Notícias

A família da pequena Kyara Lis de Carvalho Rocha, de 1 ano e 2 meses de idade, recebeu nesta quarta-feira (21), do Ministério da Saúde, os R$ 6,6 milhões que faltavam para a compra do remédio Zolgensma, considerado o mais caro do mundo, que será usado para tratar a Atrofia Muscular Espinhal (AME) diagnosticada na criança. O medicamento custa cerca de R$ 12 milhões por dose.

A transferência, determinada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi feita primeiramente na tarde da última quinta-feira (15). Após a emissão da ordem bancária, no entanto, o ministério constatou um “erro material” no número da conta informada para o depósito, situação que levou ao atraso no repasse do valor aos pais da bebê.

Após conseguir o dinheiro necessário para a compra do remédio, a mãe da menina, Kayra Dantas, afirmou que se sente aliviada com a notícia e que a família vive um momento de alívio e gratidão.

– É muita emoção e alegria. Aquilo que parecia impossível enfim foi alcançado, com muita luta e benção de Deus. Estamos muito felizes, porque já não estávamos dormindo direito. É muita gratidão a Deus e a todos os envolvidos por sabermos que agora a gente pode comprar esse medicamento – disse.

A família passou os últimos dias decidindo o hospital em que a medicação será ministrada. Segundo a mãe de Kyara, o local escolhido foi Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba. Procurada, a unidade de saúde confirmou a realização do tratamento no local.

– Na segunda (19), a Kyara fez um exame chamado AAV9, que dirá se ela está apta ou não para receber o medicamento. Saindo o resultado (na próxima semana), a gente efetua o pagamento para o laboratório e começa a importação do medicamento – relatou Kayra.

De acordo com a mãe de Kyara, a estimativa é que o tratamento comece no próximo mês de novembro. Kayra também informou que a médica que está acompanhando a filha já fez a aplicação da Zolgensma em outras crianças.

– Ela já fez aplicação em outras crianças que precisavam do remédio. Então, agora estamos desenvolvendo os trâmites junto ao hospital – completou.

Fonte:Pleno News
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |