O menino de sete anos deixado pelos pais em uma floresta na ilha de Hokkaido, no norte do Japão, foi encontrado nesta sexta-feira (2) após seis dias, segundo autoridades do país. Yamato Tanooka foi deixado à beira da estrada de uma reserva florestal para puni-lo por mau comportamento. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, os pais do menino informaram que voltaram dez minutos depois, mas que ele já não estava mais no local.
Yamato foi localizado por soldados em uma cabana vazia em uma área de treinamento militar, a cerca de 5 quilômetros do local onde foi deixado. Ele bebeu água de uma torneira que ficava do lado de fora da cabana, mas a estrutura não tinha comida, eletricidade e aquecimento. O menino também se aqueceu usando colchões que estavam no local.
Yamato não chorou ao ser encontrado, mas demonstrou estar com fome. Um médico que o examinou não encontrou ferimentos. Yamato estava desidratado e com a temperatura corporal mais baixa que o normal. "Minha ação forçou meu filho a viver momentos muito difíceis", disse Takayuki Tanooka, pai da criança. "Pedi desculpas a ele por lhe trazer essa dor". As buscas foram realizadas por mais de 180 soldados, bombeiros, policiais e voluntários. A floresta onde ele foi deixado é habitada por ursos e registra eventualmente fortes chuvas e a temperaturas de até 7°C durante a primavera (outono no Brasil) no Japão.