Notícias
Durante as ações do Março Lilás foram realizados mais de dois mil exames preventivos

No mês dedicado a prevenção e combate ao câncer de colo uterino, a Secretaria de Saúde de Barreiras, através do Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora, realizou palestras e ações voltadas para o período de atenção especial à saúde da mulher em todas as 47 Unidades Básicas de Saúde do município.

Na cidade e na zona rural, as mulheres realizaram o exame preventivo, conhecido também como Papanicolau. Esse exame é simples, rápido, e eficaz para detectar alterações pré-malignas de forma precoce. O câncer do colo do útero é o quarto tipo de tumor com maior prevalência entre mulheres, por esse motivo a importância de realizá-lo periodicamente após início da vida sexual.

Durante as ações do Março Lilás foram realizados mais de dois mil exames preventivos. Para o coordenador da Atenção Básica do município, o principal objetivo da Campanha foi o de conscientizar sobre este tipo de câncer que com cuidado, atenção e prevenção, pode ser evitado. “Ao longo de todo mês, trabalhamos com essa temática com esse objetivo de alertar para o câncer do colo uterino, as ações do Março Lilás teve uma adesão positiva, atendemos mais de duas mil mulheres que realizaram o exame preventivo. O cuidado com a saúde começa sempre com a prevenção, este ato de amor próprio deve ser permanente”, pontuou Ari Donizete.

Prevenção: Conforme a Coordenação da Atenção Básica, a principal forma de prevenção do câncer do colo do útero é a vacinação contra o HPV, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, nas Unidades de Saúde do município, prevenindo até 70% dos cânceres de colo do útero. Outra forma de diminuir o risco de contágio pelo HPV, de acordo com informações do Ministério da Saúde, ocorre por via sexual com o uso de preservativos durante a relação.

Fonte:Dircom PMB
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |