A Bahia registrou, nos primeiros seis dias de janeiro deste ano, um aumento de 14,6% nas infecções por covid-19 em relação ao mesmo período de dezembro de 2021. Já na comparação com o mesmo período de novembro do ano passado, o acréscimo é de 37,40%.
Neste início de novo ano, foram contabilizados 3.097 novos casos e 48 mortes pela doença. Somente na quinta-feira (6) foram registrados 1.288 novos casos, o maior número desde 12 de agosto de 2021, quando foram notificados 1.362 novos casos da Covid-19 em 24 horas.
A Secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, alerta que é necessário manter cuidados como utilizar máscaras, evitar aglomerações e completar o esquema vacinal contra a Covid-19. “É preciso que a população leve a sério as recomendações. O momento é crítico e pode se agravar ainda mais caso não tenhamos os cuidados necessários”, afirma.
Tereza Paim ainda pontua que a Secretaria da Saúde do Estado monitora diversos indicadores a exemplo de taxa de ocupação, novos casos e número de casos ativos, para analisar a necessidade de que ações como abertura de novos leitos e medidas restritivas sejam tomadas.