Às vésperas do início da vacinação na Europa, França e Espanha detectaram casos da nova variante B.1.1.7, encontrada no Reino Unido. As infecções estão envolvidas com casos de viagem ao país britânico. Foram quatro confirmados entre os espanhóis neste sábado (26), além de três suspeitos, e um entre os franceses na última sexta-feira (25).
– A situação dos pacientes confirmados não é grave. Sabemos que esta cepa é mais transmissível, mas ela não provoca maior gravidade. Não se deve reagir à notícia com qualquer tipo de nervosismo – tranquilizou Antonio Zapatero, vice-conselheiro de Saúde Pública da região de Madrid, em entrevista coletiva.
Lotes da vacina Pfizer/BioNTech chegaram neste sábado a países da União Europeia. A expectativa é começar a imunização em grupos de risco a partir de domingo (27). Segundo pesquisadores, há uma alta probabilidade de que a vacina em questão seja eficaz também nos casos da mutação.
A nova cepa deixou países do mundo inteiro em alerta, e fez com que mais de 50 países, incluindo Espanha e França, restringissem voos saídos ou em direção em ao Reino Unido.
Segundo dados desta sexta-feira, a França acumula um total de 2,54 milhões de casos e 62 mil mortes. Já a Espanha soma mais de 1,85 milhão de infectados e quase 50 mil óbitos.