O Projeto SAMU na comunidade acontece até o final desse ano em vários bairros de Barreiras mostrando suas funções e ações para estudantes de diversas escolas.
Com o objetivo de levar à comunidade orientações sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e sua atuação na sociedade, a equipe do SAMU aborda em suas palestras o espírito de solidariedade, ações de socorros e solicitação de ajuda, condutas corretas nos casos de urgência e emergência com alunos e educadores, e enfatizam a importância dos serviços de atendimentos às emergências e as formas correta de acionamento.
A manhã dessa quinta-feira, 28, foi a vez dos estudantes da Escola Municipal de 1° grau Povoado Baraúna receberem a equipe do SAMU, e um dos temas mais esperados foi as técnicas de primeiros socorros. Luís Leite de 10 anos fez questão de aprender na prática essas técnicas e ficou atento aos detalhes.
“Gostei demais de aprender a salvar alguém e como entrar em contato com o SAMU. Compreendi que o trote prejudica o trabalho desenvolvido pela equipe do SAMU e como podemos auxiliar o paciente até a chegada deles”, disse entusiasmado.
Além de esclarecer a respeito da função 192, a equipe orientou o uso adequado do serviço, o combate ao trote e a contribuição do SAMU para a melhoria da saúde da população. Segundo as coordenadoras do Projeto, Corine Moura e Deusanita Fonseca, essa iniciativa aproxima o SAMU da comunidade.
“Até o mês de dezembro iremos percorrer 10 bairros de Barreiras, conversando com estudantes e comunidade escolar da importância do SAMU para a sociedade, reforçar o uso correto do 192 e entender que somos parceiros. O SAMU contribui de forma positiva para uma saúde mais humanizada no nosso município”, destacaram.