Blog Santo Antônio
Notícias
O governo federal avalia o retorno do horário de verão após forte estiagem. Se aprovada, medida pode ser implementada em novembro



A decisão sobre a retomada do horário de verão deve ser tomada nesta quarta-feira (16/10). O governo federal avalia a volta da medida para reduzir o impacto da seca sobre o consumo de energia.

O horário de verão foi extinto em abril de 2019, no início da gestão de Jair Bolsonaro (PL). A proposta precisa passar pelo crivo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, já havia cravado que a decisão sairia nesta semana. Isso porque, caso decida pelo retorno da medida ainda neste ano, ela precisaria ser implementada até o início de novembro.

Segundo o titular da pasta, após o decreto, haverá um período de 15 a 20 dias para que a mudança entre em vigor. Além disso, é importante que a medida seja retomada apenas após a realização do segundo turno das eleições municipais, marcado para 27 de outubro, para que não afete a logística.

Silveira pontuou, no entanto, que tem discutido o tema com diversos setores para avaliar a “imprescindibilidade” da medida em 2024. Caso não seja necessária, a volta do horário de verão pode ficar para o ano que vem.

“Nós estamos tendo muito cuidado porque tem impacto na economia. Em alguns setores, positivos. Em outros, nem tanto. Então, nós não podemos simplesmente lançar a mão de uma política que vai mexer, literalmente, com a vida de todos os brasileiros, sem a completa necessidade do que eu chamo de imprescindibilidade”, disse o ministro.
Fonte: METRÓPOLES
Sorteio será realizado às 20h, horário de Brasília, em São Paulo

As seis dezenas do concurso 2.786 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio está acumulado em R$ 35 milhões.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

Fonte: Agência Brasil

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativo ao mês de setembro de 2024, com dados sistematizados e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), estima uma produção de cereais, oleaginosas e leguminosas de 11,3 milhões de toneladas, o que representa um recuo de 6,8% na comparação com a safra de 2023.

Após a produção recorde de grãos em 2023, tanto o IBGE como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estimam uma produção menor de grãos na Bahia, em 2024, devido ao fenômeno El Niño, que afetou negativamente as condições climáticas, prejudicando algumas regiões produtoras no estado. Assim, destaca-se, entre os grãos, a queda em dois dos principais produtos agrícolas do estado: soja e milho. Em sentido contrário, apesar das dificuldades climáticas, estima-se novo recorde de produção do algodão no estado.

Para o ciclo 2024/2025, a estimativa da Conab é positiva. A expectativa é de aumento na produção, na área plantada e na produtividade dos grãos. Soja e milho se destacam na produção deste novo ciclo.

De acordo com o IBGE, as áreas plantadas e colhidas estão estimadas em 3,54 milhões de hectares (ha), a mesma em relação à safra de 2023. Assim, o rendimento médio esperado (3,20 toneladas/ha) da lavoura de grãos no estado da Bahia é 7,0% aquém da safra anterior.
O volume de soja a ser colhido pode alcançar 7,53 milhões de toneladas, o que corresponde a uma queda de 0,4% sobre o verificado em 2023. A área plantada com a oleaginosa no estado está projetada em aproximadamente 2,0 milhões de ha.

As duas safras anuais do milho, estimadas pelo IBGE, podem alcançar 2,25 milhões de toneladas, o que também representa declínio de 27,3% na comparação anual. Com relação à área plantada, houve queda de 15,4% em relação à estimativa da safra anterior de 698 mil ha. A primeira safra do cereal está projetada em 1,55 milhão de toneladas, 34,0% abaixo do que foi observado em 2023. Já o prognóstico para a segunda safra é de um recuo de 6,1% em relação à colheita anterior, totalizando 700 mil toneladas.

Para a lavoura do feijão, espera-se recuo de 5,2% na comparação com a safra de 2023, totalizando 226 mil toneladas. O levantamento tem estimativa de 380 mil ha plantados, 8,9% menor que a safra anterior. Estima-se que a primeira safra da leguminosa (137 mil toneladas) seja 4,5% inferior à de 2023, e que a segunda safra (89 mil toneladas) tenha uma variação negativa de 6,4%, na mesma base de comparação.

Outro importante produto da safra baiana, o algodão (caroço e pluma), está com a produção estimada em 1,77 milhão de toneladas, o que representa aumento de 1,6% em relação ao ano passado. A área plantada com a fibra aumentou 4,4%, alcançando 380 mil ha em relação à safra de 2023.

Para a lavoura da cana-de-açúcar, o IBGE estimou a produção de 5,54 milhões de toneladas, revelando aumento de 1,3% em relação à safra de 2023. A estimativa da produção do cacau, por sua vez, ficou projetada em 123 mil toneladas, apontando um avanço de 2,7% na comparação com a do ano anterior.

Em relação ao café, está prevista a colheita de 249 mil toneladas este ano, 0,9% acima do observado no ano passado. A safra do tipo arábica está projetada em 104 mil toneladas, com variação anual de 3,3%. Por sua vez, a safra do tipo canéfora teve previsão de 145 mil toneladas, 0,7% abaixo da colheita do ano anterior.

Na fruticultura, destacam-se as estimativas das lavouras de banana (920 mil toneladas), laranja (628 mil toneladas) e uva (62 mil toneladas) que, registraram, respectivamente, variações de 0,7%, -1,0% e -5,4% em relação à safra anterior.

O levantamento ainda indica uma produção de 925 mil toneladas de mandioca, 1,4% menor que a de 2023. A produção de batata-inglesa, estimada em 335 mil toneladas, apresenta acréscimo de 0,9%; e a do tomate, estimada em 182 mil toneladas, aponta alta de 1,5% na comparação com a do ano anterior.

Projeção

A Conab, em seu primeiro levantamento de 2024/2025, estimou uma produção de 13,1 milhões de toneladas de grãos – o que representa um avanço de 5,5% em relação ao ciclo 2023/2024.

Com relação à área plantada, observa-se uma ampliação de 2,0% na mesma base de comparação, o que alcança uma área de 3,86 milhões de ha. Assim, o rendimento médio do conjunto das lavouras pesquisadas deverá ficar em torno de 3,41 toneladas/ha.

A soja, segundo a Conab, deve apresentar um novo ciclo de alta, com aumento da área plantada, com crescimento de 3,1% em relação à temporada passada, alcançando um total de 2.041 mil ha. Por sua vez, a produção deve avançar em 5,6%, para 7,90 milhões de toneladas na atual temporada, em comparação com o ciclo anterior. Com isso, a produtividade estimada é de 3,87 toneladas/ha, a maior do país, representando aumento de 2,5% em relação à safra anterior.

Com relação à safra de milho, a expectativa é de que a safra atual seja bem maior que a anterior, totalizando 3,20 milhões de toneladas. As principais contribuições proveem da primeira (1,91 milhões de toneladas) e da terceira (1,15 milhões de toneladas) safra do cereal. Em seu conjunto, a produção de milho, no estado, apresenta previsão de aumento de 8,1% em relação ao período anterior. De acordo com análise da Conab, há uma expectativa da redução da área de cultivo devido à rentabilidade do cereal, devendo estas áreas migrarem para o cultivo de soja e algodão.

A produção de algodão está estimada em 1,70 milhão de toneladas, plantado em 357 mil ha, o que representa um crescimento de 3,3% em relação ao ciclo 2023/2024.

A expectativa negativa está associada à produção de feijão, devido à escassez de chuvas no mês de setembro. O volume estimado é de 343 mil toneladas (plantado em 431 mil ha) e representa uma redução de 3,2% em relação ao ciclo 2023/2024.

Fonte: Ascom/SEI

Fonte: Grupo Santo Antonio
14
Out / 2024

Vagas Disponíveis!

Fonte: Publicidade

Fonte: Publicidade
Oportunidades são para o regime REDA nos níveis superior e médio, distribuídas na capital e no interior do estado. No oeste as vagas são para: Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, LEM e Santa Maria da Vitória

A Secretaria da Segurança Pública divulgou no Diário Oficial do Estado de hoje (11) o edital para contratação, em caráter emergencial, de 166 novos profissionais através do Regime Especial de Direitos Administrativo (REDA), para atuação em unidades na capital e no interior do Departamento de Polícia Técnica.

O processo seletivo simplificado será constituído de uma única etapa de avaliação curricular, de caráter eliminatório e classificatório. A contratação terá prazo de até 36 meses, com possibilidade de renovação por igual período. Não poderão ser contratados candidatos que já tiveram 72 meses de contrato REDA com o Poder Executivo da Bahia, salvo as exceções previstas.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente via internet, através do site http://selecao.ba.gov.br/, do dia 21 até 28 de outubro. Todas as informações relativas ao processo seletivo estão divulgadas no site do DPT (www.ba.gov.br/policiatecenica) e da Secretaria da Segurança Pública (https://ssp.ba.gov.br).

Além de Salvador, as vagas são também destinadas aos municípios de Alagoinhas, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Vera Cruz, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itamaraju, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Luís Eduardo Magalhães, Paulo Afonso, Porto, Seguro, Santa Maria da Vitória, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista.

O edital de abertura nº 004 de 10 de outubro disponibiliza vagas para auxiliar de necropsia, técnico administrativo, técnico de enfermagem, técnico em anatomia patológica, técnico em laboratório, técnico em segurança do trabalho, técnico em radiologia, fisioterapeuta, psicólogo, secretariado executivo e assistente social.

Fonte: Ascom DPT

Na tarde de ontem (10), a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma visita especial ao Hospital Infantil Eurico Dutra, em Barreiras, oeste baiano, como parte das comemorações da semana da criança. O evento teve como objetivo alegrar as crianças em tratamento de doenças, proporcionando momentos de descontração e alegria.

Durante a visita, os pequenos puderam brincar com os policiais, tirar fotos e receber brinquedos, criando um ambiente festivo e acolhedor. A ação também contou com a participação da Secretaria de Saúde do Município e funcionários do banco Sicredi, que se uniram à PRF para levar um pouco de felicidade aos pacientes.

A iniciativa foi muito bem recebida, e as crianças, apesar das dificuldades, puderam sorrir e interagir com os policiais, que se empenharam em fazer desta visita um momento especial. A PRF reafirma seu compromisso com a comunidade, mostrando que a solidariedade e o apoio podem fazer a diferença na vida dos pequenos em tratamento.

Fonte: PRF

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta quinta-feira, (10), no Centro de Especialidades Leonídia Ayres de Almeida, uma confraternização voltada para o Dia das Crianças que são pacientes do Programa de Anemia Falciforme.

O encontro teve como objetivo mostrar para as crianças e os seus pais que é possível brincar e ser criança, mesmo convivendo com a Anemia Falciforme, que a doença não é impedimento para realizar tarefas e brincadeiras e que basta fazer o controle das taxas e seguir as orientações dos médicos do programa para levar uma vida normal.

A manhã das crianças foi marcada por muita diversão e entretenimento, onde elas puderam brincar na cama elástica, dançar, comer algodão doce, pipoca, cachorro quente, crepe, doces e bolos, tudo feito por meio de parcerias com a UFOB e Uninassau.

Na unidade são atendidos mais de 350 pacientes com Anemia Falciforme, entre crianças e adultos, que recebem um acompanhamento especializado com hematologista, equipe de enfermagem, dentista e quando é necessário, realizam exames de rotina.

Para o coordenador do Leonídia Ayres, Alessandro Souza, “esse momento é muito importante para as crianças e seus pais, aqui eles estão sendo acompanhados e cuidados e esse momento lúdico é fundamental para o bem-estar das crianças e suas famílias, com momentos de descontração durante o tratamento”, destacou.

Fonte: DIRCOM PMB

Fonte: Grupo Santo Antonio

O CEO da companhia aérea Azul, John Rodgerson, anunciou, nesta sexta-feira (11), os municípios que passarão a ser destinos de voos. As três cidades que farão parte receberão os voos são Lençóis, Barreiras e Guanambi.

Atualmente, a Azul já faz voos para Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista e Porto Seguro. Os voos para Lençóis acontecerão duas vezes na semana, às quintas e aos domingos. Já os voos para Guanambi acontecerão às segundas-feiras e as sextas-feiras. Os voos para Barreiras serão diários.

Segundo o gestor, a Azul é a companhia aérea que mais “serve o estado”. “ Temos seis cidades servidas dentro do estado e queremos crescer mais. Queremos trazer mais paulistanos aqui, queremos trazer gringos para cá. Temos voos diários para os Estados Unidos, então temos uma oportunidade para crescer o que estamos fazendo aqui dentro do Estado”, apontou.

“Azul vai receber ainda a Amber, que é uma aeronave fabricada aqui dentro do Brasil. Nós temos muito orgulho disso e você pode ver que esta aeronave tem imagem da Bahia e voará no país inteiro convidado pessoas para vir para Bahia”.

Fonte: Bahia Notícias

Na noite desta quinta-feira (10/10), T. M. S. R., de 44 anos, foi vítima de um atentado a tiros na zona rural de São Desidério/BA. O crime ocorreu por volta das 23h, no Povoado de Estiva, onde a vítima residia. De acordo com informações preliminares, dois indivíduos, ainda não identificados, chegaram ao local em uma motocicleta e efetuaram diversos disparos contra a vítima.

A equipe de emergência foi acionada, mas o homem não resistiu aos ferimentos. A Polícia Militar e Civil estiveram no local para realizar os primeiros levantamentos. Até o momento, não há informações sobre a motivação ou a autoria do crime, e as investigações seguem em curso. O caso gerou grande repercussão na comunidade, que está abalada com o ocorrido.

Fonte: Info São Desidério
Oportunidades são para o regime REDA nos níveis superior e médio, distribuídas na capital e no interior do estado. No oeste as vagas são para: Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, LEM e Santa Maria da Vitória

A Secretaria da Segurança Pública divulgou no Diário Oficial do Estado de hoje (11) o edital para contratação, em caráter emergencial, de 166 novos profissionais através do Regime Especial de Direitos Administrativo (REDA), para atuação em unidades na capital e no interior do Departamento de Polícia Técnica.

O processo seletivo simplificado será constituído de uma única etapa de avaliação curricular, de caráter eliminatório e classificatório. A contratação terá prazo de até 36 meses, com possibilidade de renovação por igual período. Não poderão ser contratados candidatos que já tiveram 72 meses de contrato REDA com o Poder Executivo da Bahia, salvo as exceções previstas.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente via internet, através do site http://selecao.ba.gov.br/, do dia 21 até 28 de outubro. Todas as informações relativas ao processo seletivo estão divulgadas no site do DPT (www.ba.gov.br/policiatecenica) e da Secretaria da Segurança Pública (https://ssp.ba.gov.br).

Além de Salvador, as vagas são também destinadas aos municípios de Alagoinhas, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Vera Cruz, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itamaraju, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Luís Eduardo Magalhães, Paulo Afonso, Porto, Seguro, Santa Maria da Vitória, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista.

O edital de abertura nº 004 de 10 de outubro disponibiliza vagas para auxiliar de necropsia, técnico administrativo, técnico de enfermagem, técnico em anatomia patológica, técnico em laboratório, técnico em segurança do trabalho, técnico em radiologia, fisioterapeuta, psicólogo, secretariado executivo e assistente social.

Fonte: Ascom DPT

Na tarde de ontem (10), a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma visita especial ao Hospital Infantil Eurico Dultra, em Barreiras, oeste baiano, como parte das comemorações da semana da criança. O evento teve como objetivo alegrar as crianças em tratamento de doenças, proporcionando momentos de descontração e alegria.

Durante a visita, os pequenos puderam brincar com os policiais, tirar fotos e receber brinquedos, criando um ambiente festivo e acolhedor. A ação também contou com a participação da Secretaria de Saúde do Município e funcionários do banco Sicredi, que se uniram à PRF para levar um pouco de felicidade aos pacientes.

A iniciativa foi muito bem recebida, e as crianças, apesar das dificuldades, puderam sorrir e interagir com os policiais, que se empenharam em fazer desta visita um momento especial. A PRF reafirma seu compromisso com a comunidade, mostrando que a solidariedade e o apoio podem fazer a diferença na vida dos pequenos em tratamento.

Fonte: PRF
Wscicleiton De Castro, de 42 anos, produtor artístico que morreu no acidente de trânsito era morador em LEM

Duas pessoas morreram em um acidente envolvendo um ônibus e um carro de passeio na BR-364, próximo ao município de Pimenta Bueno (RO) na madrugada desta sexta-feira (11). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a teoria é que o carro invadiu a pista contrária.

O ônibus seguia a rota Porto Velho para Cerejeiras quando a colisão aconteceu. No carro estavam quatro pessoas. Dois ocupantes não resistiram e faleceram no local do acidente.

Uma das vítimas foi identificada como Wscicleiton De Castro, de 42 anos, produtor artístico, era morador em Luís Eduardo Magalhães no oeste da Bahia. Uma adolescente, Sophya Mareco de 15 anos, também morreu no local.

No ônibus, 11 passageiros sofreram ferimentos leves e foram socorridos pelas equipes de emergência e foram encaminhados para um hospital. As circunstâncias do acidente serão investigadas pela PRF.

Fonte: G1 RO

Fonte: Grupo Santo Antonio

Homem de 40 anos estava desaparecido desde sexta-feira; corpo foi encaminhado ao IML de Irecê — Foto: Reprodução (Internet)

Na madrugada de segunda-feira (07), o corpo de um homem foi encontrado às margens da rodovia BA-144, no município de Morro do Chapéu.

Motoristas que trafegavam pela via avistaram o corpo e acionaram a Polícia Militar, que chegou ao local por volta de 1h30.

De acordo com informações da PM, a vítima era um homem de 40 anos, cuja família relatou que ele sofria de problemas mentais. O homem havia saído de casa na tarde de sexta-feira (04) e não havia retornado.

A 4ª Companhia do 7º Batalhão da PM esteve presente no local e acionou o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Irecê.

O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê, onde será analisado para determinar a causa da morte.

A polícia não encontrou sinais aparentes de violência e suspeita que o óbito tenha ocorrido por causas naturais. A investigação continua.

Fonte: Correspondente de Irecê - Luciano Kastro

Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA emite alertas para região de Orlando, Deltona e Daytona Beach

Um raro alerta considerável de enchente repentina foi emitido para mais de 2,5 milhões de pessoas na Flórida e abrange Orlando, Deltona e Daytona Beach — as áreas mais atingidas pelo furacão Milton nesta quinta-feira (10).

A passagem do furacão Milton, que atingiu a Flórida (EUA) na noite de quarta-feira (9), deixou quatro mortos, segundo autoridades locais. O fenômeno causou um apagão levando 3 milhões de pessoas sem luz e provocou inundações na costa oeste do estado americano.

A chuva acumulada já chega a 228 mm, mas espera-se que o nível aumente ainda mais na área sob alerta, disse o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA.

“Enchentes repentinas estão em andamento ou devem começar em breve”, alertou o Serviço Nacional de Meteorologia em Melbourne.

O segundo dos três níveis de alerta de enchentes repentinas é usado para indicar que “enchentes repentinas capazes de gravidade ou impacto incomuns são iminentes ou estão em andamento e ações urgentes são necessárias para proteger vidas e propriedades”, de acordo com o serviço meteorológico.

“Enchentes repentinas trarão risco de morte em riachos e córregos, áreas urbanas, rodovias, ruas e passagens subterrâneas”, disse o NWS.

Fonte: CNN/Brasil
Proposta amplia punição para até 40 anos, além de proibir que autor de crime ocupe cargo público

O presidente Lula (PT) sancionou, nesta quarta-feira (9), a lei que aumenta do feminicídio para até 40 anos. O texto também veta autores de crimes contra mulheres de exercer cargo público.

A lei será publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira (10). A sanção foi integral e ocorreu em reunião a portas fechadas no Palácio do Planalto, com a presença de ministros, como Cida Gonçalves (Mulheres), Jorge Messias (AGU) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais).

A pena para o crime de feminicídio varia atualmente de 12 a 30 anos de reclusão, conforme as circunstâncias do caso. Agora, a lei amplia essa pena para até 40 anos de prisão. O texto foi aprovado em setembro na Câmara dos Deputados, de forma simbólica.

De autoria da senadora Margareth Buzetti (PSD-MT), o projeto transforma o feminicídio em um tipo penal autônomo, em vez de mantê-lo como uma qualificadora do homicídio. A medida aumenta a pena, aumenta a visibilidade do crime e pretende reduzir a subnotificação dos casos.

Em seu parecer, a relatora Gisela Simona (União Brasil-MT) disse que a falta de formação adequada ou de protocolos claros pode levar as autoridades a classificar o crime simplesmente como homicídio, mesmo quando a conduta é praticada contra a mulher por razões da condição do sexo feminino.

Além disso, a falta de uniformidade nos registros prejudica ainda a obtenção de dados estatísticos confiáveis sobre feminicídios, essenciais para o desenvolvimento de políticas públicas.

