Nesta quinta-feira (31), o presidente Jair Bolsonaro disse, sem dar detalhes, que o Brasil poderá comprar também a vacina da Moderna contra a covid-19. Em sua live semanal, o presidente voltou a dizer que o governo irá disponibilizar vacinas para a parte da população interessada em ser imunizada contra o coronavírus.
– Além da (vacina da) Pfizer, temos uma outra agora da Moderna, que poderá ser adquirida para o Brasil. O que falta? Falta decidir quem vai tomar e quem não vai tomar a vacina […] Parte da população clama pela vacina, então para quem está querendo, vamos ofertar. Da nossa parte, grátis e não obrigatória – disse o presidente.
A vacina da Moderna teve seu uso emergencial aprovado pela agência sanitária dos Estados Unidos no dia 18 de dezembro. De acordo com estudo publicado na quarta-feira (30) pela New England Journal of Medicina, o imunizante possui eficácia de 94% na prevenção da doença.
Parte da população clama pela vacina, então para quem está querendo, vamos ofertar. Da nossa parte, grátis e não obrigatória
Segundo o presidente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde vão definir se pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus e produziram anticorpos vão ou não receber o imunizante contra a covid-19.
Durante a transmissão, Bolsonaro também culpou a alta no preço das vacinas pela demora do Ministério da Saúde na compra de agulhas e seringas.