Notícias

Uma técnica de enfermagem que simulou ter aplicado a vacina contra a Covid-19 em uma idosa de 97 anos, na quinta-feira (28), em um shopping na cidade de Maceió, capital de Alagoas, foi afastada pela prefeitura da cidade por conta da conduta. A mulher chegou a furar o braço esquerdo da idosa, mas o líquido não foi injetado.

O Ministério Público Estadual de Alagoas informou que vai apurar o caso. Além de afastar a profissional, a prefeitura abriu um procedimento administrativo para investigar o ocorrido. O nome da técnica de enfermagem não foi divulgado.

Segundo a família da idosa, ela estava ansiosa para receber a vacina, pois está há dez meses sem receber visitas dos filhos e netos. Por volta das 12h de quinta, ela foi levada pela cuidadora para se vacinar, e a responsável gravou um vídeo da suposta imunização para mostrar aos familiares da idosa.

Nas imagens, a técnica de enfermagem prepara o local da injeção passando um algodão, depois injeta a agulha e não aperta o êmbolo, deixando todo o líquido dentro do cilindro. “Isso dá reação?”, questiona a cuidadora da idosa. A técnica então responde que não viu nenhum comentário sobre isso; ao mesmo tempo, ela retira a injeção intacta e passa o algodão no braço da idosa.

Após a falsa aplicação, a cuidadora enviou o vídeo para a família. Ao verem o vídeo, os familiares da idosa ficaram estarrecidos ao notarem que o imunizante não foi injetado.

– Graças a Deus que a vacinação foi filmada porque, se não fosse o vídeo, iríamos acreditar que minha avó tinha sido imunizada. Apesar de 97 anos, ela é muito ativa e estava chateada de ficar em casa todos esses meses e sem receber visitas dos filhos e netos. Temos um grupo dos netos, e estávamos comemorando que ela estava tomando a vacina – contou uma das netas.

A família da mulher então procurou o responsável pela vacinação, para relatar o ocorrido; e, após ter sido constatado que a senhora não tomou a vacina, outra profissional de saúde fez a aplicação correta da vacina. O momento foi gravado novamente para comprovar que a idosa recebeu a vacina desta vez.

– Ela estava ansiosa, e nós, na expectativa da vacina. Todo dia ela perguntava, e hoje aconteceu isso. Ficou uma situação que gera indignação e o questionamento de quantas pessoas podem não ter sido vacinadas. É muito sério, neste momento, expor uma pessoa idosa a conviver [com outros] sem vacina, achando que foi imunizada – completou a neta.

Fonte:Pleno News
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |