Notícias



A Associação dos Amigos dos Autistas de Barreiras e região (Ama) movimentou a praça Castro Alves na manhã de sábado (02) promovendo um encontro de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), no dia mundial dedicado à causa.

O evento, que teve início com uma carreata entre a Câmara de Vereadores e a praça, mobilizou familiares, amigos, colaboradores e profissionais especializados na área de atendimento a este público, principalmente em educação e saúde.



A avaliação foi positiva, segundo a coordenadora da Ama, Joyce Nazario, “porque além de fortalecermos o grupo já existente, conseguimos agregar mais pessoas”. Para ela, o principal objetivo foi cumprido: ampliar o debate sobre o Autismo, que ainda é pouco conhecido e precisa ser desmistificado.

O transtorno pode ser observado desde o primeiro ano de vida e compromete alguns aspectos do desenvolvimento de uma criança. É definido pela quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), pela presença de “déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, atualmente ou por história prévia”.



Uma em cada 110 pessoas no mundo tem algum grau de Autismo, desde casos mais leves a exemplo da síndrome de Asperger (sem alteração na fala e da inteligência), até situações mais graves em que o paciente não é capaz de realizar contatos interpessoais. Para realizar o evento a Ama contou com a parceria de empresas amigas e teve apoio do município, através da Secretaria de Saúde.

Fonte:Miriam Hermes
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |