Nas últimas 24 horas, foram registrados na Bahia 254 casos de Covid-19 e duas mortes. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de 1.545.559 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.515.461 são considerados recuperados, 211 encontram-se ativos e 29.887 pessoas foram óbito devido à doença.
O boletim epidemiológico da Sesab, desta quinta-feira (12), contabiliza ainda 1.865.194 casos descartados e 332.795 em investigação. Na Bahia, 63.313 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
Vacinação
A Secretaria ainda informa que 11.601.053 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 com a primeira dose, 10.643.464 com a segunda ou dose única, 5.632.005 com a dose de reforço e 96.423 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 909.598 crianças foram imunizadas com a primeira dose e 4016.659 tomaram também a segunda.
13
Mai / 2022 |
Guedes desmonta militância de sindicalista e escancara os ladrões da Petrobras; veja vídeo |
13
Mai / 2022 |
Sob o silêncio dos checadores, oposição espalha fake news contra Bolsonaro no Nordeste |
O volume de serviços na Bahia em março de 2022 avançou 3,6%, na comparação com o mês de fevereiro, na série com ajuste sazonal. As informações com foco no segmento baiano, analisadas nesta quinta-feira (12) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan), constam na Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE.
Na comparação com o mês de março de 2021, o volume de serviços na Bahia avançou 15,3%. Quatro das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Serviços prestados às famílias (102,0%), que contabilizaram a décima segunda variação positiva consecutiva mais expressiva e maior alta da série iniciada em 2012, para os meses de março. Seguida pela atividade de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (15,3%). Depois Outros serviços (8,9%), e Serviços profissionais, administrativos e complementares (4,6%). Por outro lado, a atividade que contribuiu negativamente foi Serviços de informação e comunicação (-6,0%). O indicador acumulado do ano ampliou 14,6% e o indicador acumulado nos últimos 12 meses aumentou 16,6%.
A receita nominal de serviços acompanhou a mesma tendência do volume e expandiu 6,8%, em relação a fevereiro, com ajuste sazonal. O indicador cresceu 27,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior. O indicador acumulado do ano ampliou 25,9% e o indicador acumulado nos últimos 12 meses aumentou 24,3%.
Turismo
No que tange ao volume das atividades turísticas, na comparação com o mês de fevereiro, série com ajuste sazonal, a atividade apresentou expansão de 8,0%. Nessa análise a Bahia, inverteu a tendência de retração iniciada em janeiro (-3,3%). E, aportou a terceira variação mais expressiva entre os locais investigados.
Na comparação com o mês de março de 2021, a atividade cresceu 66,6%. O indicador acumulado do ano ampliou 35,8% e o indicador acumulado nos últimos 12 meses aumentou 74,2%.
A receita nominal das atividades turísticas acompanhou a mesma tendência do volume e expandiu 4,8%, em relação a fevereiro, com ajuste sazonal. O indicador cresceu 96,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior. O indicador acumulado do ano ampliou 55,3% e o indicador acumulado nos últimos 12 meses aumentou 87,3%.
No início da manhã desta quinta-feira, 12, pouco depois das 8h, um homem surtou e, sem roupas, completamente nú, começou ameaçar cidadãos que estavam nas imediações do posto São Gonçalo, antigo Posto Imperador, na saída para Brasília, as margens da BR 020, em LEM.
Foi preciso o apoio da Polícia Militar e da GCM para que o SAMU, que também foi ao local, medicasse um homem de 48 anos. O mesmo ainda tentou fugir mas foi alcançado pelas forças de segurança e entregue aos profissionais do SAMU, que fizeram o seu encaminhamento para a UPA afim de ser medicado.
