Blog Santo Antônio
Notícias

Estabelecimentos da região Oeste da Bahia foram alvo da Operação Posto Legal, que busca aferir o cumprimento dos requisitos de qualidade e quantidade na comercialização de combustíveis fornecidos ao consumidor baiano, entre outros tópicos. Ao todo, foram visitados 20 postos, com identificação de irregularidades relacionadas aos direitos do consumidor.

As atividades de fiscalização da Posto Legal são realizadas de forma conjunta por vários órgãos estaduais, com focos específicos. A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) verifica todos os tópicos relacionados à defesa do consumidor. O Instituto Baiano de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Ibametro) é responsável por verificar o funcionamento correto das bombas e dos bicos. Cabe à Polícia Técnica realizar a perícia para conferir requisitos de qualidade do combustível.

Ainda pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), as polícias Militar, por meio da Companhia Independente de Polícia Fazendária (Cipfaz), e Civil garantem a segurança nas fiscalizações. Completam o grupo de instituições reunidas na Posto Legal a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), que fiscaliza indícios de irregularidades no âmbito tributário, e a Procuradoria Geral do Estado (PGE), responsável pelas questões jurídicas. Nesta etapa, a operação contou ainda com a participação especial do Procon Municipal das cidades de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.

Nesta etapa da região Oeste, foram encontradas irregularidades como bomba de combustível com preço maior do que o informado na placa, produtos vencidos, placa da comparação de preços entre etanol e gasolina apagada ou incorreta, além de 13 estabelecimentos inadimplentes com a taxa do Fundo Especial de Aperfeiçoamento dos Serviços Policiais (Feaspol). Estas infrações são passíveis de notificação, autuação, processo administrativo ou multa, a depender da situação.

Como denunciar

Os consumidores que identificarem suspeitas de irregularidades em postos de combustíveis localizados no Estado da Bahia podem encaminhar queixas à operação Posto Legal por meio do serviço Disque Denúncia Bahia, disponível nos telefones 71 3235 0000 (Salvador e RMS) e 181 (interior) e ainda neste endereço eletrônico.

Histórico da Posto Legal

A Posto Legal alcançou ampla repercussão ao identificar irregularidades em combustíveis vendidos aos baianos. Em 2019, em um posto de Vitória da Conquista, a operação identificou a utilização de dispositivo para entregar menos combustível ao consumidor e também a venda de gasolina com 96% de etanol anidro, muito acima do estabelecido em lei, que é de 27%.

No mesmo ano, em outro posto, em Anguera (Centro-Norte baiano), a operação encontrou gasolina contendo mais de 90% de etanol anidro, e em Conceição do Jacuípe (Recôncavo baiano), outro estabelecimento foi autuado por armazenar gasolina comum e aditivada com teores de etanol anidro de respectivamente 77% e 79%.

Fonte: Ascom Sefaz/BA

Neste domingo, 1º de maio, os criadores baianos já poderão vacinar os rebanhos bovinos e bubalinos de zero a 24 meses em todo o estado da Bahia. Cerca de 4,5 milhões de animais jovens deverão ser imunizados, seguindo determinação do Ministério da Agricultura (MAPA) para esta 1º Etapa de 2022. Vale lembrar que a 2ª etapa, em novembro deste ano, será destinada a bovídeos de todas as idades, mas, desde o início de março, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) vem informando ao segmento sobre as mudanças do calendário vacinal.

A medida do Departamento de Saúde Animal (DSA) do MAPA tem o apoio do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (SINDAN), responsável pelas vacinas no Brasil e visa garantir a oferta do insumo contra a febre aftosa em todo o Brasil. Por isso, das 11 unidades federativas que compõem o Bloco IV, a Bahia, Sergipe, Rio de Janeiro e São Paulo seguirão imunizando os animais até 2023. Os demais componentes do grupo DF, ES, GO, MG, MS, MT, e TO já estarão dispensados da vacinação no próximo ano. Dentro do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (PNEFA) a Bahia já executou 90% das 38 ações previstas e é o 2º estado com mais atividades desenvolvidas no Bloco IV.

Há 21 anos, a Bahia possui o status de Livre da Febre Aftosa com Vacinação, atestado pela Organização Internacional de Epizootias (OIE). “Desde 1968, o estado vacina os rebanhos. Há 25, a Bahia está livre da febre aftosa com vacinação, apresentando índices de imunização acima dos 90% em todas as etapas. Somos exemplo no cumprimento das ações dentro do Programa Nacional, além de contarmos com total apoio dos criadores e cadeia produtiva nesta rigorosa tarefa de alcançar a suspensão da vacina em todo o país até 2026”, avalia o diretor geral da Adab, Lázaro Pinha, enfatizando que é importante o estabelecimento das ações de defesa em conformidade com instâncias superiores e demais blocos integrantes do grupo para manter os níveis de vigilância e sanidade dos rebanhos. Na 1ª etapa de 2021, a Bahia vacinou 93,36% do rebanho de 11 milhões de cabeças. Já a 2ª etapa, iniciada em Novembro de 2021 e prorrogada até Janeiro de 2022, o estado alcançou 91,78% dos animais jovens vacinados.

Para o diretor de Defesa Animal da Adab, Carlos Augusto Spínola, embora o quantitativo do rebanho seja menor nesta 1ª etapa de 2022, o trabalho da Adab será intensificado. “Temos um panorama bastante particular na Bahia, em função do perfil das criações. Cerca de 50% dos nossos pecuaristas possuem até 10 animais em suas propriedades, ou seja, o alto índice de produtores da agricultura familiar requer mais investimento e estratégias diferenciadas em nossas ações durante o período vacinal”, explica o diretor, informando ainda que produtores, técnicos e profissionais da Adab estão reinventando formas de abordagem para o êxito das ações “e os resultados mostram o elevado nível de compromisso de todos, além da eficácia da estrutura que a Bahia dedica à defesa agropecuária”.

“Momentos de dificuldade exigem estratégias de planejamento, criatividade e adequação para realizar a defesa agropecuária do Estado”, afirma o coordenador do PNEFA-Ba, José Neder. “Nosso esforço tem o objetivo maior de abrir novos mercados, com ganhos reais para o produtor. Por isso, vamos nos empenhar ainda mais, ampliando a geolocalização de propriedades, cumprindo com as exigências técnicas e regimentais impostas pelos organismos internacionais e MAPA, e apostar na competência do corpo técnico da Adab”, finaliza Neder.

Fonte: Ascom Adab

Crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos acima de 60 anos e trabalhadores de saúde podem comparecer aos postos de imunização neste sábado (30), para o Dia D de vacinação contra a gripe e sarampo. O Ministério da Saúde recomenda que esses grupos prioritários compareçam aos postos de vacinação abertos em todo Brasil para reforçar a proteção e a cobertura vacinal contra essas doenças.

Ao todo, 77,9 milhões de brasileiros fazem parte do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe. Durante evento realizado em João Pessoa, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou a importância da população procurar os pontos espalhados por todo o Brasil.

"Hoje, tenho certeza que nós salvamos a vida dos brasileiros com as vacinas. E é por isso que estamos aqui para mais uma vez incentivar uma campanha de vacinação: a da gripe e do sarampo", disse.

É fundamental que todos aqueles que estão incluídos nos grupos-alvo dessa campanha procurem as nossas Unidades Básicas de Saúde. Lá, encontrarão as vacinas e profissionais de saúde capacitados e qualificados para vacinar a nossa população - ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Com mais de 9 milhões de doses aplicadas até agora, a campanha acontece em duas etapas. A primeira começou em 4 de abril, quando idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde compareceram aos postos de vacinação.

"Acho importante a vacinação para se prevenir das doenças. Desde que foi liberado para a minha idade, eu venho tomando a vacina da gripe todo ano", contou Ana Maria Passos, aposentada, moradora de João Pessoa. "A vacina é uma coisa importante. Conserva a minha vida. Venham, venham se preparar! Porque só com a vacina vocês vão se sentir seguros", contou Josineide Maciel da Silva.

Os trabalhadores que estavam com a carteira de vacinação desatualizada contra a sarampo receberam uma dose da vacina tríplice viral. A segunda etapa inicia na próxima segunda-feira (2) para 14 grupos. Nessa fase, as crianças irão se vacinar contra a gripe e o sarampo. Não há necessidade de intervalo entre as duas vacinas.

