Entrega da chave da máquina retroescavadeira para fomento do Projeto de Piscicultura no Assentamento Rio de Ondas
Segundo o vice-prefeito Marcos Alecrim a retroescavadeira será usada para abertura de novos tanques
O vice-prefeito Marcos Alecrim entregou na manhã deste sábado, 19, na Vila II, do Assentamento Rio de Ondas, uma máquina retroescavadeira para fomento do Projeto de Piscicultura. O equipamento é fruto de uma emenda parlamentar do Deputado Federal, Marcio Marinho. Também participaram da entrega os secretários de Agricultura, Carlos Koch e Infraestrutura, Fábio Lauck, além do Deputado Estadual, Sidelvan Nóbrega e do vereador, Deusdete Petronilo.
Segundo o vice-prefeito Marcos Alecrim a retroescavadeira será usada para abertura de novos tanques. “Vamos utilizar esse equipamento para abrir tanques estruturados e que estejam dentro das condicionantes do cultivo de peixes”, disse. O Deputado Federal Marcio Marinho, que esteve persente no lançamento do Projeto de Piscicultura no Assentamento, foi taxativo em destacar a importância que a máquina entregue terá para a comunidade. “Espero que esse equipamento seja útil e contribua para a dignidade e geração de renda de cada família assentada”, disse Marinho.
O Projeto de Piscicultura aguarda prevê ainda a conclusão das obras de Unidade de Beneficiamento e Abatedouro de Peixe, Construção de Fábrica de Farinha e de Fábrica de Ração. No início deste mês de março, o prefeito Humberto Santa Cruz oficiou a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Kátia Abreu sobre o andamento do convênio junto ao MAPA. “Todos os projetos foram aprovados e o município atendeu a todas condicionantes do Ministério, apresentando Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental”, disse o prefeito Humberto Santa Cruz, ratificando que atualmente as obras estão paralisadas, aguardando liberação das demais parcelas do convênio.
Também tramitam junto ao MAPA propostas de convênio para a aquisição de um caminhão baú frigorífico para o desenvolvimento da logística pesqueira no município; implantação de unidades demonstrativas de aquicultura e aquisição de aeradores, kit de análise d´água e tanques para o município de Luís Eduardo Magalhães.
22
Mar / 2016 |
Projeto Ação na Praça chega ao bairro Jardim Paraíso |
Para o prefeito Humberto Santa Cruz, o projeto além de levar as famílias para a praça proporciona atividades físicas de qualidade para a população
A atividade que contou com o maior envolvimento dos moradores foi o CrossFit
O quarto domingo do Projeto Ação na Praça levou muita atividade física e lazer para a Praça Albano Pedro Lauck, localizada no bairro Jardim Paraíso. Os moradores e visitantes puderam conferir apresentações artísticas, praticar diversas atividades físicas como o Slackline, além de dançar no ritmo da zumba. As crianças e adolescente se divertiram com a barraca do bambolê e com o circuito de skate montado na praça.
A grande novidade que o projeto levou para a praça desta vez, e, que contou com o maior envolvimento dos moradores foi oCrossFit, atividade física sensação do momento. Todas as atividades foram monitoradas por instrutores do Ação na Praça.
Para o prefeito Humberto Santa Cruz, o projeto além de levar as famílias para a praça proporciona atividades físicas de qualidade para a população. “O projeto está cumprindo seu principal papel, que é levar as famílias para curtirem as praças da nossa cidade e praticar exercícios físicos, fundamentais para a manutenção da nossa saúde”.
O último dia da ação acontece na quarta-feira, 30, data em que se comemora o 16º aniversário de emancipação política de Luís Eduardo Magalhães, a partir das 16h na Praça dos Três Poderes.
Também prestigiaram o evento a primeira-dama e secretária de Trabalho e Assistência Social, Maira de Andrada Santa Cruz, o secretário de Saúde, Werther Brandão e representando o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Marcos Alecrim, o gerente de Lazer, Weder Nogueira.
Para retirada de vazamento em reservatório, a Embasa vai suspender temporariamente o abastecimento amanhã, quarta-feira (23) a partir das 8h. Serão afetados os imóveis localizados nos bairros Mimoso I, Mimoso II e Setor M3.O fornecimento será gradativamente retomado após a conclusão do serviço, prevista para às 14h do mesmo dia. A interrupção é pontual não deverá afetar os imóveis que contam com reservação adequada às necessidades diárias de consumo dos seus moradores.
Recomenda-se, no entanto, que a população destes bairros, durante este período, utilize a água reservada sem desperdícios priorizando as atividades básicas. Os demais bairros de Luís Eduardo Magalhães não serão afetados. Em caso de dúvidas, os moradores podem entrar em contato no (77) 3628 2445 ou 0800 0555 195.
22
Mar / 2016 |
Acadêmicos de Enfermagem da FASB participam de treinamento sobre Atendimento Pré-Hospitala |
O curso de Enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) promoveu na manhã desta quinta-feira (17) um treinamento sobre Atendimento Pré-Hospitalar (APH) ao Politraumatizado. Cerca de 20 acadêmicos do 5º semestre do curso de Enfermagem da instituição receberam noções básicas de atendimento de urgência fora do âmbito hospitalar visando a manutenção da vida ou a minimização das sequelas das vítimas de acidentes. Na oportunidade foram demonstradas técnicas com o uso de equipamentos como reanimador ventilatório, colar cervical e maca para o transporte da vítima.
O instrutor de Atendimento Pré Hospitalar e enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), José Henrique Ricardo da Silva, foi o responsável por ministrar o curso. Segundo ele, esta foi uma oportunidade de trazer noções básicas como o uso de equipamentos e recursos materiais e humanos para prestar a melhor assistência ao acidentado antes de ser direcionado ao hospital. “Foi um treinamento que pode despertar o interesse dos acadêmicos que queiram futuramente se aprofundar”, explica.
Hebert Regis – (77) 9.9978 0913 ou hebert@araticum.jor.br
Nádia Borges – (77) 9.9115 8050 ou nadia@araticum.jor.br
Uma ampla rede integrada por um laboratório central, em Salvador, 13 laboratórios regionais, em cidades do interior, e 470 laboratórios locais, que funcionam nas estações de tratamento de água (ETA) ou nos escritórios municipais da empresa, forma a estrutura que monitora 16.250 pontos de coleta distribuídos em mananciais, captações de água, ETAs, poços, reservatórios e redes distribuidoras, sendo que 750 estão em Salvador e Região Metropolitana e outros 15.500 distribuídos nos 366 municípios baianos atendidos pela Embasa na Bahia.
No dia 14 de março, o funcionário Valquimedes Ramos coletou amostras de água em pontos da rede dos bairros de Pirajá, Campinas de Pirajá e Dom Avelar, apenas algumas das cerca das 5 mil amostras que o laboratório central costuma receber, por mês, de bairros da RMS. Juntos, os laboratórios da Embasa realizam uma média anual de 3,7 milhões de análises de amostras, garantindo a 11,6 milhões de baianos água dentro dos padrões de potabilidade estabelecidos pela portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde.
“Técnicos da Embasa analisam parâmetros como cor, turbidez, pH, coliformes, metais, toxinas, proporções de flúor e de cloro, produtos químicos que devem estar presentes na água distribuída. A freqüência das análises varia de acordo com o parâmetro analisado, podendo ser de duas em duas horas, diárias, mensais e até semestrais”, detalha Fabrício Aleluia, gerente do laboratório central da Embasa.
Tecnologia avançada
Para a detecção de substâncias nocivas à saúde, em proporções menores do que um milionésimo de grama por litro, a empresa recorre a tecnologia avançada disponível no mercado. Uma das mais recentes aquisições do laboratório central foi o cromatógrafo líquido, que amplia a capacidade de identificação, na água tratada, de compostos derivados de petróleo e de agrotóxicos. “Com o novo equipamento, que representou um investimento de R$ 1,4 milhão, podemos encontrar concentrações desses compostos mais baixas do que os valores máximos permitidos pela legislação, possibilitando à Embasa a antecipação das ações necessárias para garantir a manutenção dopadrão de qualidade da água”, destaca o gestor.
O resumo mensal dos resultados das análises é incluído na conta de água enviada mensalmente ao usuário, contemplando todos os parâmetros de potabilidade presentes no relatório anual do consumidor. Por meio deste relatório, a Embasa garante ao usuário o direito à informação sobre a qualidade da água distribuída, em atendimento ao decreto federal n° 5.440/2005. Outros relatórios são enviados mensal e semestralmente a órgãos de controle ambiental nos municípios e também à Vigilância Sanitária, ligada à Secretaria Estadual de Saúde, à Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) e ao Ministério da Saúde.
Mas o usuário do serviço de abastecimento de água também deve fazer a sua parte para preservar a qualidade da água, lavando os reservatórios internos dos imóveis a cada seis meses. “De acordo com a legislação vigente, a responsabilidade da Embasa é fornecer água até o ponto de entrega, ou seja, o hidrômetro”, explica o biólogo. Caso perceba alguma alteração na água, o usuário deve reportar a situação ao teleatendimento 0800 0555 195 ou à central de serviços no site da empresa (www.embasa.ba.gov.br). Em situações desse tipo, o laboratório central é chamado para coletar amostras e realizar análises no intuito de descobrir o que pode estar causando a alteração e se ela representa risco à saúde das pessoas.
Mudança na composição da água pode acontecer quando ocorre a retomada do abastecimento após uma interrupção temporária. Se a rede distribuidora for antiga, partículas de minerais presas nas tubulações podem se soltar com a força da água durante o processo de recarga da rede. A incidência de fortes chuvas também pode alterar a qualidade da água, em algumas regiões, pois minerais presentes no solo são carreados pelas águas pluviais até o manancial e causam impactos no tratamento.
“Embora essas substâncias não representem risco à saúde da população, elas mudam a aparência da água, modificando cor, sabor ou cheiro, e geram desconforto aos usuários. Por isso, logo que as alterações são identificadas, a empresa adota medidas operacionais corretivas”, conta Fabrício.
Soluções eficientes
Os laboratórios da empresa também se valem de soluções eficientes e de baixo custo para o controle da qualidade, como o método do substrato cromogênico. “Trata-se de um método prático e rápido que permite a detecção, na mesma análise, dos coliformes como um todo e do Escherichia coli (E. coli), em particular”, resume a química Juliana Amaral, do laboratório regional de Vitória da Conquista. Em forma de pó, o substrato cromogênico, em reação com os coliformes, gera uma cor amarelada nas 24 horas seguintes à incubação e homogeneização da amostra. Para determinar a presença do E. Coli, basta submeter a amostra já amarelada a iluminação ultravioleta dentro de uma câmara escura. “Se ocorrer fluorescência é porque há presença do E. Coli”, conclui Juliana. Um sachê do substrato cromogênico custa apenas R$ 6. A aplicação do método, em toda a Embasa, representa uma economia de R$ 1,2 milhão por ano à empresa.
22
Mar / 2016 |
Nota de Esclarecimento |
A Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito de Luís Eduardo Magalhães esclarece que é proibida a cobrança de taxa de estacionamento em quaisquer vias e/ou áreas que sejam públicas no município. Nenhuma empresa (pessoa jurídica) ou física está autorizada a prestar este serviço na cidade.
A Secretaria Municipal também recomenda que o morador não estimule esta atividade no município, recompensando o indivíduo que pratica a atividade de forma clandestina.
O morador que se sentir lesado ou perceber a cobrança indevida sendo realizada em alguma via ou área pública pode denunciar o fato junto a Delegacia de Polícia pessoalmente ou através do telefone (77) 3628 9541.
22
Mar / 2016 |
Prefeito recebe Diretoria do Sindicato dos Professores |
O prefeito Humberto Santa Cruz recebeu na manhã desta segunda-feira, 21, em seu gabinete, representantes do Sindicato dos Professores de Luís Eduardo Magalhães (Sinprolem) para tratar sobre as reivindicações da categoria. O secretário de Governo, Renato Faedo, também participou da reunião.
Durante o encontro, o presidente do Sinprolem, Alcindo André Kunz, solicitou um prazo para apresentação do índice de reajuste dos profissionais da educação.
O prefeito Humberto marcou uma nova reunião para o próximo dia 1º, enfatizando que a sua equipe está realizando um detalhado estudo de impacto financeiro na folha de pagamento para definir o percentual que poderá ser concedido este ano.
As demais reivindicações também receberam a atenção devida por parte do prefeito, que se comprometeu a estudá-las. Humberto Santa Cruz fez questão de destacar a forma democrática e respeitosa do encontro.
Com o auditório do Hotel Solar lotado no ultimo sábado 18,03, em Luís Eduardo Magalhães , a Juventude do Partido Republicano Brasileiro (JPRB BAHIA) realizou seu I Encontro Regional do PRB Juventude, sob o tema: “Participação e Juventude: A participação juvenil nos espaços públicos e de políticas sociais.”
O evento foi marcada pela presença do Deputado Federal Márcio Marinho, Deputado Estadual Sildevan Nóbrega, Coordenador Estadual do PRB Juventude Gilberto Barreto, Vereador Deusdete Petronílio, Renato Faedo Secretário de Governo representando o Prefeito Humberto Santa Cruz, do Secretário de Infraestrutura Fábio Lauck e do Vice-Prefeito, Secretário da Juventude, Esporte e Lazer e Presidente do PRB de LEM Marcos Alecrim. Entre outras autoridades que prestigiaram o evento.
Vice-Prefeito Marcos Alecrim iniciou o evento agradecendo a todos presentes no auditório, agradeceu ao DeputadoO Márcio Marinho e ao Deputado Estadual Sildevan Nóbrega, pelo inúmeros trabalhos prestados em prol do município de Luís Eduardo Magalhães.
Em um breve discurso o Deputado Estadual Sildevan Nóbrega falou aos jovens no auditório, para o Deputado Estadual: ” Ser Jovem é você sonhar com o futuro.”
E para finalizar, deixou seu recado. Não olhe para o lado ruim da política, mas olhe para o futuro do nosso país, vamos acreditar nesse país, que é um país jovem, de uma democracia jovem, que acredita no seu povo.”
O Deputado Federal Márcio Marinho falou sobre o projeto de piscicultura no município de Luís Eduardo Magalhães, projeto esse, que tem como um dos principais responsáveis o Vice-Prefeito Marcos Alecrim.
O Deputado Federal citou também, a importância da juventude na política. “A gente vem aqui hoje e vê vocês, jovens, acreditando que é possível fazer política descente no país.”
Durante o seu discurso deixou aparente sua indignação com a má utilização dos cargos eletivos. “O que nos entristece é que as pessoas que um dia estiveram à frente das trincheiras, lutando pela democracia participativa, hoje estão dando péssimo exemplo para a juventude.” Terminou suas palavras dizendo. “Quero estar no apoiamento para fazer com que esse espírito determinado possa estar em cada jovem, lutando para que a partir desse ano possamos eleger vereadores jovens comprometidos com o futuro do país”.
21
Mar / 2016 |
PESSOA BEM RESOLVIDA! |
Luís Eduardo Magalhães está situada numa região que é responsável por 60% da produção de grãos do estado, com uma renda per capita que figura entre as maiores do Brasil. É também considerada a capital do MATOPIBA, última fronteira agrícola reconhecida pelo governo federal, a região compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e é exportadora de soja, milho, algodão e café.
Apesar de basear maciçamente sua economia no setor primário Luís Eduardo tem hoje um parque industrial considerável, composto por grandes empresas, inclusive quase vinte multinacionais. É também sede de eventos de grande porte do setor de agronegócio, como a Bahia Farm Show, terceira maior feira de tecnologia agrícola do país.
O município é também um das mais fortes economias do estado. De acordo com o IBGE a cidade já ocupa a oitava posição no ranking das maiores economias da Bahia. Para se ter uma ideia do crescimento econômico, segundo dados do IBGE, o PIB do município era de R$ 996.983,00 em 2004 e atingiu o valor de R$ 3.560.633,00 em 2012, um crescimento de R$ 357% em apenas sete anos.
A cidade multiplicou a sua população. Do ano 2000, quando se emancipou de Barreiras até os dias atuais, a localidade mudou totalmente. Em nada lembra os tempos em que era o povoado de Mimoso do Oeste. De lá para cá, a população deu um salto. Na emancipação eram 18 mil habitantes. No último Censo demográfico realizado em 2010 eram exatamente 60.105 habitantes e hoje a população estimada pelo instituto é de 79162.
A cidade também cresceu no comércio, nos últimos anos empresas do setor varejista de móveis e eletrodomésticos se instalaram na cidade, além da grande variedade de lojas de roupas, calçados e também do setor de serviços. Os dados mais atualizados são de 2013. Segundo o IBGE, onde LEM aparece com 2907 empresas registradas, 15870 pessoas trabalhando com carteira assinada e o salário médio é de 2,1 salários mínimos.
Outro aspecto do crescimento e desenvolvimento do município é o Índice de Desenvolvimento Humano, medida importante concebida pela ONU (Organização das Nações Unidas) para avaliar a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico de uma população. A cidade já possui o quarto IDH da Bahia, 0,716, maior que o de cidades maiores como Itabuna e Feira de Santana ambas com 0,712.
