, regidas pela Federação Internacional de Vôlei [FIVB, da sigla em inglês]”, resume.
A modalidade é praticada por homens e mulheres com deficiência física ou de locomoção, cuja maioria das vezes os atletas são amputados ou possuem má formação ou sequelas de doenças como a poliomielite. “No Brasil, a maioria dos praticantes tem lesões originadas de acidentes de trânsito. Para a escolha do time em quadra são selecionados 5 jogadores com deficiência e possibilidade de 1 com deficiência mínima sendo os métodos para avaliar a deficiência estabelecidos pelo Comitê Paralímpico Internacional [IPC, na sigla em inglês]”, explica.
17
Mai / 2016 |
Pegadinha:) |
Foram entregues 118 novas viaturas da frota da Polícia Militar, na manhã desta segunda-feira (16), em evento realizado no Jardim dos Namorados, em Salvador. Foram 40 caminhonetes e 78 minivans que vão atender a capital baiana e aos municípios de Candeias, Simões Filho, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas, Mata de São João, Pojuca, Camaçari, São Francisco do Conde e Madre de Deus.
Esse foi o terceiro lote das 1,4 mil viaturas que serão entregues esse ano às polícias Civil e Militar no estado da Bahia. A primeira entrega foi realizada há uma semana, em Feira de Santana.
Também na semana passada, foram entregues cinco viaturas para a PM, em Guanambi. O investimento nas novas viaturas visa o apoio e o estímulo às forças de segurança.
Além do aumento da frota de viaturas, em 2016 houve crescimento também no número de policiais na rua. Nos primeiros cinco meses do ano 1.775 novos soldados passaram a integrar a Polícia Militar.
Após passarem pelo Curso de Formação de Soldados, os novos policiais foram encaminhados para diferentes cidades, como Vitória da Conquista, Barreiras, Irecê, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Jequié, entre outras.
No último final de semana, 639 candidatos do concurso para delegado, escrivão e investigador da Polícia Civil foram convocados para apresentação dos documentos. Os 130 aprovados no concurso do Departamento de Polícia Técnica (DPT) também já passam pelo curso de formação.
A mulher do ex-procurador Jaires Porto, da cidade de Barreiras, no oeste da Bahia, foi baleada nesta segunda-feira (16) em uma tentativa de assalto em frente a uma agência bancária no município de Luís Eduardo Magalhães, também no oeste do estado.
De acordo com a polícia, Daniele Porto, que tem 25 anos, estava com o filho de cinco anos no carro e transportava malotes de dinheiro do posto de gasolina que o marido dela é sócio, quando foi abordada por um homem. Ela reagiu e foi baleada. Mesmo ferida, a vítima dirigiu até o posto de gasolina da própria família para pedir socorro. Ela foi encaminhada para uma Unidade de Pronto Antendimento (UPA) na cidade e, por volta das 15h, já havia recebido alta. O filho dela não teve ferimentos. Nada foi levado pelo bandido.
"Foi uma tentativa de assalto. Ela trabalha no posto de gasolina e estava levando alguns malotes para o banco. Quando ela estava parando o carro, um rapaz anunciou o assalto, ela arrastou o carro e ele disparou", disse o delegado Leonardo Mendes, que investiga o caso.
Ainda segundo Mendes, o homem que abordou Daniele chegou ao local na companhia de um comparsa, em uma moto. Os dois fugiram após a ação. "Eles já deviam ter recebido algum tipo de informação ou estavam observando a rotina dela", afirmou.
Até as 15h30 desta segunda-feira ninguém foi preso pelo crime.
A presidente Dilma Rousseff e sua equipe de apoiadores no Palácio da Alvorada contam com um banco de dados de apoio no combate ao impeachment. Segundo a Folha de S. Paulo, a base de informações reúne estatísticas sobre os programas de governo desenvolvidos pelo PT. O objetivo é usar os números caso sejam notados retrocessos durante a gestão de Michel Temer e para combater informações falsas divulgadas pelo governo interino. O arquivo deve ser compartilhado com dirigentes de partidos e movimentos sociais aliados de Dilma. Ainda segundo a Folha de S. Paulo, a base de dados é administrada pela assessora Sandra Brandão, conhecida como 'Google do Planalto' por proporcionar rapidamente informações durante os debates presidenciais de 2014.
No encontro a secretária da pasta, Fernanda de Cássia Aguiar, ressaltou a importância dos garis, que com seu trabalho, mantém a cidade limpa e organizada
O secretário de Saúde, Werther Brandão, destacou que o trabalho do gari necessita da parceria com a comunidade
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária, realizou na manhã desta segunda-feira, 15, uma confraternização com os garis da cidade pela passagem do seu dia. O café da manhã aconteceu no Viveiro Municipal, no bairro Santa Cruz.
No encontro a secretária da pasta, Fernanda de Cássia Aguiar, ressaltou a importância dos garis, que com seu trabalho, mantém a cidade limpa e organizada “Obrigada pelo empenho e dedicação de cada um de vocês. Todo o cidadão tem o dever de respeitá-los e colaborar com o seu trabalho. Eu sei que apesar das dificuldades encontradas no dia-a-dia, vocês exercem a profissão com muita dignidade e comprometimento em deixar a cidade limpa e um lugar melhor para se viver”.
O secretário de Saúde, Werther Brandão, também prestigiou a homenagem. Para o secretário esse é um dia muito importante que merece ser comemorado. “O lixo deve receber uma triagem antes de ir para a lata de lixo. Vidros, objetos cortantes ou qualquer coisa que bote em risco a segurança de uma pessoa devem ser embalados ou colocados em caixas com identificação do material”, disse, destacando que o trabalho do gari necessita da parceria com a comunidade.
A palavra “gari” vem do nome de Pedro Aleixo Gari que, durante o Império, assinou com a Corte Brasileira o primeiro contrato de limpeza urbana no Brasil. Aleixo costumava reunir no Rio de Janeiro, funcionários para limpar as ruas após a passagem de cavalos, o que nessa época era muito comum. Os cariocas se acostumaram com esse trabalho e sempre mandavam chamar a "turma do Gari" para executá-lo. Aos poucos e de tanto repeti-lo, a população associou o sobrenome de Aleixo Gari aos funcionários que cuidam da limpeza das ruas. Assim, o nome gari se espalhou para o restante do País.
Dicas para colaborar com o trabalho dos garis:
- Evite colocar excesso de lixo dentro de um mesmo saco para que não rasgue ao ser carregado para o caminhão;
- Não jogue lixo na rua;
- Utilize sempre recipientes adequados para descarte;
- Coloque cacos de vidro e objetos cortantes dentro de caixas de papelão e embrulhe pedaços de vidros, seringas e objetos pontiagudos ou cortantes, de forma que não representem riscos ao coletor.
Em discurso, prefeito Humberto Santa Cruz comemorou o sucesso do projeto Ação na Praça
O secretário de Saúde, Werther Brandão, também prestigiou o Ação na Praça do Mimoso II
Ação na Praça contou com demonstrações de patins, skate e bike
A aula de zumba animou o público presente na Praça do M2
O Projeto Ação na Praça esteve no Mimoso II neste final de semana. Com muita atividade física e lazer, a ação aconteceu na Praça do M2, ao lado da Academia da Saúde, das 16h às 20h. A ação contou com demonstrações slackline, skate, patins e bike, aulas de zumba e apresentação de street dance.
O prefeito Humberto Santa Cruz prestigiou o evento ao lado da primeira dama e Secretária de Trabalho e Assistência Social, Maira de Andrada e do secretário de Saúde, Werther Brandão.
A programação desta segunda etapa do projeto continua no dia 29 de maio na Praça do Onero Costa, no bairro Santa Cruz; 05 de junho, na Praça da Cidade Universitária; no dia 12 de junho no Residencial Sol do Cerrado e no dia 19 de junho na Praça do M3, no bairro Mimoso III.
O projeto Ação na Praça é idealizado pelo professor Henderson Aires, do Projeto Skate em Ação em parceria com a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.
16
Mai / 2016 |
Promoção Semanal do Atac. e Distribuidor Santo Antonio |
16
Mai / 2016 |
Festa da Colheita 2016! |
16
Mai / 2016 |
AVIVALEM - Cruzada Evangelistica |
A presidente afastada Dilma Rousseff (PT) pretende repetir o gesto do ex-presidente Fernando Collor e renunciar antes de o Senado iniciar seu julgamento. Segundo o colunista Cláudio Humberto, do site Diário do Poder, afirma que uma fonte petista diz que a renúncia passou a ser considerada após a aprovação da admissibilidade do impeachment no Senado por 55 votos favoráveis e 22 contrários. Para condená-la, 54 votos bastam. A ideia seria fazer o caminho do ídolo Leonel Brizola, disputando o governo gaúcho ou o do Rio de Janeiro.
Confirmada a fortíssima possibilidade de impeachment, Dilma ficará inelegível por oito anos. A renúncia preservaria sua elegibilidade.
Dilma manterá estratégia de se vitimizar, repetindo à exaustão o discurso de “golpe” e mantendo mobilizada o que imagina ser sua militância.
A prioridade de Dilma seria disputar o governo do Rio Grande do Sul, onde se radicou. E foi até secretária estadual.
No caso de Collor não deu certo: na ocasião, o Senado ignorou a renúncia e decidiu manter o julgamento, aprovando o impeachment.
