14
Nov / 2016 |
Seap poderá usar presídio de Barreiras para deslocar presos excedentes de unidades já exis |
Presídio de Barreiras poderá abrigar presos de Feira de Santana
Após sofrer decisão judicial referente condições de carceragem do presídio em Feira de Santana, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do estado da Bahia (SEAP) divulgou em nota que está aguardando a inauguração de outras unidades prisionais no interior para "desafogar" carceragem de unidades já existentes.
A decisão judicial que mirou o Presídio Regional de Feira, proíbe a unidade de receber novos presos além de ordenar a separação dos presos sentenciados dos provisórios. Dos 1.788 internos do presídio, 1.209 são presos provisórios aguardando processo judicial efetivo.
Além de Brumado, Irecê e Vitória da Conquista, Barreiras aguarda a cerca de dois anos pela inauguração da unidade prisional que promete atender toda a região oeste do estado. Esta mesma inauguração já foi alvo até de campanha proposta pela classe empresarial das cidades de Barreiras e Luis Eduardo Magalhães, que teve apoio integral de líderes e membros da sociedade civil em todo o Oeste.
A unidade prisional de Barreiras possui capacidade para 533 detentos em uma região com mais de 1 milhão de habitantes. Caso a Seap cumpra o anunciado em nota, a unidade prisional do Oeste já sofrerá mais um novo problema por estar sendo cotada como destino de internos presos em outras unidades do estado.