Recentemente Luís Eduardo foi eleita a 5ª melhor cidade para se viver na Bahia, de acordo com o Índice Firjan, Federação das Indústrias do Rio de Janeiro atingindo o IFDM de 0,7328.
O IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – é um estudo do Sistema FIRJAN que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego e renda, Educação e Saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.
21
Mar / 2016 |
Prefeito prestigia formatura da UNOPAR |
A formatura contou com mais de 200 formandos
O prefeito Humberto Santa Cruz foi o paraninfo da formatura da UNOPAR realizada no sábado, 19, no Quatro Estações Hall de Luís Eduardo Magalhães. A formatura contou com mais de 200 formandos, dos cursos de Administração, Analise de Sistema, Ciências Contábeis, Estética, Gestão Ambiental, Recursos Humanos, Gestão Hospitalar, Letras, Logística, Marketing, Serviço Social, Pedagogia, Processos Gerenciais e Segurança do Trabalho.
Considerada como a maior universidade de Ensino à Distância do país, atualmente, somente no polo de Luís Eduardo Magalhães, a UNOPAR conta com mais de 2 mil alunos. Recentemente, tendo conseguido oferecer os cursos de graduação em Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica na cidade.
Na condição de padrinho dos formandos Humberto aconselhou a todos que jamais abram mão de continuar aprendendo
“Desejo sucesso a todos vocês que estão se formando hoje, parabenizo aos pais e familiares, por serem corresponsáveis por essa conquista e a essa universidade por promover esse importante momento”, observou o prefeito. Na condição de padrinho dos formandos Humberto aconselhou ainda a todos que jamais abram mão de continuar aprendendo. “Atuem com ética, pois a integridade e honestidade valem muito mais do que qualquer recompensa”, pontuou.
Sob alegação de que o feto gerado apresenta microcefalia associada a alterações do sistema nervoso central, o juiz Leonardo Fleury Curado Dias, da 4ª vara Criminal de Aparecida, em Goiânia (GO), indeferiu o pedido de uma mãe para interromper a gravidez de, aproximadamente, 27 semanas. Segundo o site Migalhas, o juiz defendeu que a análise do pedido deve ser feita de forma cautelosa e de acordo com os parâmetros legais porque "questões que abrangem o tema do aborto são tempestuosas e vem sempre à tona a repugnância ética pelo procedimento, que é considerado um ato atentatório contra a vida".
Para o juiz, o caso em análise não foi comprovado como risco de morte para a mãe ou sentimental quando resultante de estupro, nem o feto reconhecido como anencéfalo, portanto, a interrupção da gravidez seria um crime de aborto, conforme o Código Penal. "Pelo que consta da documentação juntada, não é possível concluir que o caso traz sérios riscos de vida à gestante ou à criança. Constata-se, de fato, que há a microcefalia e outras alterações a serem esclarecidas, porém, não podem estas alterações, não esclarecidas, servir de base para autorizar o pedido, muito menos pela microcefalia, em que haverá vida após o parto, ressalvadas dificuldades cognitivas, motoras e de aprendizado do recém-nascido", justificou.
Diante dos laudos apresentados no processo, o juiz concluiu que a alegação da mãe de que esteja carregando "dentro de si feto sem qualquer chance de sobrevivência" não é válida. "Ressalto que não está em discussão o direito da gestante e, sim, o do nascituro. Entretanto, não se nega os transtornos advindos à mãe, o sofrimento e a dor que, provavelmente, a acompanharão durante toda sua existência. Contudo, a vida, por menor que seja e de que forma for, deve ser preservada", concluiu.
21
Mar / 2016 |
Promoção Semanal do Atac. e Distribuidor Santo Antonio |
Não é qualquer pessoa que consegue chegar aos 100 anos de vida. Nada mais justo do que o clima de festa que tomou conta da cidade de Cláudio, em Minas Gerais, neste sábado (19), na celebração do centenário das irmãs gêmeas Cecília e Júlia Gonçalves, mais conhecidas como Cilinha e Julinha. A comemoração foi iniciada na quinta-feira (17), dia do aniversário, quando foi realizada uma missa seguida de um café para convidados. "Na sexta-feira nós começamos os preparativos para a festa de hoje.
Queríamos mesmo que fosse um evento muito especial. Mais de 300 pessoas passaram para parabenizar minha mãe e minha tia e sem dúvidas todos nós temos orgulho da idade das duas e de como elas chegaram até aqui", contou Lúcia Gonçalves Mitre, filha de Julinha.
Para as duas irmãs, o segredo da longevidade é a fé em Deus. "Passou rápido, parece um sonho", afirmou Cilinha orgulhosa de sua idade. A história de vida das irmãs chegou até mesmo a virar livro, escrito pelos próprios familiares. Ainda muito lúcidas, as irmãs disseram que sempre foram donas de casa e cultivaram muitas tradições de família. Durante a infância, elas não viveram na mesma casa, já que Cilinha foi morar com a avó. Ainda assim, as duas sempre foram muito unidas. "Elas sempre tiveram muito contato, foi minha bisavó que quis ficar com a minha mãe", afirmou Lúcia. Julinha hoje tem 12 filhos, 33 netos, 50 bisnetos e uma tataraneta. Já Cilinha tem 14 filhos, 25 netos e 20 bisnetos.
21
Mar / 2016 |
Brasil: Jornal britânico sugere renúncia ou novas eleições para evitar retorno da ditadura |
O jornal britânico The Observer, versão dominical do The Guardian, afirmou em editorial neste domingo (20) que a renúncia da presidente Dilma Rousseff é necessária, caso "ela não consiga restabelecer a calma" no país. "Uma preocupação óbvia é que esses protestos (contra e pró-governo), se saírem do controle, poderiam degenerar em violência desenfreada e no risco de intervenção pelas Forças Armadas", diz o jornal em editorial intitulado "A visão do Observer para o Brasil".
No texto, é citada também a possibilidade de convocação de novas eleições. "A democracia brasileira, restaurada em 1985 depois de 20 anos de ditadura militar, não chega a ser uma planta tão robusta que não possa ser desenraizada novamente por uma combinação de fracasso político e emergência econômica. O dever de Dilma é simples: se ela não pode restabelecer a calma, tem de convocar novas eleições - ou sair". No entanto, como explicou o cientista político Rafael Cortez, em entrevista à BBC, Dilma não tem o poder de convocar novas eleições em um sistema presidencialista como o brasileiro.
"O mecanismo institucional para a convocação de novas eleições aqui seria ou uma renúncia coletiva da presidente e do vice (Michel Temer) ou a cassação da chapa (Dilma-Temer) por uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em função de irregularidades na campanha. Talvez tenha havido alguma confusão com o sistema parlamentarista", afirmou. O jornal ainda ressaltou a série de problemas enfrentada pelo Brasil meses antes da Olimpíada 2016.
"Por coincidência ou não, uma série de problemas sérios do país estão se agravando aos olhos do público", completa ao citar a recessão econômica, a crise política, o surto de zika, e o "alto índice de criminalidade em cidades como o Rio". Essas questões, para a publicação, podem "tirar um pouco do brilho" do evento esportivo.
21
Mar / 2016 |
PRA VOCÊ >> EXPOLEM << COM VOCÊ |
19
Mar / 2016 |
Pegadinha:) |
O Banco Central anunciou no início da noite desta sexta-feira (18) a realização de uma operação de swap cambial reverso na próxima segunda-feira (21). Serão ofertados, de 12h10 às 12h20, até 20 mil contratos com vencimento em 1º de julho de 2016. O resultado da operação será divulgado a partir das 12h30. No swap cambial reverso, o BC assume a posição de vendedor. Após consulta aos dealers, o BC percebeu que havia demanda por essa operação no mercado financeiro.
O Broadcast apurou que a intenção da autoridade monetária com esses leilões é administrar a sua posição de swap. O estoque do BC de swap cambial atualmente é de US$ 108 bilhões. De 2013 a 2015, o BC proporcionou ao mercado um programa de ração diária, oferecendo leilões de swap tradicional aos agentes. Em março de 2015, o BC suspendeu essa oferta diária e tentou diminuir sua posição nos meses seguintes. Como houve avaliação de que essa tentativa de diminuir o estoque estava gerando mais volatilidade ao mercado, o BC recuou. As operações de reverso que começarão agora tendem a neutralizar parte dos estoques da instituição. A última vez que o BC fez uma operação nesse sentido, em que está na ponta vendedora, foi há quatro anos.
19
Mar / 2016 |
VIVO e Governo da Bahia apesentam: Caravana da Música |