13
Jan / 2021 |
YouTube suspende canal do presidente Donald Trump |
O Youtube anunciou nesta terça-feira (12) a remoção de um vídeo do presidente Donald Trump e a suspensão de sua conta por, ao menos, sete dias. A decisão foi feita sob a justificativa de “violação às políticas de incitação à violência”. Os comentários nos conteúdos do canal também foram desativados por tempo indeterminado.
– Após uma análise cuidadosa e à luz das preocupações sobre o potencial contínuo de violência, removemos o novo conteúdo enviado para o canal Donald J. Trump e emitimos um bloqueio [à conta] por violar nossas políticas de incitação à violência. Como resultado, de acordo com nosso sistema de suspensão, o canal agora está impedido de enviar novos vídeos ou transmissões ao vivo por, no mínimo, sete dias, que podem ser estendidos – afirmou um porta-voz da empresa.
A ação do Youtube ocorre após grupos de direitos civis dos Estados Unidos dizerem a Reuters que organizariam um boicote publicitário contra a empresa, caso ela não suspendesse o canal do presidente norte-americano.
Com a decisão, a plataforma se une a muitas outras que suspenderam ou baniram as contas do republicano. Na sexta-feira (8), o Twitter anunciou o cancelamento permanente do perfil de Donald Trump. O Facebook e o Instagram desativaram temporariamente a conta dele até a posse de Joe Biden, marcada para o dia 20 de janeiro.