A Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães iniciou ontem (23) a Campanha de Vacinação contra a Gripe. A vacina garante a proteção para três tipos de vírus (H1N1, H3N2, Influenza B).
O total de pessoas a serem imunizadas em Luís Eduardo Magalhães é de 16 mil e de acordo com a diretora de Vigilância em Saúde do município, nos dois primeiros dias foram aplicadas 1.600 doses (10%), esgotando o primeiro lote. A vacina é enviada pelo governo federal para os estados, que reencaminham para os municípios.
“Em todo o Brasil a distribuição está sendo fracionada, porém ninguém deixará de receber a vacina”, explicou Arisleide Bispo.
O secretário de Saúde, Felipe Melhem, confirma que na próxima sexta-feira (27), o município receberá um novo lote com mais 2.560 doses (mais 16%). Por esse motivo, Felipe pede que a população volte a se dirigir aos postos de saúde a partir de segunda-feira da semana que vem.
“Não adianta comparecer às unidades de saúde antes porque não há vacinas disponíveis”, ratificou o secretário.
No próximo dia 30 de março, feriado da emancipação política de Luís Eduardo Magalhães, as salas de vacina funcionarão normalmente em horário comercial. Durante o período de imunização, também será disponibilizado o atendimento no interior do veículo, para que os idosos não precisem se deslocar ao interior das unidades de saúde.
A vacina não apresenta eficácia contra o coronavírus, mas é uma forma de prevenção para outros vírus ajudando a reduzir a demanda de pacientes com sintomas respiratórios e acelerarem o diagnóstico para o Covid-19.