O general da reserva Carlos Roberto Pinto de Souza, responsável dentro do Inep pela área que coordena a elaboração do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), morreu na segunda-feira (11), em Curitiba, por conta de complicações causadas pela Covid-19. Souza participou de forma ativa da concepção do Enem Digital e do Novo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Em nota enviada à imprensa, o Inep agradeceu “o trabalho desempenhado com dedicação, entusiasmo, responsabilidade e senso ético pelo diretor Carlos Roberto” e declarou que o nome dele “estará registrado na história” do órgão.
Apesar de o comunicado não confirmar a causa da morte de Souza, diversos veículos de imprensa apuraram que a causa da morte do general reformado foi em decorrência de complicações da Covid-19. Ele foi internado um pouco antes do último Natal.
Pinto de Souza tinha doutorado em Altos Estudos Militares e foi Comandante do Centro de Comunicação e Guerra Eletrônica do Exército Brasileiro. Além do Enem, o general reformado coordenou as equipes envolvidas no Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos(Encceja), o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), entre outros.