Salvador atingiu a marca de 52% da população imunizada (com a dose única ou as duas doses) contra a Covid-19 nesta segunda-feira (13). A informação foi divulgada pelo prefeito Bruno Reis na manhã desta terça (14). O gestor informou, ainda, que a capital baiana está há 20 dias sem pacientes aguardando regulação nas UPAS (Unidade de Pronto Atendimento).
Durante a apresentação da Carteira Digital de Vacinação do município, no Teatro Gregório de Mattos (TGM), Bruno Reis também voltou a pedir que os "faltosos" procurem os pontos de vacinação para receberem as doses da vacina contra a Covid-19.
"Nós temos 80 mil pessoas acima de 18 anos e 30 mil pessoas entre 16 e 17 anos, portanto 110 mil pessoas, que não foram tomar a primeira dose. Estamos sem registro de aplicação. Nós temos pessoas que já tomaram a primeira dose e que podem tomar a segunda dose, e essa segunda dose nós já estamos aplicando Oxford e Pfizer para quem tem o cartão até o dia 10 de outubro. Estamos antecipando aí quase um mês as duas vacinas. Aquele cenário de parcialmente vacinados, são pessoas que hoje, 14 de setembro, estão com a segunda dose vencida: 120 mil pessoas. É um número expressivo", disse o prefeito.
"É fundamental que essas pessoas voltem para tomar a segunda dose. Os números estão caindo, ontem não tivemos registros de óbitos, estamos hoje com 25% de ocupação de leitos de UTI, mesmo a prefeitura e o governo tendo desmobilizado um número significativo de leitos, todos os dados estão caindo", acrescentou o gestor.