O tradicional Dia Livre de Impostos (DLI) chega à sua 15ª edição este ano e está marcado para a próxima quinta-feira (27). Nesta data, lojistas, comerciantes e prestadores de serviços de todo o país oferecem descontos de até 70% sobre o preço normal.
A data foi criada como forma de protesto – e também de lucro -, para lembrar ao consumidor sobre a pesada carga tributária que o contribuinte e os empresários precisam arcar no Brasil para obter e fornecer serviços e bens.
Participam da iniciativa shoppings, centros comerciais e fornecedores de serviços. Entre os bens de consumo mais desejados estão eletrodomésticos, eletrônicos e prestação de serviços.
– O Dia Livre de Impostos nasceu para manifestar a insatisfação do brasileiro com a tributação abusiva que limita o poder de consumo da população, além de servir de freio para o crescimento econômico do país – diz o site da iniciativa.
O desconto só é possível porque neste dia os empresários arcam com todos impostos que recaem sobre o produto final. Isto significa que o consumidor paga apenas pelo produto, e não pelo custo de toda logística do bem.
– A proposta do DLI é promover uma data de conscientização para a população sobre as altas cargas tributárias pagas no país. E, como forma de materializar essa conscientização, todos os lojistas participantes comercializam produtos ou serviços isentos de impostos, arcando eles mesmos com os impostos descontados nesse dia – afirma o site.
Apesar de ser uma iniciativa com abrangência nacional, cada estado possui um percentual de tributação, o que impacta em sua capacidade de oferecer descontos.
Veja a lista completa de parceiros do Dia Livre de Impostos.