Nesta sexta-feira, (18), o Hospital da Mulher de Barreiras promoveu um momento de acolhimento e visita guiada para gestantes que já são acompanhadas durante o pré-natal pelas unidades básicas de saúde do município. A iniciativa é parte das ações voltadas às futuras mamães, que tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o parto de baixo risco, oferecido pela unidade hospitalar.
As gestantes foram recebidas pela enfermeira Cecília Gualberto da Silva, que apresentou informações detalhadas sobre o processo de parto e os serviços disponíveis no hospital. A diretora do Hospital da Mulher, Noemi Fonseca, destacou a importância desse momento para proporcionar tranquilidade às mães. “É um momento importante para elas conhecerem as acomodações, a estrutura e receberem orientações sobre quando procurar a maternidade. Acima de tudo, queremos que fiquem tranquilas em relação a um parto seguro”, explicou.
A ação, que ocorre duas vezes a cada mês, tem como objetivo sanar todas as dúvidas das gestantes sobre os procedimentos prévios ao parto e o período de internação. Após a sessão de orientações, às futuras mamães visitaram as dependências do hospital, conhecendo a estrutura e as acomodações disponíveis. Eliane Martins Araújo, gestante e moradora do bairro Bandeirantes, destacou a relevância da iniciativa. “É importante porque conseguimos tirar nossas dúvidas e saber como proceder daqui para frente, qual será o próximo passo. ”
O Hospital Municipal da Mulher conta com uma equipe multidisciplinar composta por obstetra disponível 24 horas por dia, além de pediatras, anestesistas e enfermeiras obstetras. A unidade também oferece exames laboratoriais, serviço de cartório, vacinas, e os testes de rotina para os recém-nascidos, como o teste do coraçãozinho, da linguinha e do olhinho. O acolhimento humanizado é uma das principais propostas do hospital, que busca garantir a segurança e o bem-estar das mamães e bebês.