Vale ressaltar a importância de os grupos prioritários participarem para que o Brasil tenha alta cobertura vacinal contra as duas doenças. O objetivo da campanha é interromper a circulação do sarampo, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da gripe, evitando novos óbitos e possível pressão sobre o sistema de saúde.

"É fundamental que você frequente, que você venha tomar a sua vacina, para que possamos ter o controle de doenças que são absolutamente preveníveis. Vacina salva vidas, vacina é um ato de amor!", disse o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros.

Ao todo, o Governo Federal comprou mais de 80 milhões de doses do imunizante contra a Influenza e irá distribuir mais de 20 milhões de doses contra o sarampo para os estados e Distrito Federal.

O Ministério da Saúde recomenda que as unidades federativas sigam as decisões pactuadas sobre a campanha, como o Dia D e os públicos que serão vacinados por etapa. No entanto, as gestões locais do Sistema Único de Saúde (SUS) têm autonomia para decidir de acordo com as realidades locais.

Ao todo, 12,9 milhões de crianças fazem parte do público prioritário para a gripe e sarampo. Já o público-alvo de trabalhadores de saúde engloba mais de 5,8 milhões de brasileiros e mais de 30,1 milhões de pessoas estão no grupo com mais de 60 anos. Nesta segunda etapa, a partir desta segunda, 41,8 milhões de brasileiros poderão procurar os postos de vacinação até o dia 3 de junho, incluindo as crianças.

Confira quando cada etapa será realizada e quais públicos serão atendidos:

1ª etapa – de 04/04 a 30/04

idosos com 60 anos ou mais – vacinação contra gripe;

trabalhadores da saúde – vacinação contra a gripe e atualização da carteira contra o sarampo;

A partir do dia “D”, a vacinação das crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) passará a ser contemplada.

Dia D” – 30/04

idosos com 60 anos ou mais

trabalhadores de saúde – vacinação contra a gripe e atualização da carteira contra o sarampo;

crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) – vacinação contra a gripe e sarampo.

2ª etapa – de 02/05 a 03/06

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) – vacinação contra a gripe e sarampo;

Gestantes e puérperas;

Povos indígenas;

Professores;

Pessoas com deficiência permanente;

Pessoas com comorbidades;

Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;

Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;

Trabalhadores portuários;

Funcionários do sistema prisional;

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

População privada de liberdade.

Atenção! Os idosos e trabalhadores da saúde ainda não vacinados podem buscar os postos de vacinação, mesmo na segunda etapa.

Fonte: Ministério da Saúde

A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (29) que seus preços de venda de gás natural para as distribuidoras terão aumento médio de 19% a partir de 1º de maio, em relação ao valores praticados entre fevereiro e abril.

A alta anunciada veio próxima à estimativa da Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres (Abrace), que projetava um aumento médio de 17%, conforme reportou a Reuters esta semana.

Segundo a Petrobras, o ajuste segue a atualização de fórmulas acordadas em contrato com as distribuidoras, com base na variação dos preços do gás, do petróleo Brent e da taxa de câmbio.

A atualização trimestral dos preços do gás e anual para o transporte atenua volatilidades momentâneas e assegura previsibilidade e transparência, disse a estatal, em nota.

A empresa acrescentou ainda que o preço final do gás natural ao consumidor também é influenciado pelas margens das distribuidoras e pelos tributos federais e estaduais.

No caso da indústria consumidora de gás, a Abrace havia calculado um impacto de 9%, em média, do reajuste a partir de maio

Fonte: CNN Brasil

Fonte: Grupo Santo Antonio
Dos 316 lotes à disposição, 280 são de veículos. É possível visitar lotes, e para participar é preciso se cadastrar no site.

Está aberto o período para visitação dos bens públicos, que irão ser apregoados no leilão público do governo da Bahia, realizado pela Secretaria Estadual de Administração. O leião está previsto para ser realizado no dia 6 de maio. Os interessados têm até o dia 5 de maio para vistoriar os itens que estão relacionados.

O leilão é eletrônico e ocorre por meio do site Central de Leião. Para participar é preciso se cadastrar no site. É possível dar lances 48h após o cadastro.

Serão leiloados 316 lotes, avaliados em um valor total de R$ 2,5 milhões. Entre os bens estão 146 veículos, material eletrônico, itens de escritório, produtos de informática e outros. É possível comprar um carro a partir de R$ 3.100, enquanto para arrematar uma motocicleta é preciso desembolsar pelo menos R$ 1.900.

De acordo com Érica Magalhães, diretora de material da SAEB, os lotes mais procurados são de motocicletas. "Desde o começo da licitação, as motos são as mais procuradas. As pessoas podem vir visitar para ver o estado dos bens, que estão regularizadas no Dentran para troca de transferência", disse.

Também é possível arrematar lotes com secadores de cabelo, câmeras filmadoras, roçadeiras, máquinas de costura, bebedouros, entre outros equipamentos.

O valor arrecadado no leião vai para uma conta única do tesouro do estado e será utilizado para novas ações governamentais. Os bens podem ser visitados no Almoxarifado Central da SAEB, na Rua Carlos Brandão, na Mata Escura, em Salvador.

Fonte: g1
Houve a entrega da Medalha do Mérito Marechal Argolo

Na manhã desta quinta-feira, 28 de abril de 2022, na área cívica do CPRO, a Policia Militar da Bahia, por meio do Comandante de Policiamento da Região Oeste Cel PM Osival, acompanhado do subcomandante Ten Cel PM Soares, realizou a Cerimônia em homenagem ao Patrono das Policias Militares do Brasil, o Alferes Joaquim José da Silva Xavier “O Tiradentes”. Na oportunidade houve a entrega da Medalha do Mérito Marechal Argolo - Visconde de Itaparica, aos profissionais da Policia Militar da Bahia, lotados na área de atuação do CPR-Oeste e ao Comandante do 7º Batalhão de Policia Militar do Piauí, e também o título de Amigo da Policia Militar.

A Medalha do Mérito Marechal Argolo – Visconde de Itaparica foi instituída pelo decreto estadual nº. 26.101, de 25 de abril de 1978 e destina-se a premiar os integrantes da corporação que se distinguiram no cumprimento do dever policial-militar, na manutenção da ordem publica e na segurança interna, outros militares e civis que tenham prestado serviços destacados a Policia Militar do Estado da Bahia.

Foram agraciados com a Medalha Mérito Marechal Argolo – Visconde de Itaparica, o Maj PM Cristiano Silva Mendes Gouveia, Maj PM do Piauí Francisco Carlos dos Anjos, Cap PM Cícero Adson de Jesus Quesado, Cap PM Fabiano de Matos Lemos, Ten PM Eder Souza Santos, ST PM Élcio Mendes de Oliveira e o Sgt PM Sivaldo Aquino dos Santos.

Agraciado com o Título de Amigo da Policia Militar da Bahia, o Sr. Carlos Augusto Radtke Herok, jornalista e apresentador da TV Oeste Rede Bahia.

Autoridades militares, civis e ilustres cidadãos barreirenses prestigiaram o evento, que foi finalizado com o desfile da Guarda de Honra em continência ao comandante do CPRO.

Fonte: CPRO

Fonte: Grupo Santo Antonio

O boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), desta quinta-feira (28), registra 363 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram notificados 304 casos da doença e sete mortes.

De acordo com a Sesab, de 1.542.401 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.512.183 são considerados recuperados e 29.855 pessoas foram a óbito devido à doença. O boletim epidemiológico da secretaria contabiliza ainda 1.846.980 casos descartados e 332.311 em investigação. Na Bahia, 63.203 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Vacinação

A Sesab ainda informa que 11.502.621 pessoas foram vacinadas contra a Covid com a primeira dose, 10.636.099 com a segunda ou dose única e 5.421.913 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 884.922 crianças foram imunizadas com a primeira dose e 334.936 tomaram também a segunda.

Fonte: Política Livre

Após a Polícia Federal deflagrar operação para investigar a contratação de uma empresa pelo Consórcio Nordeste para aquisição de 300 respiradores pulmonares o presidente Jair Bolsonaro (PL) também comentou sobre o tema. Bolsonaro citou o governador da Bahia, Rui Costa (PT), durante live, nas redes sociais, nesta quinta-feira (28). 

"Agora, o pessoal do Consórcio Nordeste joga de um para outro. Chega um contrato em inglês, chinês, mandarim, hebráico, ele [Rui Costa] vai assinar. Depois deu M, ele diz que não manja a língua, tudo resolvido. Agora, o amigo dele, o Flávio Dino culpa o Rui Costa, ele não sabe de nada. Faz parte do Consórcio, não recebeu nada, está tudo bem. Polícia Federal fez operação, pouca matéria. Comigo é suspeita de corrupção, não comprei a vacina Covaxin, não gastei um centavo, eu sou o corrupção. A imprensa bateu, deram espaço para os sete patetas na CPI no Senado", disse Bolsonaro.

Entre os alvos na operação estão o ex-secretário da Casa Civil do governo da Bahia, Bruno Dauster e Cleber Isaac, tido como um dos intermediários  entre o governo da Bahia com as empresas Hemp Care e Bio Geoenergy no caso dos respiradores. 

Fonte: Bahia Notícias

Um programa de reconhecimento aos prefeitos que implantam projetos com resultados comprovados, focado no desenvolvimento dos pequenos negócios do município, essa é a proposta do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Barreiras, por sua vez, inscreveu dois projetos, onde ambos foram contemplados e recebeu na tarde desta quarta-feira (27), a visita do consultor do Sebrae, José Dilson Abreu com a finalidade de confirmar informações dos projetos e coletar materiais que serão utilizados no relatório de classificação como evidências das realizações. Os projetos em destaques são “Barreiras: Social e Empreendedora”, que concorre na categoria, Cidade Empreendedora e o projeto “Barreiras: Um Vale Produtivo e Sustentável’’, que concorre na categoria Inovação e Sustentabilidade.

Participaram da visita técnica a assessora Especial da Prefeitura de Barreiras, Marileide Carvalho, que coordenou a construção e levantamento de dados, a assistente Letícia Sampaio, o secretário e subsecretária de Agricultura e tecnologia, José Marques e Manuela Maia, assessor Francisco Neto, o secretário e subsecretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior e Marisa Costa, os assessores Maria da Penha e Kaíque Carvalho, a secretária de Administração, Gislaine Barbosa, o secretário de Indústria e Comércio, Roberto de Carvalho, o assessor Arnaldo Trindade, a diretora do Trabalho da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, Denise Mesquita, e a coordenadora da Sala do Empreendedor, Queila Abdala.

Na reunião, foram apresentados os projetos que contribuem de forma efetiva para o crescimento econômico, ambiental e social do município. In loco, foi realizada visita pelo consultor na Casa do Empreendedor, no Viveiro Municipal, no Parque Engenheiro Geraldo Rocha e na Secretaria de Agricultura e Tecnologia. Além dos materiais físicos coletados entregues, foram selecionados e entregues mídias de reportagens, vídeos com depoimentos e transformações das áreas e comunidades/pessoas contempladas no desenvolvimento dos projetos.

“A minha visita ao município de Barreiras é para realizar mais uma etapa da avaliação do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que é um reconhecimento do Sebrae pelas boas práticas desenvolvidas pelos gestores. Os projetos encaminhados passam por um crivo de uma avaliação técnica especializada, e quando o município é pré-selecionado, nós vamos a campo visitá-lo para certificação, e esse hoje é meu objetivo, me certificar de que esses projetos aconteceram e estão acontecendo a contento, para que isso sirva de base para avaliação e concessão do prêmio”, destacou o consultor José Dilson.

Assim, o projeto Barreiras: Social e Empreendedora busca fomentar o empreendedorismo social, de negócios, individual, informal, verde e intraempreendedorismo, por meio de ações coordenadas com a Secretaria de Assistência Social e Trabalho a fim de mitigar a situação de vulnerabilidade social dos jovens. O Projeto também incentivou o protagonismo social destes jovens, oferecendo a eles instrumentos e conhecimento para modificarem a si e a comunidade em que vivem. O Projeto Barreiras: um vale produtivo e sustentável já beneficiou 3.300 empreendedores rurais com ações voltadas para a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em empreendimentos rurais, já capacitou 1.500 empreendedores rurais e profissionais ligados ao meio rural, bem como beneficiou diretamente 1.560 empreendedores e indiretamente 137.427 habitantes com ações de fortalecimento a comercialização de produtos oriundos do meio rural.

“Essa seleção dos projetos inscritos pela Prefeitura de Barreiras, ratifica a qualidade e compromisso da Gestão Municipal sempre preocupada em tornar Barreiras uma cidade inovadora, sustentável e empreendedora, possibilitando maiores oportunidades e melhor qualidade de vida ao povo, considerando o grande potencial econômico da região, que nos promove em desenvolvimento o ranking de capital do oeste, e vale destacar que ambos os projetos perpassam por todas as equipes das secretarias”, pontuou a assessora Marileide Carvalho.

Fonte: DIRCOM/PMB

Na manhã desta quinta-feira (28), a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade realizou a soltura de 10.400 alevinos das espécies nativas curimatã, surubim, cari e pacu, com aproximadamente 8cm de comprimento, nos rios Grande e Branco. Os alevinos para o peixamento é resultado de uma ação de compensação por danos ambientais, realizada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio da Promotoria Regional Ambiental (PJRA), em que beneficia a sociedade e o meio ambiente, em especial a Bacia Hidrográfica do Rio Grande, recompondo a sua ictiofauna, colaborando para a preservação de espécies ameaçadas e na manutenção dos estoques pesqueiros dos rios.

Vale ressaltar que essa ação de repovoamento dos rios em Barreiras, já está inclusa no Projeto de revitalização das bacias do Rio Grande e afluentes do São Francisco. “O peixamento de espécies nativas é importante tanto para o repovoamento da fauna aquática, quanto para o fomento alimentar das famílias ribeirinhas, o fortalecimento econômico dos pescadores e também da promoção da educação ambiental, demonstrando a importância de todo o ecossistema”, destacou o secretário de Meio Ambiente Demósthenes Junior.

Em 2021 até o momento, já foram realizados três peixamentos nos rios do município.  A primeira etapa desse projeto ocorreu em outubro de 2021 com a lançamento de 15.000 alevinos e a segunda etapa em fevereiro de 2022, com o repovoamento de 40.000 alevinos, ambos em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Já o terceiro repovoamento ocorreu nesta quinta-feira (28), por meio da ação de compensação, com a soltura de 10.400 alevinos.

Fonte: DIRCOM/PMB

A partir desta segunda-feira (2), os moradores da cidade de Barreiras, no Região Oeste, vão contar com os serviços de saúde e cidadania oferecidos pela Feira de Saúde, realizada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). A iniciativa segue até quarta-feira (4), com previsão de atender mais de oito mil pessoas.

No espaço, que será montado no Batalhão de Instrução e Capacitação de Polícia Militar, localizado na Avenida Rui Barbosa, bairro Vila Regina, a população terá acesso a exames de ultrassonografia, eletrocardiograma, raio-x, e consultas com oftalmologista. No local reservado ao atendimento odontológico, os profissionais realização procedimentos de obturação, restauração, limpeza, canal e procedimentos mais complexos, como cirurgias bucomaxilo. 

Aliado aos serviços de saúde, a população também contará com o auxílio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), que vai disponibilizar serviços como emissão de segunda via do RG, cadastramento de biometria de eleitor, inscrição no CPF e emissão de antecedentes criminais.

Coordenador da Feira, pelas VSBA, Edvaldo Gomes destaca que a edição do projeto vai reunir uma série de serviços de saúde e cidadania. “A Feira Cidadã veio para comemorar as grandes inaugurações das estruturas de saúde feitas pelo Governo do Estado nos últimos meses. Os exames de imagem de ultrassonografia, eletrocardiograma, raio-x estaremos ofertando para pacientes que estão no aguardo das cirurgias eletivas. É importante destacar que, para os exames de imagem, é necessário ter a requisição médica”, destaca. Para ser atendido, é necessário apresentar carteira de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

Fonte: Ascom/Sesab

Com o aumento das chuvas, o risco de disseminação da leptospirose também se torna maior. Segundo dados da Secretaria de de Saúde da Bahia (Sesab), obtidos pelo Bahia Notícias, de janeiro a março de 2022 o estado registrou 46 casos da doença, sendo que desses 4 evoluíram para óbito.

No final do ano passado, um forte temporal atingiu o Extremo Sul do estado, resultando em um cenário de ruas alagadas e pessoas desabrigadas, também impactando na saúde da população. Conforme a Sesab, somando o total de casos durante todo ano 2021, 63 pessoas tiveram leptospirose, com 17 casos resultando em óbitos. 

Segundo Lucélia Magalhães, epidemiologista e coordenadora do curso de Medicina da Unesulbahia, em Eunápolis, as águas que inundam as cidades não são tratadas e não proporcionam nenhum tipo de qualidade para consumo, podendo desencadear diversas reações à pele.

