O presidente Jair Bolsonaro voltou a posicionar-se a favor do spray contra a Covid-19 que está sendo testando em Israel. Durante conversa com apoiadores na terça-feira (2), o chefe do Executivo disse que “não tem problema nenhum” em usar o medicamento em pessoas que estejam hospitalizadas e internadas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
– Como é para ser usado em quem está hospitalizado, quem está em UTI, eu acho que não tem problema nenhum usar esse spray no nariz do cara. O que é esse spray? Não sei, mas o que acontece: esse produto, há 10 anos, estava sendo investigado, estava sendo estudado para outro tipo de vírus – disse ele a apoiadores ao regressar ao Palácio da Alvorada.
Ao comentar o resultado de testes preliminares do medicamento, Bolsonaro disse que “parece que é um produto milagroso”. Há algumas semanas, o chefe do Executivo vem se mostrando a favor do medicamento. No último dia 12, ele telefonou para o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, para tratar do assunto.
De acordo com Bolsonaro, em breve será solicitada à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) análise para uso emergencial do spray no Brasil, e a agência deve dar o sinal verde para início dos testes no país. O mandatário brasileiro também confirmou a ida da comitiva presidencial, chefiada pelo chanceler Ernesto Araújo, a Israel no próximo sábado (6).