19
Abr / 2022 |
Semeando a Leitura: Escola Municipal Santa Luzia lança projeto de incentivo à leitura no D |
Com o objetivo de aproximar os alunos dos livros e incentivar o hábito da leitura, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, por meio da Escola Municipal Santa Luzia realizou, nesta segunda-feira (18), o lançamento do Projeto Semeando a Leitura para o alunado do Ensino Fundamental I, com a meta de elevar o índice de leitores da unidade escolar. O projeto acontece a partir de agora e segue durante todo o ano letivo, sendo uma aula de leitura semanal. O lançamento foi apresentado pela diretora da Escola, Rosana Monteiro, acompanhada da vice-diretora, Andréa Aparecida, coordenadoras pedagógicas, Martha Jeane, Simone da Silva, e que também contou com a presença do vereador Alcione Rodrigues.
Segundo a coordenadora pedagógica, o incentivo à leitura é essencial para a educação fundamental e para a boa formação de um indivíduo. “O hábito de ler contribui para o crescimento e aperfeiçoamento das capacidades dos alunos, e este projeto foi desenvolvido com esse intuito, incentivar os alunos de toda a unidade escolar a ler mais, a desenvolver a produção textual, sendo uma atividade que contribui no processo de ensino aprendizagem”, pontuou Martha Jeane reforçando que incentivar e cativar a criança e torná-la leitor em todas as fases de sua vida.
Paralelo ao Semeando a Leitura, duas outras atividades dão a poio ao projeto dentro da Escola Municipal Santa Luzia, o teatro e a recomposição escolar (reforço). O pequeno Matheus ficou animado com a proposta do projeto, “eu vou ser sincero, eu não leio muito, mas agora com esse projeto da escola eu fiquei animado para me dedicar mais e ler porque é muito importante para o nosso futuro”, disse.
Com a metodologia aplicada, as turmas irão promover contação de histórias entre si, utilizando inclusive, livros do interesse do aluno. “Queremos incentivar o prazer pela leitura, estimulando a criatividade e criando o hábito de ler para aprimorar a imaginação e a desenvoltura oral dos alunos. Para esse projeto, tivemos dois autores que também incentivaram e fizeram a doação de livros, que foi a Ananda Lima e Franco Porto, estamos muito gratos”, destacou a diretora, Rosana Monteiro.