Com o objetivo de promover a prática esportiva e a socialização entre os estudantes e diminuir os índices de indisciplina, a equipe da Escola Municipal Onero Costa da Rosa, em Luís Eduardo Magalhães, desenvolve desde 2022 o projeto Recreio Monitorado. Durante a manhã e tarde, no período do intervalo, os alunos participam de atividades competitivas nas modalidades de futsal, xadrez, handebol, vôlei e ginástica.
Wallison dos Santos falou sobre o projeto
Essas atividades são supervisionadas pelos professores de educação física e pelas duas vice-diretoras pedagógicas. “A gente entende que o esporte muda a vida das pessoas”, declarou o diretor escolar da unidade, Reidson Bastos. A vice-diretora Sidnéia dos Santos, contou que o projeto fez tanto sucesso, que no início da semana os alunos já procuram a escala de jogos. “Eles vêm até a nossa sala já perguntando quando vai sair a tabela de jogos, é uma empolgação só”.
A estudante Keilane Ferreira
A estudante Keilane Ferreira acha importante o Recreio Monitorado. “É bom porque evita conflitos e é uma oportunidade de socializar”, disse. Walisson dos Santos, que está no primeiro ano na escola, também aprova a iniciativa. “Eu jogo futsal, participei do primeiro Interclasse, vou participar do próximo e gosto muito do projeto”.
Interclasse
A competição Interclasse surgiu como uma preparação para a OILEM, que é a maior competição intercolegial do interior baiano. Os alunos bem classificados seguem para aperfeiçoamento e representam a escola nas Olimpíadas estudantis.
Sobre a Onero Costa da Rosa
A Escola Municipal Onero Costa da Rosa está localizada no bairro Santa Cruz. Em 28 de fevereiro de 2024 se tornou a primeira do município com o modelo CPM, e passou por uma grande reforma e ampliação na sua estrutura física. Atualmente a Onero Costa da Rosa atende 933 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), de 11 a 14 anos de idade. Na direção pedagógica da instituição, está o professor Reidson Bastos Pereira e o Tenente Rogério Leite atua como diretor disciplinar.