Um frigorífico foi interditado na tarde de ontem, segunda-feira (16) por comercialização de carnes com prazo de validade vencido, na avenida Artêmia Pires, em Feira de Santana, a 100 km de Salvador. De acordo com a prefeitura do município, mais de 56 kg do produto e embutidos foram apreendidos no estabelecimento, durante ação do Escritório de Fiscalização Integrada (EFI).
Segundo o Portal G1, a equipe da Vigilância Sanitária também constatou que no local eram produzidas carnes de charque sem condições higiênicas e sanitárias. Os alimentos apreendidos serão descartados no aterro sanitário.
A prefeitura informou que o dono do frigorífico deverá se apresentar na Vigilância Sanitária, na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em até dez dias.
Ainda na tarde desta segunda, foram identificados estabelecimentos que não tinham alvará de funcionamento. Eles foram notificados e os responsáveis terão um prazo de cinco dias para comparecer à sede do Escritório de Fiscalização Integrada.
De acordo com o G1, a coordenadora do Escritório, Nilda Muniz, afirmou que produtos vencidos eram vendidos também em padarias. A previsão é que até o dia 30 de maio, as equipes que compõem o órgão visitem supermercados, academias, farmácias, bares e restaurantes na Avenida Artêmia Pires.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) editou uma medida provisória nesta terça-feira (17) com mudança no cálculo da cobrança no tabelamento de frete, em um aceno a caminhoneiros, que fazem parte da sua base eleitoral.
A medida trata da revisão extraordinária da Tabela de Frete do Transporte Rodoviário de Cargas, e reduz de 10% para 5% de oscilação do preço do diesel que determina a revisão da tabela.
“Com isso, pretende-se dar sustentabilidade ao setor do transporte rodoviário de cargas, e, em especial, do caminhoneiro autônomo, de modo a proporcionar uma remuneração justa e compatível com os custos da atividade”, diz nota do Palácio do Planalto.
A legislação já determina que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) faça, semestralmente, revisão da tabela do frete. E prevê também que haja revisão extraordinária sempre que a variação do preço do diesel no mercado nacional for superior a 10% em relação ao preço que consta na planilha de cálculos.
De acordo com o texto divulgado pelo Planalto, o combustível amplamente utilizado por caminhoneiros acumula alta de 52% nos últimos 12 meses.
O governo pontua que o preço do diesel acompanha a cotação internacional do petróleo, que tem sofrido impactos da guerra na Ucrânia. “Os desequilíbrios que esse conflito tem ocasionado nas conformações geopolíticas que determinam a disponibilidade e os preços do petróleo, somada à variação cambial, tem impactado o preço do óleo diesel no mercado interno, que acumula alta de 52% nos últimos 12 meses”.
A medida provisória é de efeito imediato, mas precisa ser chancelada pelo Congresso no prazo de seis meses. Caso contrário, perde a validade.
Na semana passada, a Petrobras anunciou aumento do preço médio do diesel de 8,87% nas refinarias. A alta era esperada pelo mercado, diante da escalada das cotações internacionais nas últimas semanas, mas isso não impediu a irritação de Bolsonaro.
O estatal já está no seu terceiro presidente, desde o início do governo. O chefe do Executivo tem criticado publicamente a política de preços da estatal e cobra que ela atue com “fim social”.
A apoiadores no cercadinho do Palácio da Alvorada, na segunda-feira, ele criticou o estatuto da Petrobras e disse que há mais para acontecer na empresa. Como a Folha mostrou, o presidente José Mauro Coelho entrou na mira de Bolsonaro.
O governo estuda ainda outras medidas para tentar conter o aumento do preço dos combustíveis neste ano eleitoral.
Ainda que considerem não ter uma “bala de prata” com efeito imediato, a lista de possibilidades inclui corte no imposto de importação do biodiesel e mudança na composição dos combustíveis comercializados na bomba. Algumas podem ser adotadas pelo próprio Executivo, sem necessidade de aval do Congresso.
A taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados ao tratamento de complicações da Covid-19 continua sendo de 83%, de acordo com atualização feita no final da tarde desta segunda-feira (16) pela Central de Comando e Controle da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).
Na área dos adultos, a taxa é de 16%, o que significa dizer que do total de 210 leitos, apenas 33 estão com pacientes diagnosticados com a doença.
Em relação aos leitos de enfermaria, que atendem casos com menor complexidade, a taxa de ocupação das alas pediátricas é de 65%, enquanto que na área adulta, o percentual é de 12%.
A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, 24 novos casos de Covid-19, 34 recuperados e mais quatro mortes.
Na noite de ontem, segunda-feira, 16, por volta das 21h15, ocorreu uma morte por auto de resistência contra a PM na rua Paraíso no bairro São Pedro na cidade de Barreiras.
Ao realizar rondas no endereço acima citado a guarnição do PETO da 83ª CIPM, foi abordada por transeuntes que informaram ter visto um indivíduo na rua portando uma arma de fogo na mão.
Diante da informação, a guarnição informou de imediato ao CICOM e ao coordenador solicitando a permissão para deslocar até o endereço informado. Chegando nas proximidades, um indivíduo ao avistar a viatura, tentou evadir-se para dentro de uma quitinete e efetuou disparos contra os policiais.
De imediato, foi tomada a postura de segurança e feito o cerco do local, momento em que a guarnição adentrou a referida residência e o localizou tendo novamente efetuado disparos contra os policiais, não havendo outra maneira foram efetuados disparos no intuito de repelir injusta agressão e salvaguardar a integridade física dos policiais.
Cessado os disparos, foi encontrado o resistente ao solo ainda com sinais vitais. Foi prestado o socorro imediato através da viatura policial para Hospital do Oeste, onde foi atestado o óbito pelo médico plantonista.
Posteriormente o resistente foi identificado e constatado que possuía extensa ficha criminal e um mandado de prisão em aberto.
17
Mai / 2022 |
Formosa do Rio Preto terá caminhada Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adole |
A Prefeitura de Formosa do Rio Preto por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação convida a população para participar amanhã, quarta-feira, dia 18, da Caminhada Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A concentração será na Praça Josefina Teixeira (Santa Helena), a partir das 07 horas, com percurso pelas principais ruas da cidade até a Prefeitura, onde haverá uma apresentação especial dos alunos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
“Precisamos abordar este tema tão importante para sensibilizar a comunidade em geral sobre a importância de denunciar e possibilitar o rompimento destes quadros, que infelizmente são comuns em todas as classes sociais. Por isso, consideramos de grande importância a participação da população de Formosa nessa caminhada”, destaca a Secretária de Assistência Social, Luciane Cristina Brandão de Araújo.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado em 18 de maio. A data faz memória à menina capixaba Araceli Crespo, de apenas oito anos de idade. Ela foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta em 1973. A violência sexual de crianças e adolescentes pode ocorrer em várias idades (incluindo bebês). O abuso sexual se configura quando a criança é utilizada por adulto, ou até um adolescente, para praticar algum ato de natureza sexual. Já a exploração sexual é quando eles são utilizados com propósito de troca ou de obter lucro financeiro ou de outra natureza em turismo sexual, tráfico, pornografia, ou também em rede de prostituição.
17
Mai / 2022 |
WhatsApp Web apresenta instabilidade nesta terça |
Usuários relataram dificuldades para acessar o WhatsApp Web nesta terça-feira (17). O site Downdetector, que reúne relatos de instabilidade, registrou problemas por voltas das 10h10 com mais de 415 reclamações.
No Twitter, usuários apontam problemas como lentidão no carregamento de mensagens e dificuldade para conectar ou desconectar no serviço.
O WhatsApp afirma que está ciente de que pessoas estão enfrentando atrasos ao carregar suas mensagens nas versões Web e Desktop e que "está trabalhando em melhorias para que a experiência volte ao normal em todos os dispositivos vinculados.”
A companhia ainda explica vem liberando aos poucos o recurso que dispensa a necessidade de celular para acessar a versão web do mensageiro. A função é testada desde julho do ano passado.
O WhatsApp Web, ferramenta que permite usar o aplicativo de mensagens em navegadores é um alvo frequente de críticas dos usuários.
O g1 realizou o teste e, após a leitura do QR code, o aplicativo fica carregando até que envia uma mensagem de erro, dizendo: "Não foi possível conectar o aparelho".
17
Mai / 2022 |
Dengue dispara no país, e reagente de testes se esgota |
O número de casos de dengue disparou no Brasil, e o reagente usado para fazer o exame que confirma a doença está esgotado na rede pública e privada.
Ao todo, em quatro meses, o Brasil superou os 544 mil casos de dengue registrados em todo o ano passado. De janeiro a abril, houve 654,8 mil notificações da doença.
O Ministério da Saúde não especificou a situação de cada região, mas confirmou que a reposição nacional só deve ser restabelecida em junho e que, no momento, está sem a entrega de novos kits moleculares para o diagnóstico da dengue, chikungunya e zika.
De acordo com o Ministério da Saúde, os insumos para tratamento têm sido enviados.
Segundo o último boletim epidemiológico federal (semana 18, publicado na última sexta-feira), as notificações prováveis triplicaram em relação ao mesmo período do ano passado (alta de 146,5%, passando de 307.133 para 757.068 casos).
Os casos notificados à União pelos municípios e estados subiram 56,7% (de 542.970 para 850.657 pacientes) e os confirmados aumentaram 65,7% (de 254.836 para 422.342 contaminados).
A recomendação do Ministério da Saúde no momento é que os casos de dengue sejam "confirmados por critério laboratorial ou por critério clínico-epidemiológico", segundo resposta da pasta.
Para locais onde não for possível fazer exames laboratoriais, "a recomendação é seguir os protocolos de diagnóstico por critério clínico, notificando o caso suspeito com o diagnóstico por critério clínico-epidemiológico".
A nota diz ainda que na "impossibilidade de realização de confirmação laboratorial específica ou para casos com resultados laboratoriais inconclusivos, deve-se considerar a confirmação por vínculo epidemiológico com um caso confirmado laboratorialmente".
São Paulo está sem reagente. Piauí e Paraná estão com estoques baixos e têm orientado as equipes de saúde pública a priorizar o uso da testagem com os kits remanescentes em pacientes graves e grávidas.
Bahia e Mato Grosso do Sul estão sem reagentes e abriram processos emergenciais para compra pelos próprios estados.
Segundo a TV Globo, há carência do material também em Minas Gerais e Santa Catarina.
Em São Paulo, o número de confirmações de dengue manteve-se estável, mas os óbitos por dengue subiram de 41 para 77 (aumento de 87,8%). O estado registrou em 2022, até 2 de maio, 107,4 mil casos de dengue contra 104 mil casos no mesmo período do ano anterior.
A Secretaria de Estado da Saúde paulista disse que "encaminhou ofícios para o órgão federal para envio de novos testes, mas não houve sinalização de nova entrega" e que a "aquisição e distribuição dos testes para detecção da dengue são de responsabilidade do Ministério da Saúde", cabendo ao governo estadual "apenas redistribui o item".
Ainda segundo o órgão, a falta do exame não impede o diagnóstico clínico nem o tratamento do paciente pelos municípios e que a "suspensão de coleta de sorologia para os casos não graves já é prevista nas diretrizes para prevenção e controle das arboviroses urbanas no estado".
O CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) do estado põe em ranking as cidades com casos acima do esperado para seu histórico sazonal de dengue.
Essa lista é usada para definir onde a coleta de amostras para confirmação do diagnóstico por sorologia será suspensa, mesmo quando há o reagente disponível.
O ranking não é divulgado, segundo o estado, por ser um quadro de atualizações muito dinâmico —é preciso estar há quatro semanas consecutivas com alta de casos acima do esperado, e a entrada e saída de cidades é constante.
É o caso Barretos, município no interior, a 233 km da capital paulista, que esta semana foi declarado com epidemia de dengue pelo estado.
Com a alta de de casos suspeitos, os testes deixaram de ser realizados na cidade. O secretário municipal de saúde da cidade, Kleber Rosa, disse que agora os pacientes que procurarem a rede pública de saúde apresentando três sintomas ou mais da doença receberão o tratamento direto.
"Mesmo sem o teste específico para dengue iremos continuar fazendo os hemogramas para o controle das plaquetas dos pacientes", afirmou Rosa.
Em Ribeirão Preto, que manteve índices de dengue baixos nos últimos dois anos, o total de pacientes com sintomas de dengue também disparou.
No pronto-atendimento do plano de saúde privado Unimed Ribeirão, a procura diária por testagem para a doença cresceu sete vezes em relação ao mesmo período do ano passado e pelo menos desde segunda a rede está sem reagentes.
Em nota, a rede disse que "o não-abastecimento dos insumos laboratoriais específicos para o teste NS1 é momentâneo", "generalizado em função da alta demanda dos casos de dengue na região nos últimos dias" e que houve "atraso na entrega dos fornecedores deste insumo para todos os laboratórios".
Os pacientes com sintomas de dengue estão sendo submetidos aos testes capazes de confirmar o diagnóstico e de orientar os tratamentos, tais como hemograma e testes de anticorpos, que seriam "suficientes para orientar a conduta clínica, sendo o exame NS1 de natureza apenas complementar (confirmação diagnóstica)."
Para o médico Amaury Lelis Dal Fabbro, professor do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP), ainda que seja possível o diagnóstico, a falta de reagentes pode afetar o sistema de vigilância epidemiológica da dengue.
Segundo ele, exames virológicos e sorológicos de dengue ajudam a lidar com uma sintomatologia "razoavelmente inespecífica", que pode eventualmente ser confundida com outras viroses. "É essencial para o sistema de vigilância epidemiológica confirmar os casos, ou pelo menos um certo número de casos para ter certeza do tipo de vírus que está circulando na população", disse Fabbro.
Os dois tipos básicos de exames de sangue específicos são o sorológico, que identifica os anticorpos contra a dengue e confirma o diagnóstico, e o virológico, que mostra qual vírus da dengue infectou o paciente e está circulando naquele momento —é este que está em falta no país.
"Esta informação [de sorologia] é fundamental para virologia, porque cada sorotipo tem comportamento diferente na população e é fundamental que haja disponibilidade de exames", afirmou o médico.
Denis Henrique da Silva, 43, vendedor e engenheiro civil, está com sintomas de dengue desde a semana passada. "Senti muitas dores no corpo, na articulação, sem força para fazer nada, febre. Uma experiência que nunca tive, nem quando peguei Covid fiquei assim", afirmou.
O caso dele só foi confirmado com exame laboratorial e com o surgimento de pintas vermelhas. "Minhas plaquetas baixaram muito em três dias. Procurei a UPA de Barretos e não fizeram o teste [de dengue], só foi detectado através da plaqueta, mas [é] muito ruim ficar um mês sem saber se é verdade ou não", contou.
17
Mai / 2022 |
Caminhonete Saveiro furtada em Belo Horizonte é recuperada pela PRF na BR 242 em Barreiras |
Uma caminhonete de luxo VW/Nova Saveiro, com ocorrência de furto registrada em fevereiro deste ano, foi recuperada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na manhã de hoje (17), em Barreiras (BA), distante 870 quilômetros de Salvador.
Equipe da PRF realizava fiscalização de combate a criminalidade no Km 860 da rodovia, quando abordou o carro com placas de São José dos Campos (SP). O veículo era conduzido por um homem de 33 anos.
Durante a fiscalização no veículo, foram encontradas indícios de adulterações nos elementos identificadores, o que levou a equipe a aprofundar a verificação na Saveiro. Com técnicas de análise criminal em fraudes veiculares, os PRFs perceberam elementos que indicavam outro veículo, da mesma marca e modelo, porém estava com placas clonadas.
Após consulta ao sistema de dados, os policiais constataram se tratar na realidade de um veículo roubado em fevereiro/2022, na cidade de Belo Horizonte (MG).
Questionado, o motorista disse que negociou o veículo mediante troca em outro carro usado e mais R$ 10 mil em dinheiro, além de parcelas no valor de 1.000 reais por um período de dez meses.
Em seguida, o homem que reside em Buritirama (BA) foi preso em flagrante delito e encaminhado à Central da Delegacia de Polícia Civil de Barreiras (BA), para formalização dos procedimentos da lavratura do flagrante. Inicialmente, ele responderá pelo crime previstos no artigo 180 (Receptação) do Código Penal.
A PRF orienta que, na pesquisa ou ato da compra, o novo proprietário sempre desconfie de anúncios tentadores e confronte as informações do documento com os elementos identificadores no veículo.
Um Mandado de Segurança determinou agora a tarde, a suspenção do Edital de Convocação para a Eleição da Mesa Diretora marcada para ocorrer na noite de hoje, em sessão ordinária.
A decisão aconteceu, segundo matéria publicada pelo site Cerrado em Foco, pela falta de tramitação nas comissões necessárias... "É evidenciada através dos documentos colacionados que demonstram probabilidade do direito que o Projeto de Resolução 005/2022 não tramitou perante a Comissão de Obras, Administração Pública, Serviços Públicos, Urbanismo e Segurança; que houve proposta de emenda ao citado projeto sem a regular e tempestiva apreciação e que a votação final do projeto (votação em continuação) ocorreu em sala que não assegurava a publicidade necessária e esperada”, diz a decisão da Justiça.
O presidente da Câmara, vereador Fernando Fernandes, ainda não se pronunciou a cerca da decisão da justiça.
16
Mai / 2022 |
Nesta sexta-feira, 13, aconteceu um café da manhã com os parceiros da BCS/Santa Luzia, n |
Nesta sexta-feira, 13, aconteceu um café da manhã com os parceiros da BCS/Santa Luzia, na cidade de Barreiras.
Na oportunidade, comerciantes locais, agricultores, entidades e autoridades da cidade de Barreiras foram convidados a conhecerem a Base Comunitária e os projetos que ela realiza.
Além disso, aconteceu apresentações dos alunos do curso de Judô, Kung-fu e Violão. Ao fim do evento foi proporcionado um café para os participantes.
Estes momentos de comunhão tem o intuito de formar parcerias, e aproximar a BCS da comunidade local, bem como promover maior auxílio dos parceiros locais acerca das demandas dos cursos da BCS.
O Ministério da Educação (MEC) fez o pré-lançamento do aplicativo SouTec, que pretende estimular estudantes brasileiros a escolherem um curso técnico de acordo com cada perfil de interesse. O anúncio foi feito na feira Bett Brasil em São Paulo (SP), nessa quinta-feira (12). A previsão de lançamento é para o primeiro semestre de 2022.
De acordo com informações da pasta, por meio da ferramenta, o estudante deverá responder questões que avaliam suas preferências relacionadas a atividades de trabalho. Quando terminar, terá acesso a um resumo e a um relatório completo explicando qual é o perfil vocacional. O foco são os quase 12 milhões de estudantes que estão nos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano).
“Essa demanda surgiu da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica [SETEC] do Ministério da Educação, que identificou a necessidade de os alunos brasileiros conhecerem os cursos profissionalizantes oferecidos pela rede federal de ensino. A ferramenta também pode ser utilizada por profissionais que desejam se reposicionar na carreira profissional, contribuindo para estimular a aprendizagem ao longo da vida”, divulgou o MEC.
No evento, foi apresentado outro aplicativo Jornada do Estudante, que pretende unificar informações da trajetória dos estudantes. A ideia é que os estudantes possam consultar os seus registros educacionais e documentos pertinentes à sua trajetória, desde o primeiro ingresso em estabelecimento de ensino, público ou privado, até o nível superior e de especializações.
Segundo o MEC, o aplicativo servirá também como mecanismo de comunicação, de modo que os estudantes recebam as novidades do governo federal voltadas à educação. O lançamento deve ocorrer também neste primeiro semestre.
Os aplicativos serão disponibilizados gratuitamente na loja do gov.br para as plataformas Android e IOS.
Um belo e raro fenômeno enfeitará o céu entre a noite deste domingo (15), a partir das 23h27, horário de Brasília, e o início da madrugada de segunda-feira (16). Será uma Lua de Sangue “triplamente especial para o Brasil”, afirmou a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional. O evento celeste será bem visível de todas as partes do Brasil.
O movimento lunar durará pouco mais de três horas, encerrando-se às 2h55. “Mas o ponto máximo, quando a Lua estará completamente coberta pela sombra da Terra será exatamente à 1h11, no horário de Brasília”, disse Josina à Agência Brasil.
“A grande vantagem desse eclipse, que chamo de triplo total, é que, além de ser um eclipse total da lua, será totalmente visível em todo o Brasil, de Norte a Sul; de Leste a Oeste. O Brasil inteiro verá o eclipse do início ao fim, em todas suas fases, na sequência penumbral, parcial, total, e depois retornando à parcial e à penumbral”, explicou Josina.
“Outra vantagem é que a Lua estará bem alta no céu, longe do horizonte, bem fácil de ser vista. Agora é torcer para que o tempo fique bom e não atrapalhe o espetáculo”, acrescentou.
Segundo Josina, o próximo eclipse desse tipo, em que todas as etapas podem ser apreciadas de qualquer região, só ocorrerá em junho de 2029, entre os dias 25 e 26. “Até lá, teremos vários eclipses parciais”, tranquilizou a astrônoma.
Além do Brasil, terão o privilégio de observar a Lua de Sangue triplamente especial os demais países da América do Sul e da América Central. O fenômeno também será visível em parte da América do Norte, da Europa e da África.
Os eclipses lunares ocorrem quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham. “Quando um corpo extenso, como o Sol, ilumina outro corpo extenso – no caso, a Terra –, ocorrem duas regiões de sombra: a penumbra e a umbra. Quando totalmente escura, sem nenhuma luminosidade, essa sombra é a umbra; quando recebe luz em alguns pontos, a sombra, um pouco mais clara, é a penumbra.
“Quando a Lua entra na sombra da penumbra, começa o eclipse penumbral; quando está totalmente na penumbra, é o eclipse penumbral. Quando começa a entrar na umbra, é o eclipse parcial. Quando a lua está totalmente mergulhada na umbra, é o eclipse total, e ela toma uma cor avermelhada belíssima. Por isso é chamada de Lua de Sangue”, detalhou a astrônoma do Observatório Nacional.
Planetário
O Planetário do Rio de Janeiro, localizado na Gávea, na zona sul da cidade, abrirá seus portões para que o público possa observar o eclipse total da Lua neste domingo (15). A abertura do anfiteatro ocorrerá às 21h, com a possibilidade de uso dos telescópios.
Durante o ápice do fenômeno, a Lua poderá ficar levemente avermelhada. De acordo com o presidente da Fundação Planetário, Gledson Vinícius, “este é um dos fenômenos astronômicos que mais despertam o imaginário popular e aproximam os jovens da ciência”.
A programação é gratuita e sujeita à lotação do espaço. Por se tratar de um evento mais longo, a Fundação Planetário recomenda que o público leve cadeira de praia, canga ou algum tipo de tapete para ficar mais à vontade no momento de acompanhar o eclipse. Esta é a primeira vez, desde o início da pandemia de covid-19, que o planetário é aberto ao público para observar um fenômeno astronômico.
“A observação poderá ser feita a olho nu de qualquer parte da cidade, mas, aqui no Planetário, maior equipamento desse tipo da América Latina, o público contará com a nossa equipe de astrônomos para explicar, tirar dúvidas e interagir com todos”, explicou o diretor de Astronomia da instituição, Leandro Guedes.
Transmissão ao vivo
O evento contará também com projeções do eclipse no local e, para quem não puder comparecer presencialmente, o planetário prepara uma transmissão ao vivo via Youtube.
Vale informar que a atividade depende de condições meteorológicas para acontecer. Caso o tempo esteja nublado ou chuvoso, a observação ficará comprometida e a realização do encontro será avaliada pela fundação.
Em abril, a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas estimada para 2022 deve totalizar 261,5 milhões toneladas, 3,3% acima (8,3 milhões de toneladas) da obtida em 2021 (253,2 milhões) e 1,0% acima da informação anterior (2,5 milhões). O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) aponta que a área a ser colhida é de 71,9 milhões de hectares, 4,9% (3,4 milhões de hectares) maior que a área colhida em 2021 e 0,2% (155,3 mil) maior do que o previsto no mês anterior.
O arroz, o milho e a soja, os três principais produtos deste grupo, somados, representam 92,2% da estimativa da produção e respondem por 87,8% da área a ser colhida. Frente a 2021, houve acréscimos de 8,1% na área do milho (7,2% na primeira safra e 8,4% na segunda), de 10,4% na área do algodão herbáceo e de 4,2% na da soja.
Por outro lado, houve quedas de 2,0% nas áreas do arroz e de 2,9% na do trigo.
Na projeção de produção, houve altas de 11,6% para o algodão herbáceo em caroço, alcançando 6,5 milhões de toneladas; de 1,4% para o trigo (7,9 milhões) e de 27,5% para o milho (111,9 milhões). É esperada queda de 1,4% no milho na 1ª safra (25,3 milhões) e alta de 39,4% no milho na 2ª safra (86,6 milhões). Há projeção de queda de 12,2% para a soja (118,5 milhões) e de 8,5% para o arroz em casca (10,6 milhões).
A informação de abril para a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas de 2022 alcançou 261,5 milhões de toneladas e uma área colhida de 71,9 milhões de hectares. Em relação a 2021, a área a ser colhida cresceu 4,9% (3,4 milhões de hectares). Frente ao previsto no mês anterior, houve alta de 155,3 mil hectares (0,2%).
A estimativa da produção apresentou alta anual para quatro regiões: Centro-Oeste (11,7%), Sudeste (11,4%), Norte (5,2%) e Nordeste (9,9%), com queda para a Sul (-14,5%). Quanto à variação mensal, as cinco regiões apresentaram crescimento na estimativa da produção: Centro-Oeste (0,8%), Sul (1,0%), Sudeste (1,7%), Nordeste (0,8%) e Norte (1,5%).
Entre as unidades da Federação, Mato Grosso lidera como o maior produtor nacional de grãos, com uma participação de 30,5%, seguido pelo Paraná (13,9%), Goiás (10,7%) e Rio Grande do Sul (9,0%). As principais altas nas estimativas da produção, em relação ao mês anterior, ocorreram em Goiás (1.056.997 toneladas), no Paraná (624.917 t), em Minas Gerais (271.642 t), em São Paulo (191.668 t), no Ceará (140.094 t), em Rondônia (104.584 t), no Pará (91.289 t), no Piauí (47.176 t), na Bahia (30.800 t), no Maranhão (7.565 t), no Rio Grande do Norte (1.261 t), e no Rio de Janeiro (18 t).
Já as principais variações negativas ocorreram em Alagoas (-15.050 t), na Paraíba (-3.962 t), no Amapá (-1.100 t), no Acre (-580 t), e no Espírito Santo (-29 t).
Pesquisadores da farmacêutica Oxford Vacmedix começaram a testar uma vacina contra o câncer de próstata, ovários e pulmão. A empresa responsável pela vacina foi criada por cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido.
Foram escolhidos 35 voluntários que receberão três doses do imunizante com um intervalo de duas semanas. Os vacinados serão acompanhados pela equipe de pesquisadores durante seis meses após as aplicações.
A vacina contra o câncer tem como foco a proteína survivina, que é liberada por células cancerígenas para enganar o sistema imunológico, fazendo com que o corpo não as ataque.
O produto possui uma versão sintética dessa proteína e ensina o organismo a reconhecer tumores e atacar essa substância.
Segundo os pesquisadores, os primeiros resultados foram promissores, mas é necessário cautela. Os responsáveis ainda ressaltam a importância de observar os possíveis efeitos colaterais a longo prazo nos voluntários.
Além disso, os cientistas também querem entender qual o impacto da vacina contra o câncer na sobrevivência dos voluntários.
Mudança no DNA torna ser humano mais propenso ao câncer; entenda
De acordo com um estudo publicado na Cell Reports, uma pequena mudança no DNA é responsável por tornar a humanidade mais propensa ao câncer. Os cientistas do Memorial Sloan Kettering Cancer Center (EUA) compararam vários genes entre humanos e outras espécies de primatas, já que é uma doença mais relativamente rara em outros primatas.
Com isso, eles descobriram que a espécie humana sofreu uma mutação de um gene chamado BRCA2, o qual está envolvido na regeneração do DNA. A mudança reduziu em 20% a capacidade de reparação do DNA, comparado com outras versões primatas do gene.
A teoria é justamente que essa mutação pode explicar as taxas mais altas de câncer. Isso baseia também outras pesquisas que apontavam que pessoas com determinadas variantes do gene BRCA2 possuem um risco maior de terem câncer de mama ou de ovário.
16
Mai / 2022 |
Polícia Civil recupera 12 aparelhos celulares furtados em uma única festa em São Félix do |
Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam uma queda acentuada na temperatura de todo o país, com “queda acentuada” na Região Sul. De acordo com o instituto, o frio começa no domingo (15), exatamente no sul do país. Em seguida, o frio se espalhará rapidamente até o norte do país.
Na segunda-feira (16), as baixas temperaturas devem atingir todas as regiões, podendo chegar até Rondônia e Acre até o fim do dia. O clima frio poderá derrubar as temperaturas até 10°, especialmente na Região Sul e no sul das regiões Centro-Oeste e Sudeste. No Acre e em Rondônia, o frio deve causar o segundo episódio de friagem do mês. O primeiro episódio ocorreu nos dias 4 e 5 de maio.
Geada
Segundo Inmet, há tendência de geada na Região Sul do país entre os dias 17 e 25. Há, inclusive, previsão de geada forte em praticamente todo o estado de Santa Catarina, com exceção da região litoral, no norte do Rio Grande do Sul e no centro do Paraná, estendendo-se até o sul, também com exceção do litoral.
Existe ainda, segundo o Inmet, uma pequena possibilidade de ocorrência de neve nas serras gaúcha e catarinense entre a noite do dia 16 e madrugada do dia 17.
“Do ponto de vista agrometeorológico, a geada é um fenômeno causado pela ocorrência de baixas temperaturas que promovem o congelamento dos tecidos vegetais, havendo ou não a formação de gelo, e provoca a morte das plantas ou de suas partes (folhas, ramos, frutos)”, explica o instituto. A Geada pode ser provocada tanto por entradas de massas de ar frio, quanto por um intenso resfriamento da superfície, durante noites de céu limpo e sem vento.
16
Mai / 2022 |
Polícia Civil recupera 12 aparelhos celulares furtados em uma única festa em São Félix do |
Ontem, domingo, 15, após registros de Boletim de Ocorrência referente a furto de aparelhos celulares ocorrido na cidade de São Félix do Coribe, durante a festa de Aniversário da cidade, a equipe do plantão ordinário da polícia civil, deu início as diligências seguindo o sinal de localização emitido por um dos aparelhos furtados.
Depois de várias tentativas e acompanhando em tempo real a localização do aparelho, a equipe de policiais Civis lograram êxito e conseguiram chegar a última localização que estava sendo enviada na Rua Jeremias, próximo a AABB.
Os aparelhos telefônicos tinham sido dispensados em um lote baldio na beira da pista. Os telefones localizados estavam todos em uma sacola plástica e totalizaram 12 aparelhos.
Apreendidos foram apresentados na Delegacia de Policia de Santa Maria da Vitória, para as devidas providências legais.
Todos ficaram a disposição das vítimas.
16
Mai / 2022 |
Bombeiros Militares fazem a segurança de competidores na 3ª Etapa do Campeonato Baiano de |
Meses depois de atuar na Operação Chuva, uma equipe de bombeiros militares do 17º Grupamento (17º GBM) voltou a navegar nas águas do Rio São Francisco, em Ibotirama, neste domingo (15).
Desta vez, a missão foi levar segurança aos 120 competidores da 3ª etapa do Campeonato Baiano de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, que aconteceu no município.
Ao menos 15 participantes precisaram da ajuda dos bombeiros após terem suas embarcações viradas. Os atletas, que usavam coletes salva-vidas, foram retirados da água e levados até a margem.
Os militares também ajudaram na recuperação de canoas, evitando a exposição dos competidores, entre eles crianças, ao risco de buscá-las por conta própria. Não houve registro de afogamentos.
Na operação, além de uma equipe composta por militares especializados em atendimento pré-hospitalar, mergulhadores e piloto de embarcação, o 17º GBM empregou um bote inflável motorizado e equipamentos de salvamento aquático.
16
Mai / 2022 |
83ª CIPM participam a convite de aniversário de duas crianças no bairro Morada da Lua em B |
Na noite de sábado, 14, policiais da 83ª CIPM, atenderam ao convite para homenagear os jovens Luis Gustavo de 06 anos, e Maria Heloísa de 02, durante festa de aniversário, que aconteceu na Morada da Lua, na cidade de Barreiras.
A Srª Micarla fez a solicitação atendendo o desejo das crianças, que sempre demonstraram carinho pela polícia militar, e desejavam contar com a presença dos policiais na confraternização.
A solicitação foi prontamente atendida pelo Comando, porque ações desta natureza, de integração com a comunidade, especialmente atendendo ao pedido de crianças, fazem parte dos princípios de polícia cidadã, causam grande satisfação a toda tropa, e devem fazer parte de nossa rotina profissional.a