16
Mai / 2016 |
Motivacional! |
A nova marca do governo federal foi escolhida às vésperas do afastamento de Dilma Rousseff. Segundo a Folha de S. Paulo, duas opções foram apresentadas a Michel Temer, sua esposa, Marcela, e o filho do casal, Michelzinho. E foi a opinião do menino de sete anos que definiu a escolha. "Quando entrou na sala, ele olhou e falou 'que lindo', com uma expressão de criança mesmo, verdadeira e emocional. Se uma criança gosta, é porque a gente tem algo puro, tem algo bom na mão. Foi o Michelzinho quem escolheu a marca", relatou Elsinho Mouro, publicitário do PMDB responsável pelo desenho. Mesmo com a presença de um detalhe em vermelho na logomarca do PMDB, a identidade visual do novo governo não apresenta a cor. Ainda em entrevista à Folha de S. Paulo, Mouco explica que a esfera azul faz referência ao céu brasileiro. "O doutor Michel queria uma marca límpida, clara, simples como ele é", disse o publicitário.
O presidente interino Michel Temer disse que vai destinar funções na área social para sua esposa, Marcela, caso o afastamento da presidente Dilma Rousseff seja confirmado. Em entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo, o peemedebista afirmou que ela tem "muita preocupação com as questões sociais". "Se acontecer alguma coisa que leve a, digamos, ocupar a Presidência da República, ela virá para desenvolver toda a área social. Ela vai trabalhar intensamente", afirmou. Marcela e o filho do casal, Michelzinho, estavam no Palácio do Jaburu durante a entrevista, mas não saíram da área íntima da residência oficial. Enquanto a entrevista foi ao ar na noite deste domingo, Salvador registrou penelaço e apitaço.
16
Mai / 2016 |
Cantor Cauby Peixoto morre em São Paulo aos 85 anos |
O cantor Cauby Peixoto morreu na noite deste domingo (15) aos 85 anos. A assessoria de imprensa do artista confirmou que a causa da morte foi uma pneumonia. Ele estava internado no hospital Sancta Maggiore, na cidade de São Paulo, desde o dia 9 de maio. A página oficial do cantor no Facebook confirmou a notícia. "Com muita dor e pesar informamos aos amigos e fãs que nosso ídolo Cauby Peixoto acaba de falecer as 23:50 do dia 15 de maio. Foi em paz e nos deixa com eterna saudades. Pra sempre Cauby!", disse a mensagem. Ele estava em turnê pelo Brasil com o show '120 Anos de Música', acompanhado de Ângela Maria. A sua última apresentação aconteceu no último dia 3 de maio, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
A 4ª turma do STJ decidiu, nesta semana, que o Banco Santander deverá confeccionar em braile todos os documentos necessários para atendimento de clientes com deficiência visual. O recurso teve origem em ação coletiva ajuizada na justiça de primeiro grau pela Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (Afac). A justiça estabeleceu um prazo de 90 dias para adoção das medidas, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.
A sentença obriga o banco a confeccionar em braile os contratos de adesão e demais documentos fundamentais para a relação de consumo; enviar extratos mensais impressos em braile para os clientes com deficiência visual e desenvolver cartilha para seus funcionários com normas de conduta para esse tipo de atendimento. A decisão havia sido tomada anteriormente no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, mas com multa diária de R$ 50 mil e indenização de R$ 500 mil à uma fundação de amparo aos deficientes.
O Santander interpôs recurso no STJ alegando ausência de previsão legal na medida e que cabia ao Conselho Monetário Nacional estabelecer como deveriam ser prestadas as informações no padrão da escrita braile. O relator da matéria Luis Felipe Salomão invocou o princípio da dignidade da pessoa humana e citou normas que asseguram tratamento igualitário, acessibilidade, inclusão social e autonomia. ““A não utilização do método braile durante todo o ajuste bancário levado a efeito com pessoa portadora de deficiência visual, impedindo-a de exercer, em igualdade de condições com as demais pessoas, seus direitos básicos de consumidor, consubstancia, além de intolerável discriminação e evidente violação dos deveres de informação adequada, vulneração à dignidade humana da pessoa deficiente”, colocou ele na sentença. A medida vale para todo território nacional.
O cofre da agência bancária do Banco do Brasil do município de Santana, no sudoeste do estado, foi explodido por uma quadrilha na madrugada deste sábado (14). Segundo informações do portal G1 Bahia, a ação aconteceu por volta das 2h. A polícia informou que o grupo disparou para o alto, enquanto parte dos assaltantes entrou na agência com os explosivos.
A quadrilha fugiu levando reféns, após cerca de 40 minutos, mas não há detalhes sobre como as vítimas foram capturadas. Os reféns foram liberados a cerca de 3 quilômetros da cidade. Ninguém ficou ferido. A Polícia Militar realizou buscas na região, mas nenhum suspeito foi localizado.