“Um dos fatores de preocupação também nesse caso das enchentes é a leptospira, microorganismos em forma de cobra minúscula que perfuram a pele e podem, independente de contato com mucosa, produzir uma doença bastante grave que é a leptospirose”, destacou. 

De acordo com a médica infectologista especialista em controle de infecção hospitalar e infecção em imunocomprometidos, Clarissa Cerqueira, a leptospirose é causada por uma bactéria que fica na urina dos ratos, podendo ser causa por poças deixadas por chuvas. "As pessoas que entram contato com essa água acabam entrando em contato com a leptospira que causa a leptospirose, e essa bactéria entra na pele da pessoa e penetra na pele. Quanto maior o tempo da pele em contato com essa água, maior o risco. Os sintomas são variados, podem ser desde leves até quadros bem graves, mas a doença se caracteriza mais por febre, dor no corpo e dor em panturrilhas, sintomas bem parecidos com a dengue [...] Nos casos mais graves o paciente pode evoluir para sangramentos ou disfunção renal, podendo até precisar de diálise", explica 

Nos primeiros três meses de 2022, Itabuna ocupou o primeiro lugar em casos, com 46 registros de leptospirose. Salvador veio logo em seguida com 10 casos da doença. Além disso, registraram ocorrências neste ano: Gandu (4); Ilhéus (4); Jequié (4); Eunápolis (2); Feira de Santana (2); Cruz das Almas (1); Irecê (1); Itapetinga (1) e Seabra (1). 

Com as chuvas, que provocam enchentes em regiões do estado, a doença volta a ser um fator de preocupação (veja aqui). Diante das inundações, a urina dos ratos, presentes em esgotos, se mistura com água da chuva e lama podendo contaminar indivíduos que entram em contato com esses materiais. Com isso, alguns cuidados devem ser tomados, como evitar o contato com essa água que pode estar contaminada.

Clarissa Cerqueira alerta que a população precisa ficar atenta e previnir a dengue, zika e chikungunya, que são doenças parecidas com a leptospirose, clinicamente falando, e evitar água parada, que são criadouros de mosquitos, quanto também o contato direto com poças e enchentes, que podem causar a leptospirose. A especialista ressalta ainda que em qualquer sinal de febre procurar uma unidade de saúde.

Fonte: Bahia Notícias

Na tarde desta quinta-feira, 28 de abril de 2022, na sede da 83ª CIPM, 𝗼 𝗿𝗲𝘁𝗼𝗿𝗻𝗼 𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘁𝗶𝘃𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲𝘀 𝗳í𝘀𝗶𝗰𝗮𝘀 𝗱𝗼 𝗣𝗿𝗼𝗷𝗲𝘁𝗼 𝗙𝗼𝗿ç𝗮 𝗙𝗲𝗺𝗶𝗻𝗶𝗻𝗮, 𝘀𝗼𝗯 𝗮 𝗰𝗼𝗼𝗿𝗱𝗲𝗻𝗮çã𝗼 𝗱𝗮 𝗦𝗮𝗿𝗴𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗣𝗠 𝗦𝘂𝗲𝗹𝗶 𝗔𝗹𝘃𝗲𝘀 e contou também com o apoio de Selma, gerente da Word Tênis, a qual sempre apoia os projetos da Polícia Militar 

Na ocasião o Comandante da 83ª CIPM, Major PM Araken Ferreira de Souza, enfatizou a importância da prática de atividade físicas para as Policiais Femininas.

Agradeceu aos educadores físicos, Valeska Berto e Allex Fabiano pela aula de aerobox e também a todos que colaboraram direta ou indiretamente com a retomada do projeto.

Ao término foi servido um coffee-break aos participantes.

Fonte: 83ª CIPM
Projeto de Lei do Congresso Nacional segue para sanção

O Congresso aprovou hoje (28) um Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) que permite a redução de tributos sobre combustíveis sem necessidade de compensar a perda de arrecadação. Normalmente, sempre que um ente federativo aceita perder arrecadação (com redução ou isenção de tributos, por exemplo) é obrigado a indicar uma outra fonte de recursos para fazer a compensação. Com a aprovação desse projeto, essa indicação não será necessária.

Na prática, a medida facilita a redução de tributos de combustíveis, o que pode refletir em um preço menor da gasolina, do diesel e do gás de cozinha para a população. Em seu parecer, o deputado Juscelino Filho (União Brasil-MA), relator do PLN, disse que o aumento nos preços dos combustíveis é devido a uma “combinação de diversos fatores”.

O parlamentar acrescentou que isso tem provocado discussões no Congresso em busca de alternativas para “suavizar a alta”. “O PLN pretende criar condições para a devida avaliação e aprovação de propostas que incorporem redução de tributos incidentes na formação dos preços dos combustíveis”, afirmou o deputado em seu parecer.

Plano Safra

A votação dos PLNs só pode ocorrer em uma sessão do Congresso Nacional, onde deputados e senadores votam esse tipo de projeto e decidem sobre a derrubada ou manutenção de vetos do presidente da República. Nessa sessão, os parlamentares também aprovaram um PLN que abre crédito de R$ 2,57 bilhões para recomposição de despesas com pessoal do Executivo e o reforço de dotações do Plano Safra 2021/2022.

 

O Plano Safra é uma iniciativa do governo federal que orienta a destinação de recursos para a cadeia do agronegócio e viabiliza o financiamento e a securitização da atividade agrícola e comercialização da produção em todo o Brasil. O projeto aprovado hoje destina R$ 868 milhões a ele. Os PLNs aprovados hoje seguem para sanção presidencial.

Vetos

Os parlamentares também analisaram vetos presidenciais. A maioria dos vetos analisados hoje foram mantidos. Entre eles, o veto de trecho de lei que proibia a divulgação, publicação ou disseminação de vídeos ou imagens de crimes de trânsito ou infrações.

Outro veto mantido diz respeito ao processo de privatização da Eletrobras. A Câmara derrubou dois vetos, mas o Senado decidiu mantê-los. Esses trechos previam como responsabilidade da Eletrobras a realocação de moradores ocupantes de faixas de transmissão. Haveria prioridade desses moradores para a ocupação de casas construídas pelo programa habitacional Casa Verde e Amarela.

Outros vetos sobre o mesmo assunto continuam pendentes. Um dos trechos vetados prevê o aproveitamento, pelo Poder Executivo, de funcionários da empresa demitidos nos 12 meses após a desestatização. A oposição considera a derrubada desse veto muito importante e decidiu entrar em acordo com a base do governo para deixar a apreciação desse veto para a próxima sessão, possivelmente na próxima semana. Isso dará tempo para parlamentares de oposição tentarem construir um acordo a favor da derrubada desse veto.

Também foi mantido um veto em relação ao marco legal das startups. Um dos trechos vetados permitia ao investidor pessoa física compensar os prejuízos acumulados nas fases iniciais da startup com os lucros apurados na venda de ações obtidas posteriormente. Foi vetado ainda dispositivo que determinava à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) regulamentar condições facilitadas para o acesso de companhias de menor porte ao mercado de capitais.

A sessão de hoje também marcou a rejeição de um veto ao Projeto de Lei do Orçamento de 2022 (PLN 19/21), já convertido em lei. Os parlamentares optaram por incorporar à LOA 2022 mais R$ 97,8 milhões para apoio à implantação e a modernização de infraestrutura para o esporte educacional recreativo e de lazer.

Fonte: Agência Brasil

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Jovem Pan

Nesta quarta-feira, 27, por volta das 12h30, a CIPE CERRADO prendeu uma mulher de 40 anos, com drogas no município de Correntina. 

Enquanto realizavam patrulhamento, guarnições da CIPE CERRADO foram informadas de que no bairro Portelinha, uma senhora contumaz na prática do tráfico de drogas, estaria em frente a sua residência, vendendo entorpecentes. Ao chegar local a guarnição encontrou a referida senhora e já na entrada casa foram visualizados pequenos tabletes de maconha, prontos para a venda. 

A senhora alegou que aquelas porções eram para consumo próprio, contudo, após vistoria, foram encontrados mais pedaços, além de material para embalagem, dinheiro trocado e balança de precisão.

Diante dos fatos apresentados, mulher e todo material encontrado foram levados para a delegacia de Correntina, onde foi realizado a apresentação à autoridade policial.

Fonte: Cipe Cerrado
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |