A Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães tem enfrentado uma situação inusitada, que vem prejudicando as ações da pasta. Pacientes marcam e confirmam a presença nos dias agendados, mas não comparecem na data.
A Secretaria cria toda uma logística, a partir de mutirões para exames e consultas com especialistas, e metade, ou mais da metade das pessoas não comparecem. Criando um transtorno para a equipe de saúde, e para quem realmente necessita do serviço.
No último final de semana, foram marcados 200 exames, e apenas 103 compareceram. Ou seja, 97 pessoas faltaram.
No sábado (22), dos 65 agendamentos na Policlínica Municipal, para pediatria, 25 pacientes não compareceram. O mesmo ocorreu com as consultas, ultrassom obstétrica e ultrassom geral. Dos 116, 27 não se apresentaram.
E esse tem sido um cenário comum, de acordo com a diretora de Regulação do Município, Sueli Kudora. “Temos o cuidado de agendar, confirmar com o paciente na véspera, mas mesmo assim, tem sido muito comum essas faltas”, lamentou.
A Secretaria de Saúde tem trabalhado no intuito de oferecer o melhor serviço e suprir a demanda reprimida, através dos mutirões. É importante que a população se comprometa com os dias e horários agendados, para não prejudicar quem realmente necessita dos procedimentos.