13
Mai / 2022 |
FLIB 2022: Com ampla programação, Barreiras se prepara para a maior Festa Literária do Oes |
Equipamentos de Cultura como o Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, Biblioteca Folk Rocha, Museu Municipal Napoleão Mattos de Macêdo, Escola Municipal de Música Maestro Antoninho Sampaio, Escola Municipal de Teatro, Academia Barreirense de Letras, além de Praças centrais da cidade, irão receber às atividades da maior Festa Literária do Oeste da Bahia (Flib), entre os dias 23 e 25 de maio. Neste ano, a temática “Vozes do Sertão na Literatura: Diálogos Contemporâneos”, será o foco das atividades que acontecerão nos três dias do evento, com o objetivo de ecoar as vozes dos sertões brasileiros nas diferentes linguagens, em especial na linguagem literária. A abertura oficial acontece no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, às 08h, com a presença de toda a curadoria e autoridades municipais.
O evento é uma realização da Secretaria de Educação de Barreiras, por meio da Diretoria de Cultura, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifba); Núcleo Territorial de Educação (NTE/11), Academia Barreirense de Letras (ABL), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), como Instituições curadoras.
Várias atividades já estão programadas para acontecer dentro da FLIB, tanto no palco principal na Praça Landulfo Alves, quanto nos equipamentos públicos de cultura, são apresentações musicais e teatro, oficinas de atividades lúdicas, exposição de artes e fotografias, mesa redonda, rodas de conversa literária, contação de histórias, e a grande conferência com o tema central da Festa Literária “As vozes do sertão na Literatura: Diálogos Contemporâneos”, com o escritor Roberth Novaes, no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho.
Esse ano, a Festa Literária também será contemplada com uma oficina conduzida pela a atriz Márcia Andrade, na Escola Municipal de Teatro, com a temática “Arte é + saúde para maturidade”, uma oficina e instalação artística, com a Fotógrafa Retratista e Atriz Lauren Oliveira, na Praça Amphilóphio Lopes, com a apresentação do Projeto “A Revolução das 30+”, que tem como função social, apresentar e discutir os aspectos que permeiam o cotidiano das mulheres como a luta pelas conquistas e validação de direitos, sendo um convite para a reflexão sobre o que é ser mulher na contemporaneidade, sem perder de vista o contexto, através de registros históricos e sociais, mas também, por meio da contribuição de relatos da vida privada de cada participante, que é única e de extrema importância.
“É um evento aberto para toda população barreirense e visitantes. Pensamos em uma programação que contemplasse a todos, desde as crianças até adultos, onde durante esses três dias, a Flib receberá alunos de escolas das redes municipal, particular e estadual e do ensino superior. É um evento grandioso, a maior Festa Literária do Oeste da Bahia, que este ano traz grandes nomes da literatura, como Bráulio Bessa que se apresentará na FLIB com o “Poesias do Melhor Fazedor”. Estamos muito ansiosos e felizes por toda a estrutura que está sendo pensada e preparada para a população, e sobretudo, porque coloca Barreiras como polo de cultura e arte”, pontuou Emília Moreno.
A Festa Literária será encerrada no dia 25, com um grande show de Nando Reis, mas as comemorações dos 131 anos de emancipação política de Barreiras se estendem até o dia 28 de maio, quando a dupla Anavitória se apresenta na Capital do Oeste.
FLIBINHA
Reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura, desenvolvendo a linguagem e oportunizando o conhecimento do campo da imaginação. Essa é a proposta da Flibinha, oportunizar essa prática didático-pedagógica com a literatura. Para esse espaço dedicado às crianças e alunos da educação infantil e fundamental terão apresentações de teatro, cordel, dança e contação de histórias, dentre outras. As ações irão acontecer no Centro Histórico, no Caparosa.
Dentro da programação, acontece uma palestra com o escritor, cineasta e ator, Vicentini Gomez, com a distribuição de 200 livros; contação de história com Maria Augusta e Deusdália Guedes; música e teatro com o grupo Vira Toco; além de apresentações de alunos de diversas instituições da rede municipal de ensino.
13
Mai / 2022 |
Sancionada no município de Barreiras Lei da Liberdade Econômica, que desburocratiza e redu |
Uma boa notícia para os comerciantes barreirense: o prefeito Zito Barbosa sancionou a Lei da Liberdade Econômica, que desburocratiza e reduz a interferência do Poder público sobre algumas atividades econômicas. O texto garante ao empreendedor mais autonomia para trabalhar, gerar reservas e investir.
A informação foi dada pessoalmente pelo vereador Rider Castro e pelo secretário de Indústria e Comércio do Município, Roberto de Carvalho, ao presidente da CDL, Thiago Quinteiro, durante visita à entidade de classe.
A Lei representa um avanço, especialmente para o setor do Comércio e para os empreendedores, devendo impactar positivamente na geração de novos negócios.
A CDL comemorou a notícia. “A aprovação desta Lei era muito aguardada pelo setor e estamos ávidos para que ela entre em vigor, fortalecendo o empreendedorismo e alavancando o comércio de produtos e serviços, gerando, assim, divisas para a nossa cidade”, ressaltou Quinteiro.
12
Mai / 2022 |
Está sendo realizado a II Olimpíada de Esportes do Colégio da Polícia Militar de Barreiras |
Foi aberta nesta semana, a II Olimpíada de Esportes do Colégio da Polícia Militar de Barreiras, no Ginásio de Esportes Baltazarino Araújo Andrade. A convite do Diretor Geral do CPM Barreiras, o Ten Cel QOPM Antônio Jorge Lopes de Oliveira, e do Diretor Pedagógico, o professor Carlos Henrique da Silva Neiva, a solenidade contou com a presença de diversas autoridades militares, como o Comandante do Policiamento da Região Oeste, Cel QOPM Osival Moreira Cardoso e o comandante do 10º BEIC, Ten Cel QOPM Camilo Otávio Alonso Uzêda, o Coronel QOPM RR Paulo Salomão Portugal de Souza, além dos demais oficiais comandantes de unidades locais, bem como de várias autoridades civis, como o Deputado Federal Antônio Henrique Júnior e o vereador da cidade de Barreiras, Adriano Stein.
A abertura foi marcada pelo juramento dos alunos que firmaram o compromisso de cumprir as regras dos jogos, baseando-se nos pilares do respeito, da hierarquia e da disciplina. O Estúdio Life também abrilhantou o momento com apresentações de dança, além das rodas de capoeira organizadas pelos professores de Educação Física do CPM, a Sgt PM Sueli Alves e os professores Jhonatan, Alex e Evani Pinto.
Por fim, o Diretor Geral do CPM declarou abertos os jogos olímpicos do CPM que ocorrerão até o dia 14 de maio com as finais e o encerramento.
Desta quarta (11) até sexta-feira (13), serviços de saúde e cidadania serão oferecidos a moradores do município de Bom Jesus da Lapa, no Oeste baiano, pela Feira Cidadã promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab). A expectativa é realizar 10 mil atendimentos gratuitos, entre exames, procedimentos e consultas, além de emissão de documentos através da unidade móvel do SAC. A Feira está instalada na Avenida Santa Luzia, no Centro da cidade.
“São três dias de atendimento de feira, porém com atendimento simultâneo no Hospital Municipal Carmela Dutra, com as cirurgias eletivas de catarata, pterígio e as limpezas de lente, que chamamos de Yag Laser. Os serviços de odontologia ocorrerão durante seis dias. Já as cirurgias eletivas serão seguem até domingo”, explicou o coordenador da Feira Cidadã, Edvaldo Gomes. A cirurgia de pterígio é uma novidade incluída no rol de procedimentos do evento. Pacientes que moram nos municípios vizinhos a Bom Jesus da Lapa também poderão ser atendidos.
A previsão é de que sejam realizadas 3.600 consultas médicas; 3.500 exames, sendo 2.400 ultrassonografias de mama, abdome e transvaginal, 600 eletrocardiogramas e 420 mamografias para mulheres de 40 a 69 anos de idade; além de 2 mil atendimentos de odontologia e 3 mil consultas oftalmológicas com triagem para cirurgia de catarata e pterígio. Após a triagem, os pacientes aptos para as cirurgias oftalmológicas são encaminhados para realizar o procedimento, nestas quarta e quinta-feira.
Emissão de documentos e outros serviços
O SAC Móvel vai emitir segunda via do RG, com limite de 250 documentos por dia, inscrição no CPF e certidão de antecedentes criminais. O estudante Cleiton do Santos, 17 anos, conseguiu fazer a segunda via da carteira de identidade, que perdeu a validade e já estava desgastada. “Foi muito fácil emitir uma nova via do RG aqui na Feira”, comemorou.
De acordo com Edvaldo Gomes, os interessados podem retornar à Feira ao longo dos três dias para realizar diferentes procedimentos. Também estão sendo ofertados corte de cabelo, barba, design de sobrancelhas, aferição de pressão arterial, glicemia, temperatura e saturação. Para ter acesso aos serviços da Feira Cidadã, os usuários deverão apresentar Cartão SUS, RG, comprovante de residência, comprovante de vacina contra a Covid -19 e requisição médica para realização de exames.
Um homem identificado como Sebastião Rodrigues de Souza, 43 anos de idade, natural de Corrente/PI, morreu nesta terça-feira (10) em uma fazenda na região da Coaceral, área produtora de grãos do cerrado, município de Formosa do Rio Preto. Segundo informações do Portal do Cerrado, Sebastião estava calibrando o pneu de uma colheitadeira, quando este explodiu e ele foi atingido pelo aro do pneu.
Na explosão, o trabalhador teve pelo menos quatro costelas quebradas e ficou gravemente ferido.No acidente, outro trabalhador, identificado como Edimundo Sebastão, também ficou ferido. Ambos foram socorridos pelo gerente da fazenda em uma caminhonete e encontraram a ambulância do SAMU a caminho do hospital.
A vítima mais grave chegou a ser transferida para a ambulância, recebeu os primeiros atendimentos e foi levada imediatamente para o Hospital Municipal Drº Altino Lemos Santiago, na cidade de Formosa do Rio Preto, mas não resistiu aos ferimentos e morreu momentos depois.
Edimundo Sebastião também foi levado para a mesma unidade de saúde no Centro da cidade e transferido para o Hospital do Oeste, em Barreiras, ainda na noite de terça-feira. Não há informação sobre o estado de saúde ele.
O Governo Federal zerou a alíquota do imposto de importação de alimentos como medida para auxiliar o combate à inflação. Também reduziu alíquotas de dois insumos para a produção agrícola e de vergalhões de aço. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (11/05) em reunião do Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex/Camex). As reduções entram em vigor na quinta-feira (12/05) e valem até o dia 31 de dezembro de 2022.
A redução foi feita via inclusão na Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum do Mercosul (Letec). Foram zeradas as alíquotas de carnes congeladas de bovinos desossadas, pedaços e miudezas de frango congelados, farinha de trigo, outros trigos e mistura de trigo com centeio, milho em grão, bolachas e biscoitos e outros produtos de padaria e pastelaria. Ao cortar o imposto de importação, o Governo barateia a compra de produtos fabricados no exterior. Em março, o Gecex já havia zerado as alíquotas de seis alimentos.
A alíquota é um percentual utilizado para calcular o valor final de um imposto que será pago por uma pessoa física ou jurídica. De acordo com o Ministério da Economia, a medida priorizou itens que têm maiores impactos sobre a cesta de consumo de camadas mais pobres da população, com o objetivo de ajudar no combate à inflação, considerando mercadorias que integram o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
“Alguns produtos específicos, que tem um impacto grande sobre a população, temos buscado fazer reduções grandes de alíquotas”, disse o secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys. “Sabemos que essas medidas não revertem a inflação, mas elas aumentam a contestabilidade dos mercados. Um produto que está começando crescer muito de preço, diante da possibilidade maior de importação, os empresários pensam duas vezes antes de aumentar tanto o produto”, explicou.
Insumos agrícolas
Além dos alimentos, houve mudança nas alíquotas do imposto de importação de dois insumos usados na produção agrícola. Um deles é o aço sulfúrico, utilizado na cadeia produtiva de fertilizante, que teve a alíquota zerada.
O outro, o fungicida Mancozeb, teve o imposto de importação reduzido de 12,6% para 4%. O produto é usado como defensivo agrícola em cultivos de arroz, batata, feijão, soja, alface, milho e tomate, entre outros. A produção nacional é de aproximadamente 31% do consumo no país e a redução da alíquota deve auxiliar no combate à alta dos preços dos alimentos no Brasil.
Há meses o Gecex analisava o pleito do setor da construção civil de redução nas alíquotas de produtos do aço. Na reunião foi tomada a decisão de passar as alíquotas do vergalhão CA50 e vergalhão CA60 de 10,8% para 4%.
“A intenção é gerar maior concorrência para a redução de preços para que possamos também impactar positivamente o setor de construção civil que tantos empregos gera no Brasil”, afirmou a secretária-executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Ana Paula Repezza.
12
Mai / 2022 |
Criança é covardemente agredida em Barreiras |
Na sexta-feira (29/04), por volta das 19h40, uma criança de apenas 13 anos de idade foi covardemente agredida por um adolescente de 17. O fato deixou atônita a população da comunidade de Mucambo, zona rural de Barreiras, Oeste da Bahia.
A criança teria saído de casa para ir ao mercado, como de costume, e no caminho entre sua residência e o mercado, o adolescente teria xingado a criança que revidou ao ataque. Já na volta do mercado, um outro jovem avisou ao agressor que derrubou a criança da bicicleta e começou a agredi-lo com socos e pontapés. Isso tudo em frente ao colégio e a um bar da comunidade.
A sorte é que pessoas que estavam nas portas de suas casas, saíram em defesa da criança e o socorreu, tirando-o do alcance do agressor.
O avô da criança procurou a delegacia de Barreiras e registrou a ocorrência. A audiência está marcada para a próxima terça-feira (17). A criança está internada no Hospital do Oeste e fará uma cirurgia nesta quinta-feira (12).
A mãe, que no dia da agressão estava na capital do Estado de Goiás, Goiânia, ficou sabendo do ocorrido, retornou à cidade, chegando em Barreiras no domingo.
Desolada, a mãe da criança agredida covardemente pelo adolescente, desabafa “Olha, além de querer que a justiça de Deus seja feita, a do homem também! Isso é um caso revoltante, pois não foi só uma agressão, ele fazia bullying com meu filho no colégio, qualquer mãe no meu lugar estaria revoltada, em busca de justiça. Eu realmente espero que ele sofra as consequências e com isso nunca mais faça o mesmo com ser humano nenhum”, disse amargurada.
11
Mai / 2022 |
Diesel da Petrobras fica mais caro a partir de hoje |
11
Mai / 2022 |
Micro e pequenas empresas podem quitar dívidas com até 90% de desconto sobre multas e juro |
Os proprietários de micro e pequenas empresas e também os Microempreendedores Individuais (MEIs) poderão aderir ao Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no âmbito do Simples Nacional (Relp) e fazer o pagamento em 180 vezes com até 90% de desconto sobre multas e juros. O prazo para adesão vai até 31 de maio. A estimativa da Receita Federal é que cerca de 400 mil empresas participem parcelando aproximadamente R$ 8 bilhões junto ao órgão.
As micro e pequenas empresas e MEIs podem aderir mesmo que não estejam atualmente no Simples Nacional. Ou seja, aquelas que tenham sido excluídas ou desenquadradas do regime poderão participar do programa e parcelar suas dívidas, desde que tenham sido apuradas pelo Simples, com vencimento até fevereiro de 2022. Parcelamentos rescindidos ou em andamento também poderão ser incluídos.
O Relp foi instituído pela Lei Complementar nº 193, de 17 de março de 2022 e regulamentado, no âmbito da Receita Federal, pela Instrução Normativa RFB nº 2.078 publicada no Diário Oficial da União do dia 29 de abril. A intenção é oferecer melhores condições para que as empresas enfrentem os efeitos econômicos causados pela Covid-19 e mantenham-se regularizadas.
Não entram no Programa as multas por descumprimento de obrigação acessória, como as multas por atraso na entrega de declarações, alguns tipos de contribuição previdenciária e os demais débitos não abrangidos pelo Simples Nacional e as dívidas de empresas com falência decretada.
O contribuinte será excluído do refinanciamento se não pagar três parcelas consecutivas ou seis alternadas, se for constatada fraude no patrimônio para não cumprir o parcelamento ou se não pagar os tributos, entre outras situações.
O microempresário e presidente da Associação de Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e de Microempreendedores Individuais e Profissionais Liberais de Sobradinho II, no Distrito Federal, Valdinar dos Santos, disse que o programa vai ajudar os pequenos empresários e MEIs a continuarem funcionando e gerando emprego e renda no país. “Como microempresário, para mim é vantagem porque continuo desenvolvendo meu trabalho, gerando emprego na cidade e, sem essas condições, hoje vamos continuar em débito e falindo em massa. E o integrante da nossa associação vai aderir porque ele necessita desse suporte para que se mantenha no mercado e gerando emprego e renda para nossa comunidade”, afirmou.
Como aderir?
O representante da empresa deve acessar o portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, e clicar em Pagamentos e Parcelamentos, seguido de "Parcelar dívidas do SN pela LC 193/2022 (RELP)" ou "Parcelar dívidas do MEI pela LC 193/2022 (RELP)", conforme o caso. As adesões também estão disponíveis pelo Portal do Simples Nacional.
É preciso indicar as dívidas que serão incluídas no programa. Se a empresa optar por incluir dívidas parceladas ou em discussão administrativa, precisará desistir do parcelamento ou processo, conforme o caso.
A aprovação do pedido de adesão fica condicionada ao pagamento da primeira prestação até o oitavo mês de ingresso.
Condições
O pagamento das dívidas poderá ser realizado no prazo de até 180 vezes (15 anos), com redução de até 90% das multas e juros, dependendo do volume da perda de receita da empresa durante os meses de março a dezembro de 2020 (calculado em relação a 2019).
Modalidades
Quem teve a receita bruta reduzida em:
80% ou mais (ou ficou inativo): paga 1% da dívida total, sem redução, em até 8 vezes (até novembro) e o restante parcelado em até 180 vezes, com 90% de desconto sobre multas e juros.
60%: paga 2,5% da dívida total, sem redução, em até 8 vezes (até novembro) e o restante parcelado em até 180 vezes, com 85% de desconto sobre multas e juros.
45%: paga 5,0% da dívida total, sem redução, em até 8 vezes (até novembro) e o restante parcelado em até 180 vezes, com 80% de desconto sobre multas e juros.
30%: paga 7,5% da dívida total, sem redução, em até 8 vezes (até novembro) e o restante parcelado em até 180 vezes, com 75% de desconto sobre multas e juros.
15%: paga 10% da dívida total, sem redução, em até 8 vezes (até novembro) e o restante parcelado em até 180 vezes, com 70% de desconto sobre multas e juros.
Sem perda (0): paga 12,5% da dívida total, sem redução, em até 8 vezes (até novembro) e o restante parcelado em até 180 vezes, com 65% de desconto sobre multas e juros.
Uma observação é que o saldo da dívida referente especificamente às contribuições previdenciárias retidas de segurados poderá ser parcelado em no máximo 60 vezes.
Pagamento
O saldo parcelado em até 180 vezes deve respeitar os seguintes valores mínimos:
Da 1ª à 12ª parcela (primeiro ano): 0,4% do saldo consolidado da dívida;
Da 13ª à 24ª parcela (segundo ano): 0,5% do saldo consolidado da dívida;
Da 25ª à 36ª parcela (terceiro ano): 0,6% do saldo consolidado da dívida; e
A partir da 37ª parcela, o saldo, dividido em até 144 vezes.
As parcelas também não poderão ser inferiores a R$ 300,00 para micro e pequenas empresas, ou R$ 50,00 para MEI.
O valor de cada parcela contará com juros equivalentes à taxa Selic, calculados a partir do mês subsequente ao da consolidação (pedido de adesão) até o mês anterior ao do pagamento, e de 1% referente ao mês em que o pagamento for efetuado.
O governo federal vai reduzir o imposto de importação (II) sobre aço e outros 10 produtos, incluindo itens da cesta básica e ligados a construção civil. A ideia é que essa redução comece a valer em maio e, no mais tardar, no mês de junho. Em março deste ano, o governo federal já tinha reduzido a zero a alíquota de importação sobre vários itens, incluindo o etanol e produtos da cesta básica. Um dos principais objetivos dessa medida é combater a inflação, que está em patamares elevados no Brasil.
Recentemente houve redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Pessoas ligadas ao governo disseram à Jovem Pan que essa nova redução de impostos, incluindo o II, faz parte de uma estratégia de abertura gradual e racional da economia brasileira. As mesmas pessoas afirmaram que a indústria brasileira será respeitada, que não será uma abertura descontrolado. No entanto frisaram que esse será um processo irreversível.
Um grupo de cientistas belgas conseguiu isolar um tipo de açúcar presente nas células humanas e que o vírus da Covid-19 utiliza para infectar o paciente, de forma a evitar que esse agente patogênico infecte humanos, segundo uma publicação na revista científica Nature Communications.
Desde 2020, sabe-se que o Sars-CoV-2 interage com a proteína spike antes de chegar ao receptor ACE2, no qual de fato ocorre a infecção, mas esse grupo de cientistas das universidades de Leuven e Namur conseguiu bloquear os contatos entre a proteína e o vírus.
Quando o vírus se aproxima de uma célula, ele começa a criar uma série de ligações que permitem que se agarre a ela, enquanto procura uma maneira de alcançar o receptor ACE2.
“O vírus não atinge imediatamente no receptor ACE2, ele precisa primeiro explorar a superfície de nossas células para encontrar o bloqueio”, explicou o pesquisador David Alsteens em declaração ao jornal belga Le Soir.
No entanto, graças a uma série de açúcares 9-O-acetilados, os cientistas conseguiram adicionar uma segunda barreira que impede o vírus de acessar o bloqueio que dá lugar ao receptor ACE2 desejado e, portanto, evita a infecção.
Sem a possibilidade de infectar a célula, o vírus morre, no máximo, em um período de algumas horas, sem ter conseguido infectar nenhuma célula nem se reproduzir dentro do corpo humano, o que tornaria essa droga um sistema muito mais eficaz que as vacinas, que previnem os casos mais graves, mas não previnem a infecção.
Essa descoberta abre as portas para a criação de antivirais que facilitam a erradicação completa do vírus. Por enquanto, sua aplicação começa a ser estudada em camundongos e, dependendo dos resultados, poderá ser testada em humanos.
Alsteens, muito satisfeito com as perspectivas futuras da descoberta, salientou em declarações ao jornal que ela pode ser especialmente importante “para proteger contra todas as variantes futuras e para que se encontrem aplicações com outros tipos de vírus”.