Na manhã do último sábado (02), aconteceu na Escola Municipal Henrique de Freitas Moreira, uma reunião da equipe da secretaria de Agricultura com as participantes da Associação das Mulheres do Assentamento Rio de Ondas, para a implantação do 2º núcleo do projeto Sementes da Inclusão do programa Rede do Bem.
De acordo com a secretaria, cerca de 100 mulheres participaram do encontro que debateu assuntos importantes a respeito da agricultura familiar praticada na localidade. Entre os temas estavam o início do preparo da área que será cultivada, a aquisição de sementes, mudas, adubo, calcário e kits de irrigação.
O secretário da pasta, Eduardo Yamashita, explicou que a implantação do projeto Sementes da Inclusão em parceria com a secretaria de Trabalho e Assistência Social, proporcionará a geração de trabalho e renda para aproximadamente 80 famílias do assentamento, onde as mulheres irão liderar todo o processo produtivo. Eduardo explicou ainda que o 1º núcleo do projeto foi instalado no bairro Jardim das Oliveiras e também deve iniciar as suas atividades nos próximos dias.
“Esse projeto é de extrema importância para o incentivo à autonomia financeira das mulheres do assentamento, as incluindo como peças fundamentais na agricultura familiar, além de fomentar o empoderamento feminino, aumentar a autoestima das mulheres e reconhecer o importante papel que elas exercem para a agricultura da nossa região”, comentou o secretário.