A Polícia Federal (PF) deflagrou a "Operação Sanit", com o objetivo de desarticular um esquema de fraude em licitações promovidas pelo município de Canarana, na Bahia, na manhã desta terça-feira (5).
Durante a ação são cumpridos 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de Canarana/BA e Cedro/PE, todos expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
Segundo a polícia, as licitações eram destinadas à prestação de serviços de controle de pragas e sanitização das ruas da cidade, além de envolvimento em desvios de recursos públicos devido à apuração de inexecução dos serviços contratados.
Até o momento, os investigadores identificaram o uso de documentos supostamente falsificados nas licitações, como parte do esquema para favorecer a empresa contratada.
A polícia detalha que o Município e a empresa também não apresentaram documentos que comprovassem a efetiva execução dos serviços. O esquema de fraude utilizava recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério da Saúde.
Embora as licitações envolvessem o uso de veículos e mão de obra para a prestação dos serviços, as investigações indicam que os veículos não foram utilizados e que a sanitização das ruas da cidade foi realizada com a contratação de apenas um profissional, mesmo com valores significativos.
Os investigados podem responder pelos crimes de fraude à licitação, direcionamento, superfaturamento e desvio de recursos públicos.