Blog Santo Antônio
Notícias

O Brasil registrou 62 mortes por Covid e 8.902 casos da doença, nesta sexta (22). Com isso, o país chega a 662.618 mortes e 30.334.301 casos registrados de Covid-19 desde o início da pandemia.

Os dados de casos e mortes foram atualizados para 22 estados; sete não registraram nenhuma morte nas últimas 24 horas.

As médias móveis de mortes e de casos permanecem em queda. Pela segunda vez na semana, a média móvel de mortes ficou abaixo de cem, com 94, redução de 39% em relação a duas semanas atrás, e a de infecções é de 13.073, queda de 37%.

O recurso estatístico que busca amenizar variações nos dados, como os que costumam acontecer aos finais de semana e feriados, é calculado pela soma das mortes dos últimos sete dias e pela divisão do resultado por sete.

Os dados do país, coletados até 20h, são fruto de colaboração entre Folha de S.Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus.

As informações são recolhidas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

Os dados da vacinação contra a Covid-19, também coletados pelo consórcio, foram atualizados em 23 estados.

O Brasil registrou 559.210 doses de vacinas contra Covid-19, nesta sexta. De acordo com dados das secretarias estaduais de Saúde, foram 56.877 primeiras doses, 112.701 segundas doses e 1.887 doses únicas. Além disso, foram registradas 387.745 doses de reforço (somadas terceiras e quartas doses).

Ao todo, 177.001.577 pessoas receberam pelo menos a primeira dose de uma vacina contra a Covid no Brasil. Já são 163.419.514 pessoas com as duas doses ou com uma dose da vacina da Janssen. Quanto às doses de reforço, foram aplicadas 84.700.549 terceiras e 180.632 quartas doses.

Assim, o país já tem 84,6% da população com a 1ª dose e 76,07% dos brasileiros com as duas doses ou com uma dose da vacina da Janssen, e 39,43% da população com reforço vacinal.

O consórcio fez também o registro das doses de vacinas aplicadas em crianças. A população de 5 a 11 anos parcialmente imunizada (com somente a primeira dose de vacina recebida) é de 56,71%. Na mesma faixa etárias, 24,12% receberam a segunda dose ou a dose única.

Considerando toda a população acima de 5 anos, 88,43% recebeu uma dose e 81,65% recebeu duas doses ou a vacina de dose única da Janssen.

Mesmo quem recebeu as duas doses ou uma dose da vacina da Janssen deve manter cuidados básicos, como uso de máscara e distanciamento social, afirmam especialistas.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorreu em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (PL), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.

Fonte: Política Livre

Fonte: Grupo Santo Antonio

Na noite de ontem, quarta-feira, 20, por volta das 19h, um motociclista ficou gravemente ferido após se envolver em um acidente de trânsito na Rua Rui Barbosa, cruzamento com a rua Paraná, no centro de LEM.

De acordo com informações da SUTRANS, o condutor de veículo HB20 vermelho avançou a placa de parada obrigatória da rua Rui Barbosa e a moto que trafegava pela rua Paraná, sentido BR 242, veio a colidir na lateral esquerda do veículo, no lado do motorista.



Devido a forte colisão, o motociclista teve lesão na mandíbula, vindo a perder alguns dentes. Ele foi atendido pelo SAMU e levado para a UPA.

Fonte: Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares

Nesta terça-feira, 19, a 28ª CIPM apreende três arma de fogo, tipo espingardas após ameça no Povoado do Jatobá Quilombo, Riacho de Serra Branca, no município de Muquém do São Francisco.

Os policiais militares foram acionados, onde a vítima relatou ter sido ameaçada por um indivíduo em posse de uma arma de fogo. Ao chegar no local, ao perceber a presença dos policiais, o suposto autor empreendeu fuga adentrando ao matagal.

Foi realizada varredura no perímetro onde foi localizado armas de fogo, foi feito buscas nas imediações, na tentativa de localizar o suposto autor, porém sem êxito.

Diante dos fatos, todo material apreendido foi apresentado na Delegacia Territorial de Ibotirama para adoção das medidas cabíveis.

Fonte: 28ª CIPM

Prosseguindo com as capacitações voltadas aos profissionais que atuam na rede de Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Barreiras, nesta quarta-feira (20), foi realizado o segundo encontro com enfermeiros e técnicos de enfermagem do município. A proposta integra o Projeto de Capacitação e Qualificação em Urgências da Rede de Saúde, de iniciativa da Central de Regulação de Urgências do SAMU 192, em parceria com a Liga Acadêmica de Emergência e Trauma da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

Durante a roda de conversa e de treinamento no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), os profissionais puderam compreender um pouco mais sobre desobstrução de vias aéreas e atendimento a crise convulsiva; queimadas e sangramentos; também sobre procedimentos em mordeduras e picadas de animais peçonhentos e intoxicações exógenas; e ainda, técnicas de ressuscitação cardiorrespiratória e mobilização de pacientes com fraturas.

O momento importante que fortalece o conhecimento dos profissionais em seu dia a dia, contou com a participação dos integrantes da Liga Acadêmica de Emergência e Trauma da UFOB; da coordenadora regional do SAMU, Juana Jamile Ribeiro; coordenador da Atenção Básica, Ari Donizete e da apoiadora institucional, Fernanda Delgado.

“Nosso principal objetivo é capacitar a equipe da atenção primária à saúde com foco dessa vez nos enfermeiros e técnicos de enfermagem para que repassem esses conhecimentos aos demais profissionais da equipe de trabalho. Dessa maneira, os profissionais da atenção básica estarão qualificados a realizar os primeiros atendimentos de urgência dentro das unidades de saúde até a chegada da equipe do SAMU, através desta assistência inicial que é fundamental para o paciente”, pontuou Juana Jamile.

Com esse objetivo de capacitar e qualificar em urgência a rede de saúde de Barreiras, iniciando pela Atenção Primária à Saúde de Média e Alta Complexidade, o Projeto se estenderá também para os agentes comunitários de saúde no dia 04 de maio.

Fonte: Dircom PMB

Durante todo o dia desta quarta-feira (20), pais e responsáveis por alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), matriculados na rede municipal de ensino de Barreiras, participaram de uma roda de conversa com a equipe do Centro de Estudo de Formação e Atendimento Educacional Especializado (Cefaee), para tratar de assuntos relacionados a aproximação da escola com a família ratificando a importância do envolvimento e do relacionamento de pais e professores no apoio e escolar de crianças com autismo.

Conduziram a roda de conversa a coordenadora do Cefaee, Ednéia Gomes e a subdiretora de Acessibilidade e Inclusão, Eliene Fernandes, destacando que quanto mais as famílias se envolvem com a educação dos filhos e participam ativamente da vida escolar, melhores são os resultados de aprendizagem e inclusão dos alunos.

“Nós estamos no mês de conscientização do autismo. Existe um trabalho que está sendo realizado pelos professores das salas de recursos dentro das escolas, durante todo o mês, com formação dos professores, coordenadores e gestores. Por sua vez, a escola trabalha com os alunos através do painel informativo sobre o tema. O Cefaee assumiu a responsabilidade de fazer esse trabalho com os pais e cuidadores, por isso essa roda de conversa hoje com o objetivo de informar, ouvir, estabelecer relação de parceria com as famílias desses alunos”, pontuou a subdiretora.

Atualmente, Barreiras tem aproximadamente 120 alunos com o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista, um desses alunos é o Bernardo, de 4 anos, filho da professora da rede municipal de ensino, Andrea Cristina, e segundo ela, educação é parceria entre escola e família.

“Como professora e mãe de aluno autista, a gente entende que a parceria família escola é essencial. Quando trazemos essa questão para o âmbito da educação especial, essa importância aumenta ainda mais. O Centro de Estudo de Formação e Atendimento Educacional Especializado veio para auxiliar e ajudar a todos nós a termos esse entendimento. Desde 2002 sou professora, e temos visto o número de crianças com autismo crescer nas salas de aula, então, é muito importante saber acolher essas crianças da educação especial, bem como, as famílias estarem acompanhando de perto o desenvolvimento dos seus filhos e sobretudo conhecer como é realizada a educação do seu filho na rede”, destacou.Dircom PMB

Fonte: Dircom PMB

 

Crianças e jovens da cidade de Barreiras, podem participar das aulas de copeira ofertadas pela Base Comunitária de Segurança de Santa Luzia, através do projeto "Na Base da Luta". O curso que já conta com 20 alunos e está com vagas abertas até completar a turma.

