Notícias

Para incentivar o pagamento em cota única do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), os governos locais costumam oferecer descontos. Em São Paulo, por exemplo, os donos de veículos que quitarem o IPVA em uma única parcela terão uma redução de 3% sobre o valor total do tributo. Na capital, a prefeitura ainda não informou os detalhes sobre o IPTU de 2021, mas, no ano passado, o abatimento também foi de 3%. 

Vale a pena pagar à vista e aproveitar o desconto? A resposta é: depende de sua situação. Primeiro, é preciso saber em qual dos três perfis se encontra: endividado, equilibrado financeiramente ou investidor. "É necessário ter uma reserva financeira disponível para essa finalidade. Muitas pessoas guardam recursos, mas não para pagar o IPTU e o IPVA", alerta Reinaldo Domingos, educador financeiro e presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin). 

Quem está endividado deve optar pelo parcelamento. Domingos lembra, porém, que se deve evitar ao máximo recorrer a empréstimos, limites do cheque especial ou qualquer outra maneira de crédito do mercado financeiro, pois isso pode se tornar problema no futuro, devido aos juros altos cobrados pelas instituições financeiras. 

Nos casos em que o contribuinte tem uma reserva financeira, o educador ressalta que esses recursos poupados precisam ser maiores que o valor do imposto. "Claro que a vantagem sempre será maior que uma rentabilidade de aplicação financeira de renda fixa, uma vez que nenhuma delas rende 3% ao mês. No entanto, é preciso que a reserva financeira seja superior ao valor do imposto para não se correr o risco de ficar sem nenhuma quantia de emergência no futuro", pondera. 

O pagamento em cota única é indicado, segundo Domingos, quando o proprietário do imóvel ou do veículo tem uma situação mais confortável. "Recomento pagar de uma vez só quando a pessoa tem pelo menos dez vezes do valor do imposto guardado. Estamos ainda em uma pandemia, uma situação de vulnerabilidade empregatícia. As reservas financeiras precisam ser boas para manter outros compromissos e necessidades que podem surgir ao longo do ano."

 

Fonte:CNN Brasil
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |