Durante uma entrevista ao Programa Brasil Urgente, da Band, o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, chamou a Globo de “lixo”. Ao falar sobre a pista de corrida de cachorros galgos e a construção do centro de convívio, dentro do Parque do Gaúcho, ele criticou a emissora.
Lara disse que concorda com o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro sobre a Globo. Em sua avaliação, a cobertura jornalística da Band foi diferente e sem “meias verdades”.
– Diferente da Globo, que é um lixo. Realmente, como o presidente da República disse, eu reafirmo como prefeito de Bagé: realmente o jornalismo da Globo é um lixo e trouxe para Bagé um rótulo que não é da cidade. Tem que se ter cautela para julgar todos pela conduta irregular ou pela conduta criminosa de um ou dois casos, que foi o que a matéria da “Globo lixo” fez com a situação dos galgos – declarou.
No último dia 17 de janeiro, o programa Fantástico exibiu uma reportagem que mostra cachorros em situação de maus-tratos e abandono em canchas de cidades da Região da Fronteira, incluindo Bagé. Segundo o prefeito, a pista de galgos foi inaugurada no governo do PT, em 2012.
– Fizeram uma matéria a nível nacional, colocando que em Bagé tinha maus-tratos nas corridas… que, em Bagé, eu era incentivador de corridas. Eu nunca fui a uma corrida de galgo, nem sei como é – disse ele, na entrevista.