27
Jul / 2018 |
Barreiras: Secretaria de Educação em parceria com a Editora FTD promove encontro com educa |
Dando continuidade aos encontros pedagógicos que já vem acontecendo ao longo do ano, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Barreiras, promoveu nessa quarta-feira, 25, em parceria com a editora FTD, mais um encontro com educadores municipais sobre a nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC.
O evento aconteceu no auditório da Pousada Rancho Verde, contou com a participação de 58 gestores e coordenadores pedagógicos que tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a implementação da BNCC no município. A FTD, assim como outras editoras que realizaram apresentações sobre as novas propostas de Lei, publicitou ao longo do dia as competências, habilidades, sequência didática, unidade temática e o objeto do conhecimento com relação as novas propostas curriculares da BNCC.
A nova Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo, que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais, que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. É um conjunto de orientações que deverá nortear os currículos das escolas nas redes públicas e privadas de ensino no Brasil. Segundo a Secretária de Educação, Cátia Alencar, o envolvimento das várias editoras proporciona a apresentação do ponto de vista e um olhar diferente que facilita a formação de uma opinião dos professores, gestores e coordenadores de Barreiras.
“A vinda do especialista da Editora FTD tratando de um processo formativo da BNCC é mais uma ferramenta que o município de Barreiras está disponibilizando nesse processo de reelaboração do currículo da rede municipal”, destacou a secretária de educação.
A especialista da Editora FTD Educação, Grasiele Dourado, apresentou durante o encontro os desafios na implementação da BNCC em todas as escolas do território nacional, bem como a aplicação da BNCC no cotidiano escolar.
“A Editora FTD Educação tem uma proposta educacional de acompanhar os municípios, fazendo formação continuada do educador. A nossa sugestão é inclusive, a formação do Projeto Político Pedagógico – PPP de cada escola. A palestra foi fundamental para mostrar aos professores coordenadores da importância da BNCC e como enfrentar esse novo desafio, eu tenho 32 anos na educação, já vivi mais de uma reforma curricular e esse é o momento de compartilhar os conhecimentos adquiridos ao longo desse anos”, relatou a especialista.
A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Princípio da Sabedoria, Edleuza Matutino, ficou bem atenta as discussões e abordagens sobre a Lei que rege a BNCC e nos novos métodos que aplicará no processo de ensino-aprendizagem na sala de aula.
“Esses encontros são momentos importantíssimos, daqui com certeza, levamos conhecimentos que serão expandidos nas nossas escolas e facilitará assim o nosso trabalho de ensino aprendizagem”, disse Edleuza.