As autoridades da Indonésia confirmaram neste sábado (9) que o avião comercial com 56 passageiros e 6 tripulantes a bordo, com o qual haviam perdido contato mais cedo, caiu no mar na costa de Jacarta.
Bambang Suryohadi, que faz parte da equipe da Basarna, agência indonésia de busca e resgate, informou em entrevista coletiva que o avião da companhia aérea Sriwajaya Air, um Boeing 737-524, caiu no Mar de Java alguns minutos após decolar do Aeroporto Internacional Sukarno-Hatta, na capital indonésia, com destino a Pontianak, a capital do Bornéu Ocidental.
Quase simultaneamente, o ministro dos Transportes da Indonésia, Budi Karya Sumadi, também concedeu coletiva explicando que o contato com a aeronave foi perdido às 14h40 (local, 3h40 de Brasília), cerca de 13 minutos após a decolagem.
Nesse momento, o avião havia mudado abruptamente de direção, levando a torre de controle a perguntar aos pilotos o que estava acontecendo. Em seguida, a aeronave subitamente desapareceu do radar, segundo o ministro, que expressou seu pesar pelo ocorrido.
Um outro porta-voz da Basarna afirmou que os destroços do avião já haviam sido encontrados, e que o ponto exato da colisão deveria ser determinado hoje à noite. Depois disso, no domingo, será enviada uma equipe para o local.
Entre os 56 passageiros, havia três bebês e outros sete menores, de acordo com o plano de voo, ao qual a Agência EFE teve acesso. Contudo, ainda não foi dito se havia alguém de outras nacionalidades.
A polícia informou que montou um posto de identificação corporal em um hospital no leste de Jacarta, onde familiares e outras pessoas ligadas às vítimas serão tratadas psicologicamente, segundo o portal de notícias Detik.
Pescadores da região relataram à imprensa terem testemunhado uma explosão e encontrado os possíveis destroços do avião flutuando no mar. Em imagens mostradas pelo canal de televisão Kompas, vários deles mostraram cabos e outros equipamentos que haviam encontrado e seriam da aeronave.
*Com informações da Agência EFE