Durante a Semana da Água a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) promoveu uma série de palestras educativas para estudantes de Barreiras. Na última sexta-feira (25), a sensibilização ocorreu junto aos estudantes da localidade do Tatu e do residencial São Francisco. As ações ocorreram nas Escolas Municipais Miguel Pereira Gomes, e Itarajú Queiroz Santos, onde foram sensibilizadas cerca de 134 crianças e adolescentes, do 4º ao 9º ano do ensino fundamental. Durante as atividades, que ocorreram em parceria com a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, os participantes receberam noções sobre o funcionamento do sistema de abastecimento, dicas de uso racional de água e sobre a importância da preservação das nascentes para garantir a sustentabilidade dos recursos hídricos.
Para a diretora Kátia Valéria Borges, da escola localizada no Tatu, as ações da Semana da Água são importantes para incentivar hábitos de consumo racional dentro da rotina dos estudantes na escola e em casa. “Com certeza, estas informações serão levadas para as suas famílias, contribuindo com que toda a comunidade possa dar a devida importância à água, para que não falte para as futuras gerações”. Ao explicar sobre a importância das Áreas de Preservação Permanente (APPs), como as matas no entorno das nascentes e margens de rio, que devem se manter preservadas, o educador ambiental, Ronaldo Ursulino, reforçou sobre o trabalho executado pela Prefeitura e Embasa na recuperação de nascentes, durante a Semana da Água, nas localidades de Tábua da Água Vermelha, e no Val da Boa Esperança.
As palestras educativas da Semana da Água também sensibilizaram, no dia 21 de março, 49 estudantes do 1º ao 5º ano do ensino infantil da Escola Castello Encantado. A assistente social da Embasa, Claudirene Vieira, explica que os conteúdos foram transmitidos, de forma lúdica e didática, por meio de jogos educativos e distribuição de brindes e cartilhas. “Focamos sempre nas dicas práticas de como economizar água, principalmente na hora do banho, ao lavar louça e para molhar as plantas, e na identificação de eventuais vazamentos, o que pode causar desperdício, e impactar na conta de água”, reforça. A Semana da Água de Barreiras, ocorrida entre os dias 22 e 27 de março, também contou com um concurso de fotografia, distribuição de canecas e sacolas reutilizáveis, e ação na Praça Castro Alves, com jogos educativos e distribuição de mudas de plantas nativas do cerrado e brindes.