O auxílio viagem, concedido pela prefeitura de Salvador registrou crescimento de 64,5% no número de concessões, se comparado ao mesmo período de 2020. O benefício, administrado pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), visa garantir o retorno da população em situação de rua à cidade de origem.
“Esta ação ajuda a transformar a vida de pessoas em vulnerabilidade social, em especial nesse período da pandemia. Um momento no qual os cidadãos estão mais suscetíveis não apenas no sentido financeiro, mas também emocional. E estar perto dos seus é sempre um alento”, afirma o secretário da Sempre, Kiki Bispo.
Somente neste ano, foi investido um montante de R$11,5 milhões na concessão do projeto. Para receber o benefício é preciso apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, carteira de trabalho, cartão do SUS, carteira de reservista e título de eleitor.
Quem não tiver o documento, pode fazer a retirada, de forma gratuita, através dos SACs, Ministério Público, Defensoria Pública do Estado da Bahia, postos de saúde, Receita Federal e Tribunal Regional Eleitoral. O processo é orientado por técnicos de referência da Sempre.