O Núcleo de Endemias da Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães está intensificando o trabalho de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue. As equipes estão percorrendo os bairros da cidade orientando a população sobre os riscos da doença e as formas corretas de evitar o aparecimento de focos.
De acordo com a coordenadora Cristina Barreto em 2019 foram registrados apenas dez casos da doença e a situação está controlada. “O trabalho tem surtido excelentes resultados e tenho certeza que a dengue não será mais um problema na nossa cidade”, comentou Cristina.
Um importante trabalho que está sendo realizado é o bloqueio, feito de acordo com a necessidade de cada região. O procedimento consiste na aplicação de inseticida e pulverização de uma determinada área, como um quarteirão, por exemplo.
Outro reforço importante no combate ao mosquito é o trabalho do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS). A equipe do NEPS ampliou o número de palestras e vistoria em pontos específicos, como bueiros e água acumulada em algumas ruas. Apesar de todo o esforço do poder público municipal no combate a dengue, a coordenadora do Núcleo de Endemias explica que todo o trabalho não apresentará resultados ainda melhores se a população não colaborar.
“Vamos evitar o acúmulo de água perto das plantas, em garrafas plásticas, pneus e vasilhas sem tampas. O armazenamento correto do lixo em sacos plásticos fechados também é fundamental. A falta de cuidados favorece o aparecimento de ambientes ideais para a proliferação do Aedes aegypti e qualquer descuido pode proporcionar sérios danos a saúde das pessoas próximas”, concluiu.