O prefeito da cidade mineira de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo (PSDB), foi flagrado no último sábado (17) em um bar que foi multado por desrespeitar medidas restritivas relacionadas à Covid-19. A resolução foi publicada após o governo de Minas avançar para a onda vermelha do Minas Consciente, plano que trata da retomada das atividades no estado.
Nas imagens divulgadas nas redes sociais, é possível ver pessoas desrespeitando o decreto, sem máscaras e em pé. O prefeito aparece com máscara no vídeo. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o estabelecimento foi autuado em R$ 6.007,50 no fim da tarde de sábado.
A assessoria de imprensa da prefeitura informou que a multa foi aplicada e será lavrada nesta segunda-feira (19). A resolução não permite o consumo de bebidas nem de alimentos fora das mesas. A assessoria também informou que não irá divulgar nota sobre a presença do prefeito no estabelecimento, uma vez que o mesmo estava em um “momento particular”.
A onda vermelha começou a valer no sábado em todo o Sul de Minas. A Prefeitura de Poços de Caldas divulgou nova resolução que libera a abertura de academias, de shoppings e de outros setores do comércio. Conforme o documento, para as atividades de restaurantes e lanchonetes, o horário de funcionamento é das 5h às 21h (segunda a sábado) e das 6h às 15h aos domingos.
Ainda segundo a prefeitura, fica determinada a manutenção da ocupação máxima de 40% dos estabelecimentos, com clientes exclusivamente sentados e mantendo o distanciamento de 2 metros quadrados entre as mesas. Todas as determinações de espaços que podem funcionar e dos que não podem funcionar estão disponíveis no site oficial da prefeitura.