O programa Bahia Sem Fogo 2016 foi lançado nesta quinta-feira (13) durante a abertura do 18ª Festival de Lençóis, na Chapada Diamantina. Durante o evento, o secretário de Meio Ambiente, Eugênio Splenger, anunciou o monitoramento aéreo de focos de incêndios com helicópteros e aviões na região da Chapada Diamantina, em atendimento às demandas do Corpo de Bombeiros, de brigadista voluntários e de integrantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
Um helicóptero foi alugado por R$ 2,967 mil pelo governo do Estado em setembro, por dispensa de licitação, e será utilizado para a realização do monitoramento por parte do Corpo de Bombeiros. A aeronave é destinada, inicialmente, para identificar focos de incêndio, mas está preparada para começar o combate. "As ações são feitas em dois turnos, com o intervalo de duas horas a cada dia.
A aeronave sai do aeroporto de Lençóis com bombeiros a bordo, equipados para o combate de incêndio", detalha o sub comandante do 11º Grupamento de Bombeiros Militares, major Jean Vianey. Outras ações foram iniciadas em setembro, para estimular atitudes sustentáveis e educativas para a prevenção e combate aos incêndios florestais na região, como oficinas de educação ambiental por meio de encontros e discussões temáticas, rodas de conversa, entrega de materiais socioeducativos. Já foram realizadas oficinas nos municípios de Lençóis, Andaraí, Palmeiras, Mucugê, Ibicoara, Iraquara, Seabra, Barra da Estiva e Rio de Contas.
As ações de educação ambiental têm continuidade até o mês de dezembro deste ano. “O principal objetivo das oficinas é estabelecer na região da Chapada Diamantina um ciclo de ações de educação ambiental, com foco na prevenção dos incêndios florestais. A gente tem trabalhado o tema em comunidades para educar pessoas e torná-las agentes multiplicadores", explica a diretora de Educação Ambiental da Sema, Zanna Matos.