Os produtores rurais da região Oeste da Bahia receberam na noite de terça-feira, 02, no Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, a primeira visita oficial da nova diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia – FAEB.
O encontro foi uma oportunidade de contato com a nova diretoria da Federação que tem em sua composição dois representantes da região Oeste do Estado, sendo eles a vice-presidente da FAEB, a produtora rural e atual presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, Carminha Missio e o vice-presidente regional da Federação, o produtor rural e atual presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Moisés Almeida Schmidt.
Na oportunidade também estiveram presentes, o primeiro vice-presidente de desenvolvimento agropecuário, Rui Dias Souza, o assessor jurídico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia, Carlos Bahia, a superintende do SENAR BAHIA, Carine Magalhães e o atual presidente eleito da FAEB, Humberto Miranda.
Carminha Missio recepcionou a todos falando da importância deste encontro para os produtores e da preocupação da FAEB em realizar esta primeira visita oficial aqui no Oeste da Bahia.
“Desde antes de tomarmos posse já tínhamos este compromisso de realizar aqui em Luís Eduardo Magalhães esta primeira visita oficial da nova diretoria da FAEB. Era um desejo da nova presidência realizar este momento de conversa com os produtores para entender melhor as demandas e ouvir também as sugestões. Este é um momento de muita importância para o agro da região, e nós como representantes estaremos firmes defendendo os interesses de nossos produtores”, falou, Carminha.
Carminha, em seguida, apresentou os membros da Federação presentes no encontro. O primeiro vice-presidente de desenvolvimento agropecuário da FAEB, Rui Dias Souza, afirmou que é uma satisfação estar em Luís Eduardo Magalhães, na região Oeste da Bahia.
“Este encontro para nós que assumimos a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia é muito importante. Temos um trabalho realizado nos sindicatos dessa região que é referência na agricultura para todo o estado e que torna a Bahia referência para todo o país. Nos orgulhamos dessa Bahia que é maravilhosa, que cresce em sua diversidade agrícola do Extremo Sul ao Oeste, do Vale São Francisco ao Norte e quem faz esta agricultura pujante são vocês produtores rurais e estamos aqui, firmando o compromisso e o apoio da FAEB a todos vocês”, falou.
Para o vice-presidente regional da Federação, Moisés Almeida Schmidt representar o Oeste da Bahia dentro de uma Federação é muito importante.
“É um prazer estar ao lado do nosso presidente, Humberto Miranda e também da vice-presidente, Carminha Missio trabalhando em prol dos agricultores da nossa região. Eu não conhecia esta força que a Bahia tem na agricultura e pecuária, conhecendo as regiões me surpreendi com o potencial do nosso Estado, e especialmente com a representatividade que a Federação tem na agropecuária como um todo”, falou Moisés.
De acordo com o presidente da FAEB, Humberto Miranda, este encontro na região Oeste da Bahia é um compromisso da Federação.
“É um prazer estarmos aqui na região Oeste depois de nossa posse. Nós tínhamos este compromisso e esta nova diretoria da FAEB quis estar presente para interagir com nossos parceiros de forma igualitária, olhando nos olhos, assumindo o compromisso com esta região”, disse Humberto.
Durante o encontro, Humberto Miranda conversou com os produtores falou da importância da representatividade da região Oeste da Bahia, do trabalho realizado pela Federação em mais de 300 municípios do Estado, destacou a importância e o papel do cidadão e os desafios para as lideranças que devem ser exemplos onde quer que estejam, na família, no trabalho, na representação sindical, ou na representação pública. Apresentou novidades que a FAEB busca implantar, como um espaço denominado sala dos parceiros para que todos os representantes das entidades, que chegarem a Salvador tenham um espaço na Federação para realizar reuniões, outra prática adotada pela instituição será as reuniões regionais, a criação do movimento jovem dentro do sistema federativo, para ouvir o que o onde os jovens pensam do futuro da atividade, sendo esta também uma forma de resolver um problema de sucessão, e ainda outra meta desta gestão é estar próximo ao Governo do Estado, da Assembleia Legislativa e Congresso Nacional independentemente de partido, pois o sistema deve estar inserido nas discussões políticas do país. Humberto Miranda finalizou afirmando que os produtores rurais terão sempre na Federação um parceiro para todas as horas.
“Na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia vocês encontrarão a solidariedade, pois como tenho dito a FAEB é a casa do produtor rural e dessa forma temos que acolher, ouvir e entender as demandas de cada um, não só do Oeste, mas da Bahia inteira. Faço uma convocação a todos os nossos parceiros, que andemos lado a lado em todas as ocasiões, sejamos unidos, pois assim fortaleceremos o Sistema Sindical”, afirmou.
A nova diretoria da FAEB cumpre agenda em Luís Eduardo Magalhães até quinta-feira, 04.