A Secretaria de Segurança e Trânsito, por meio da Guarda Civil Municipal de Luís Eduardo Magalhães, divulga os principais atendimentos prestados à comunidade Luiseduardense na última semana, entre os dias 09 e 22 de Outubro de 2023.
Perturbação do sossego
Diversas perturbações do sossego foram atendidas pela GCM durante a semana.
Cerca de (25) vinte e cinco ocorrências de perturbação do sossego foram registradas entre os dias 09 e 22 de Outubro em diversos bairros da cidade de Luís Eduardo Magalhães, havendo necessidade em alguns casos a intervenção direta dos agentes da GCM-LEM em alguns casos.
GCM presta apoio ao SAMU
Durante a semana, a Central da GCM foi acionada pela equipe do SAMU solicitando apoio para conter duas (05) ocorrências. Diante do exposto a GCM foi ao local, prestar apoio à equipe de saúde onde os pacientes ou vítimas foram medicados e encaminhados para Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
ROMU presta apoio ao Conselho Tutelar
Neste domingo (22) por volta das 20:35 através da central da GCM foi solicitado apoio no bairro Jardim das Acácias num suposto crime de maus-tratos a menor de idade. Ao chegar no local, uma equipe do Conselho Tutelar já encontrava-se no local.
Diante da situação, a criança foi encaminhada a UPA para os devidos cuidados médicos, e a mãe, suposta agressora encaminhada ao Disep para serem tomadas as medidas cabíveis.
GCM atende ocorrência de desacordo comercial
Na última terça-feira (17) por volta das 18:30 através de denúncia na central 153, foi solicitado uma viatura numa oficina no bairro Santa Cruz.
Ao chegar no local, um cidadão estava se evadindo do local dirigindo um cavalo mecânico e mais 03 pessoas alegavam que o mesmo estaria gerando tumulto.
Ao ouvir as pessoas no local, foi constatado que tratava-se de um desacordo comercial. A vítima alegava que o autor queria levar o caminhão sem autorização, já o autor, alegava ter feito um contrato de locação do veículo. Por não conter nenhum contrato, as partes foram conduzidas até o Disep onde o caso será tomadas as medidas cabíveis.
Imóvel é utilizado para uso de entorpecentes
Nesta domingo(22) por volta das 0:21 uma viatura da GPA ao efetuar rondas no bairro Florais Lea, um cidadão abordou a mesma alegando ter alguns suspeitos em uma construção. Foi solicitado apoio onde mais duas guarnições foram ao local. Ao adentrar no recinto, foi feita a abordagem padrão e vasculhado o local afim de encontrar armas e drogas.
Os elementos abordados, confirmaram que entraram na construção para fazer o uso de maconha. Após as buscas pessoais e no local, nada de ilícito foi encontrado e dado ordem legal para que os indivíduos tomassem rumo.
GCM flagra Crime Ambiental no Santa Cruz
Por volta das 14:30 desta segunda-feira (09) uma viatura do GPA (Grupamento de Proteção Ambiental) ao efetuar rondas no bairro Santa Cruz, deparou-se com um cidadão fazendo o descarte indevido de lixo.
O indivíduo flagrado não possuía documentos de identificação, onde o mesmo foi conduzido ao Disep pelo crime ambiental, ficando à disposição da justiça afim de serem tomadas as medidas cabíveis.
GCM faz acompanhamento tático a condutor embriagado
No dia (12) quinta-feira uma guarnição da GCM ao efetuar rondas no bairro Mimoso, deparou-se com uma colisão entre dois veículos. Um dos motoristas empreendeu fuga do local, porém, o mesmo foi acompanhado e abordado.
Ao abordar o cidadão, este apresentava sinais claros de embriaguez, e foi acionado apoio da Sutrans munidos de etilômetro. O condutor recusou-se a efetuar o teste, o veículo foi encaminhado ao Patio e o condutor até o Disep onde ficou à disposição das autoridades de plantão.
Caso Maria da Penha no Bosque dos Girassóis
No última quinta-feira (12) por volta das 23:00 após ser solicitado apoio, uma guarnição da GCM deslocou-se ao Bosque dos Girassóis num suposto caso de agressão a mulher. Ao chegar no local, a vítima alegou ter sido agredida pelo companheiro de convívio e o mesmo estaria em sua residência.
Em diligência ao local, não foi encontrado o acusado, porém, foi orientado a vítima que buscasse auxílio e orientações na delegacia da mulher.
GCM prende elemento com mandado de prisão em aberto
Na sexta-feira (13) por volta das 07:44 uma guarnição da ROMU rondas no centro da cidade, abordou alguns moradores de rua em fundada suspeita.
Ao levantar o nome de um deles, constava em aberto um mandado de prisão expedido pela comarca de João Câmara - Rio Grande do Norte.
O indivíduo não apresentou resistência e o mesmo foi conduzido ao Disep ficando à disposição da justiça.
Lesão corporal e roubo ocorrem no Mimoso 1
No Sábado (14) por volta das 18:00 após denúncia anônima na central da Guarda Civil Municipal, foi informado de uma lesão corporal em duas pessoas no bairro Mimoso 1.
Ao chegar no local, uma mulher alegava ter sido agredida pelo companheiro de convívio. Além da mulher, o indivíduo agrediu um homem que estava junto com a vítima e tomou de assalto sua moto na fuga. Diante das informações, foram feitas buscas nas mediações e possíveis locais onde o agressor poderia estar, e numa praça pública de Lem o mesmo foi avistado. Após ser dado voz de abordagem, nada de ilícito foi encontrado, e o indivíduo encaminhado até o Disep para que a justiça tome as medidas cabíveis.
GCM atende situação de desacordo comercial
Na última terça-feira (17) por volta das 18:30 foi recebida na central 153 a informação de desavença em estabelecimento comercial no bairro Santa Cruz. Ao chegar no local, tratava-se de oficina especializada, onde um cidadão estaria saindo dirigindo um cavalo mecânico pra fora do recinto.
Outras 03 pessoas alegavam o condutor era o responsável pela confusão.
A vítima alegava que o condutor estaria levando o caminhão sem consentimento, já o motorista, dizia ter alugado o caminhão por um período de tempo. Visto ser um claro desacordo comercial, os envolvidos foram encaminhados até à delegacia de polícia, onde puderam esclarecer os fatos e tomadas as medidas cabíveis.
ROMU e Conselho Tutelar atendem ocorrência de maus-tratos no Acácias
No último Domingo (22) por volta das 20:35 através de denúncia na central 153, uma guarnição da GCM foi solicitado no bairro Jardim das Acácias.
Ao chegar no local, um suposto crime de maus-tratos a menores de idade seria a ocorrência, onde já encontrava-se agentes do Conselho Tutelar.
Os menores foram encaminhados até a unidade de pronto atendimento onde receberam os procedimentos necessários.
Já a mãe, suposta agressora foi encaminhada até o Disep ficando à disposição da justiça.
GCM atende caso de usuários de entorpecentes
No último Domingo (22) por volta das 0:21 efetuando rondas no bairro no Florais Léa um transeunte abordou a viatura alegando que indivíduos estariam numa construção fazendo o uso de drogas.
Ao chegar no local foi dada voz de abordagem aos invasores, porém nada ilícito foi encontrado.
GCM recupera moto Roubada
No último sábado (14) por volta 17:15 através de denúncia na central 153, foi acionada uma guarnição da GCM numa situação no bairro Jardim das Acácias. Ao chegar no local, uma suposta vítima alegava ter comprado uma moto sem identificação, e posteriormente ao consultar o veículo constatou-se que havia restrições.
Ao levantar os dados do veículo, foi verificado que tratava-se de um moto tomada de assalto. Diante dos fatos, as partes envolvidas e o veiculo foram apresentados no Disep para os devidos esclarecimentos.
GCM atende caso de lesão corporal
No domingo (15) por volta das 20:30 através de denúncia na central 153, foi solicitado apoio da GCM num caso de agressão no bairro Florais Léa.
Ao chegar no local, mais 02 guarnições deslocaram-sem em apoio, onde encontraram um homem com ferimentos de arma branca, sendo que o mesmo teria sido agredido pela companheira de convívio.
O casal possui filhos menores de idade, e as crianças estavam muito agitadas diante da situação, onde foi solicitado apoio do Conselho Tutelar no situação. O casal foi apresentado no Disep onde foi lavrando a ocorrência, ficando assim ambos à disposição da justiça afim de esclarecer os fatos.
Apoio a eventos esportivos
Durante toda semana, a GCM se fez presente em eventos esportivos realizados pela secretária de esportes dando total apoio e segurança.
Rondas
Entre escolas do município em horários de entrada e saída, rondas no comércio e também no Distrito de Novo Paraná, Vila 01 e 02 são alguns dos pontos onde a Guarda Municipal se faz presente. Com essas medidas, e na ação de presença, caíram drasticamente o número de assaltos e pequenos furtos.
A Guarda Municipal reforça que qualquer situação suspeita ou denúncias podem ser informadas para a central telefônica 153, ou através do WhatsApp (77) 9.9701 4560.