A medida também impede que quem cometeu crimes contra a mulher ocupe cargo público ou exerça mandato eletivo. Além disso, amplia a pena para delitos cometidos em razão do sexo feminino, como lesão corporal, crimes contra a honra, ameaça e descumprimento de medida protetiva.

Outro ponto da lei aumenta o tempo para a concessão da progressão de regime aos condenados por feminicídio, além de ser obrigatória a monitoração eletrônica do preso para qualquer benefício.

Em seu parecer, Simona disse que o projeto "contribui sobremaneira para o aumento da proteção à mulher vítima de violência".

"A criação do tipo penal autônomo de feminicídio é medida que se revela necessária não só para tornar mais visível essa forma extrema de violência contra a mulher, mas também para reforçar o combate a esse crime bárbaro e viabilizar a uniformização das informações sobre as mortes de mulheres no Brasil", afirmou.

Fonte: Folha de São Paulo
Região de Irecê

Com a sanção da Lei do Combustível do Futuro, realizada nesta terça-feira (8), pelo Governo Federal, a agricultura familiar da Bahia ganha um novo impulso, especialmente na produção de oleaginosas. A Cooperativa Mista de Produção, Aquisição e Serviço do Estado da Bahia (Coopersertão), localizada em Irecê, já vislumbra os benefícios que essa nova legislação pode trazer.

A região de Irecê, onde atua a cooperativa, é a maior produtora de mamona do Brasil, uma das principais oleaginosas agora integradas à formulação dos biocombustíveis.

De acordo com o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, a nova lei representa uma oportunidade para a agricultura familiar, ao ampliar a participação de diversas oleaginosas, como a mamona, no setor de biocombustíveis.

“A Bahia é o maior produtor de mamona no contexto nacional. A sanção dessa lei permite que oleaginosas como a mamona sejam usadas na formulação de biocombustíveis, ou que sejam beneficiadas diretamente pelos agricultores familiares organizados em cooperativas”, destaca Jeandro. Ele também menciona o impacto positivo na aviação brasileira, já que o óleo de mamona poderá ser utilizado na produção de bioquerosene.

A Coopersertão expandiu a produção de mamona com o apoio da CAR, que viabilizou a construção de uma Unidade Básica de Semente (UBS), galpão de armazenamento na UBS, estrutura de escritório e campo de semente irrigada, além da aquisição de máquinas, kits de insumos e acompanhamento técnico.

Segundo o presidente da Coopsertão, Marcelo Nascimento, a cooperativa teve contratos firmados com grandes empresas nacionais e internacionais, na safra 2023/2024, como Empresas Petrobras Biocombustíveis, Oleoplan, Binatural, Sereal, Fugas, Caramuru.

“A cooperativa saiu de um contrato de vendas de 2 mil toneladas para comercializar aproximadamente 30 mil toneladas de mamona por ano. Isso significa aumento de renda para o agricultor familiar”, afirma Marcelo. Ele ressalta que o apoio da CAR e as novas tecnologias introduzidas na produção de mamona estão mudando a realidade dos produtores locais.

A Bahia, que representa 92% da produção nacional de mamona, espera um aumento de 40% na produtividade de 2024, resultado de investimentos em pesquisas, novas tecnologias e capacitação dos agricultores, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A Lei do Combustível do Futuro também reforça essa perspectiva, abrindo novos mercados para os produtos da agricultura familiar baiana. De acordo com Jeandro, o governo estadual já se comprometeu a alinhar ações para aproveitar as oportunidades criadas pela nova legislação.

Além do foco em oleaginosas como a mamona, a nova lei abre portas para outros setores da agricultura familiar, incluindo a produção de dendê e milho, que poderão integrar o contexto do biocombustível social, conforme a portaria assinada em junho pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

A Lei do Combustível do Futuro inclui iniciativas inovadoras, como o Programa Nacional do Diesel Verde (PNDV), o Programa Nacional do Bioquerosene de Aviação (ProBioQAV), o Programa de Descarbonização do Produtor e Importador de Gás Natural e Incentivo ao Biometano, e a criação do marco legal para a captura e estocagem geológica de dióxido de carbono (CCS). Essas medidas visam reduzir as emissões de carbono e fortalecer a sustentabilidade no setor energético, alinhando o Brasil às metas globais de descarbonização. Com o cenário positivo, agricultores familiares e cooperativas da Bahia estão prontos para se engajar no futuro da bioenergia.

 

Fonte: Ascom/CAR
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |