A Polícia Civil do Rio de Janeiro realiza uma megaoperação na manhã desta sexta-feira (21), em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, para investigar o desaparecimento, há cinco meses, de três meninos. Até o momento, 15 traficantes foram presos por suspeita de envolvimento no caso.
Os amigos Lucas Matheus, de 8 anos, Alexandre da Silva, de 10, e Fernando Henrique, de 11, desapareceram em dezembro do ano passado, quando saíram para brincar em um campo de futebol no Complexo do Castelar.
A ação da polícia mira traficantes da região suspeitos de criar um “tribunal do tráfico”, em que condenam desafetos e moradores de outras regiões dominadas por facções rivais.
Ao todo, participam da operação cerca de 150 agentes da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense, da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e de outras delegacias. Há pelo menos 24 mandados de prisão a serem cumpridos e outras dezenas de busca e apreensão.
Segundo a investigação da Polícia Civil, o grupo alvo da operação é uma facção criminosa que comanda o tráfico na região onde os meninos sumiram. Eles são suspeitos de uma série de homicídios e roubos de veículos e cargas na Baixada Fluminense. Eles também são investigados por torturarem e expulsarem um morador, que tem esposa e quatro filhos, acusando-o falsamente pelo envolvimento no desaparecimento das três crianças.