Quando a cerimonialista Jô Castro deu início à cerimônia de abertura da terceira edição do MMAD - Mostra de Moda, Arte e Design a emoção foi grande, mas o trabalho estava somente começando. Poucas pessoas que participam da mostra sabem do longo tempo e esforço investidos para que ela seja realizada. Para o MMAD acontecer são necessários seis meses de planejamento, contatos, organização e captação de recursos. E acreditar verdadeiramente na transformação cultural que LEM pode vivenciar ao apoiar eventos como esse é fundamental. Na reta final, os derradeiros 30 dias antes do MMAD, as noites insones e o trabalho intenso chegam ao seu ápice. São tantos detalhes e tantas pessoas envolvidas que não teria como ser diferente.
Nesta edição, somente de profissionais envolvidos diretamente com as palestras, oficinas, shows, desfiles, exposições artísticas e apresentações culturais foram mais de 100. Na equipe de apoiadores, patrocinadores e produção, soma-se mais 80. Tudo isso coordenado pela dupla Dávila Kess e Mônica Zanotto, da Agência Immagine, idealizadoras e realizadoras do MMAD. Tanta entrega, paixão e comprometimento com o evento tiveram sua recompensa: o MMAD entrou, oficialmente, para o calendário cultural da cidade, segundo a chefe de gabinete Rosa Stahlke, que representou o prefeito Humberto Santa Cruz na abertura oficial do evento. Além de Rosa, participaram da abertura também Carlos Koch e Marli Cenci, nomeados padrinhos do MMAD pela sua contribuição inestimável e apoio irrestrito ao projeto desde quando ele era só uma ideia; Rafael D’Agostini, representando a presidente do Sindicato Rural, Carminha Missio; e o presidente da Associação dos Jovens Empreendedores de LEM, Elio Ramom Souza. Todos peças-chaves para que esta edição acontecesse.
Iniciando como um projeto independente, em três anos o MMAD cresceu e se consolidou como o maior evento multicultural de Luís Eduardo Magalhães. E isso só foi possível pela contribuição e confiança de todos os parceiros dessas três primeiras edições. "O MMAD é a primeira mostra de moda, arte e design da região oeste da Bahia, com o objetivo de se tornar um ponto de encontro entre criativos e público, fomentando a cultura local e ajudando a criar a identidade cultural da nossa cidade", afirmaram as realizadoras. Mais de 1500 visitantes adquiriram novos conhecimentos com profissionais de diversas áreas, apreciaram o talento dos artistas das exposições de artes e fotografia e aproveitaram o local para trocar ideias e experiências. “Gostaria de agradecer pela oportunidade de fazer parte desse evento maravilhoso, cheio de muita criatividade, determinação e resultado positivo. Muito obrigado por me proporcionar um momento único, com aquela palestra de abertura fantástica! E, ainda afirmo, saí do MMAD outra pessoa após o carinho que recebi das crianças na minha oficina. Foi um momento único que só o MMAD nos permite viver", agradeceu Juliana Galvão, que ministrou uma oficina gastronômica kids na manhã de sábado.
Não poderíamos deixar de citar a participação especial da convidada Alyssa Hopp, que encantou mais de 250 pessoas na noite de abertura com a palestra Mídias Digitais, Criatividade e Inovação: Como se Destacar no Meio da Multidão. O fashion show, que reuniu cinco lojas luiseduardenses e lançou a D.Kess, marca de camisetas da multiprofissional e também estilista Dávila Kess, arrancou aplausos do público pela sua irreverência, informação de moda e beleza. Desfilou na passarela do MMAD uma moda completa e realista, que foi do infantil ao plus size (que levou a plateia ao delírio) e dos pijamas divertidos aos vestidos de noivas.
O tema desta edição, "Economia Criativa, Transformação Coletiva", esteve presente em cada momento da programação, seja nas mesas redondas com temas como arquitetura em tempos de crise ou marketing nas mídias sociais, seja nas oficinas onde as pessoas puderam aprender uma nova profissão ou intensificar seus conhecimentos na sua área, ou seja, ainda, nos expositores e apoiadores do evento que apostaram no conceito básico do MMAD: negócios e relacionamento. "Gostei muito dos resultados alcançados no MMAD. O evento nos abriu portas para um novo público e as mesas redondas foram muito enriquecedoras, ampliando a visão de trabalho da nossa equipe", afirmou Liliam Baumgartner, da Racco Cosméticos. "Eu adorei participar do MMAD e já confirmei minha presença na próxima edição! Além de vender praticamente todos os bolos que levei, o evento serviu para divulgar meu produto e minha marca e fazer muitos contatos. Contem comigo sempre nesse evento maravilhoso", reforçou Q'Le Silva, da Sra. Bolo, os tradicionais bolos de rolo de Pernambuco.
Luís Eduardo Magalhães é uma cidade onde as pessoas que vivem aqui vieram de várias culturas e esse evento é uma possibilidade dos luiseduardenses criarem a sua própria identidade cultural. É um pontapé inicial que une vários universos culturais em uma ambiente totalmente pensado para integrar pessoas, ideias e empresas. "Por ter visto o MMAD nascer, tendo participado das duas edições anteriores, é muito bom ver o quanto o evento cresceu. Toda essa transformação fez do MMAD um evento consolidado culturalmente e uma opção para todos gostos e estilos. Em nome de todos que fazem e praticam arte na cidade, só tenho a agradecer e torcer para que ele se fortaleça cada vez mais", ponderou Anton Roos, que já é parte integrante do MMAD e cuja presença não pode faltar.
“Temos certeza que cada pessoa que participa do MMAD sai transformada, com uma nova experiência ou uma nova ideia que surgiu em uma palestra ou oficina. A nossa maior alegria é saber que trazemos para a cidade um sopro de cultura. Hoje relembramos esses dois dias intensos através das fotos, recadinhos carinhosos e memórias do coração que gritam gratidão. Somos extremamente gratas e devotos de um legado que é o de acrescentar e somar, e não só pensar em conquistas individuais, mas em conquistas coletivas. E o MMAD é uma conquista de todos que amam cultura e, mesmo a passos lentos, chegaremos lá, sem pressa e com muito amor. Até o ano que vem!" finalizou Dávila Kess.