Nesta terça-feira (29), a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), por meio do Instituto Aiba (Iaiba) e das doações dos produtores rurais do oeste baiano, inaugurou dois importantes projetos sociais em Barreiras: o “Costurando para o Futuro” e o Telecentro Comunitário na localidade de Cerradão.
A primeira inauguração foi no Instituto Viver Melhor, onde, por meio de recursos adquiridos no edital de 2024 compartilhado entre o Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis) e o Sicredi, foram adquiridas 15 máquinas industriais de costura, mesas e cadeiras próprias para o curso de corte e costura que será oferecido pelo instituto a pessoas em situação de vulnerabilidade. A instituição atende mais de 450 famílias em condições de vulnerabilidade social, no bairro Santo Antônio e entornos, e oferta cursos como o de manuseio e preparo de alimentos, além de promover o projeto de distribuição de sopa para os usuários.
Em seguida, foi a vez de inaugurar o Telecentro Comunitário de Informática na comunidade de Cerradão, na Escola Municipal Adroaldo Fernandes Morais. A ação complementa o projeto de Empreendedorismo Social, realizado de setembro a dezembro de 2023 pelo Iaiba, em parceria com a Prefeitura de Barreiras e a Cargill.
“Um dia memorável, primeiro com a inauguração do Fundesis, no Instituto Viver Melhor, de um projeto que proporcionará a capacitação de mulheres, uma iniciativa que irá gerar emprego e renda. E em seguida, no Telecentro Comunitário de Informática, uma estrutura que irá possibilitar aos estudantes da escola e aos moradores da comunidade o acesso à tecnologia”, declarou o presidente, Odacil Ranzi.
Além do presidente da associação, participaram das inaugurações, pela Aiba, o diretor financeiro Hélio Hopp, a coordenadora de Projetos Sociais, Aléssia Oliveira e o assessor jurídico, Olegário Macedo. Pelo Sicredi, os gerentes Francisco Vitor e Fernando Alves. Pela Prefeitura de Barreiras, os secretários de Educação, Jeferson Barbosa, e de Indústria e Comércio, Moriá Hummel, a equipe pedagógica e colaboradores da Escola Municipal, e os representantes da Cargill, Érica Brasil, Inara Sales e José de Souza.