De acordo com o comandante da unidade, o tenente Eder de Souza Santos, os encontros iniciaram há dois meses, mas ainda existem vagas para pessoas com idade entre 9 e 17 anos, que residem nos bairros de Santa Luzia, Sombra da Tarde e adjacências.

“Um aluno ganhou um berimbau durante um sorteio nas aulas do professor voluntário Wadson Pereira. Essa interação com crianças é muito importante para todos nós. Além de reforçar a polícia comunitária, ajuda na formação dos valores desses pequenos”, disse o militar.

Os interessados em participar da atividade devem comparecer até a BCS com o responsável, com algum documento pessoal e o comprovante de residência. As aulas acontecem todos os sábados, às 9h.

Fonte: Bahia Notícias

Por volta das 12h20, desta quinta-feira (21), uma guarnição do ROMU fazia rondas pelo bairro Florais Léa, quando se deparou com um cidadão que relatou ter sido vítima de roubo por indivíduo. De posse das informações, a GCM fez diligência nas imediações do referido bairro, conseguindo localizar o autor do roubo e o aparelho celular da vítima.

O indivíduo de iniciais L. P. d. S, juntamente com o aparelho celular de marca Motorola e uma bicicleta modelo feminino, foram conduzidos e apresentados no DISEP, ficando a disposição das autoridades competentes.

Fonte: GCM/LEM

No final da manhã desta quinta-feira, 21, por volta das 11h, após denúncia repassada para central, a guarnição 9.8502 da 85ª CIPM, se deslocou até um bar na rua Guanambi, para verificar um indivíduo moreno baixo, camisa vermelha, que estaria de posse de uma bolsa com uma quantidade alta em dinheiro, segundo ele mesmo furtou em Barreiras.

Chegando ao local foi encontrado um suspeito com as características passadas. Realizando buscas no local, foi encontrada uma mochila preta com uma quantidade grande de dinheiro em espécie, roupas, celular e uma pequena quantidade de maconha.

Ao perguntar sobre a origem do dinheiro, informou que teria furtado em uma residência em Barreiras, juntamente com um comparsa de nome Vinicius. Diante dos fatos, o suspeito foi conduzido para o DISEP de LEM para adoção de medidas pertinentes.

Fonte: 85 CIPM

No final da manhã de hoje, quinta-feira, 21, por volta das 11h20, a guarnição do PETO da 85ª CIPM, prendeu um indivíduo por posse ilegal de arma de fogo e Maria da Penha, em LEM.

A PM recebeu denúncia da esposa do suposto agressor que teria ameaçado a esposa. A guarnição foi até a residência da vítima e encontrou o infrator, juntamente uma revolver calibre 38 e 14 munições.

O acusado foi encaminhado juntamente com a arma de fogo para a delegacia de polícia de LEM.

Fonte: 85ª CIPM
A moto possuía ocorrência de furto registrada no início deste mês em Luís Eduardo Magalhães (BA) e teve sua cor original alterada para tentar ludibriar fiscalizações da polícia.

Policiais rodoviários federais recuperaram na tarde de hoje (21), em Barreiras (BA), um veículo com restrição de furto.

Equipe da PRF realizava fiscalização da Operação Tiradentes com foco no combate à criminalidade, quando foi informada de uma moto Honda/CG 150 Fan, que estava abandonada em região de matagal, nas proximidades do povoado de Labele (Km 809 da BR 242).

Dessa forma, os policiais foram ao local e encontraram uma motocicleta sem a placa traseira e com pintura ‘grosseira’ na cor vermelha.

Foi feita uma vistoria minuciosa e realizada consulta aos sistemas policiais, momento em que foi constatado registro de furto ocorrido em 01/04/2022, na cidade de Luís Eduardo Magalhães (BA). Para tentar escapar de fiscalizações da polícia a cor original da moto foi alterada de preta para vermelha.

Na sequência, foram realizadas buscas nas proximidades, mas nenhum suspeito foi localizado.

Diante dos fatos, a motocicleta foi encaminhada para a Polícia Civil para o devido registro da recuperação e posterior devolução ao legítimo proprietário.

Fonte: PRF BA
Constituição dá ao presidente da República o poder de conceder indulto. O anúncio do indulto foi feito por Bolsonaro por meio de live nas redes sociais

O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta quinta-feira (21) decreto concedendo induto (perdão) ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STJ) a 8 anos e 9 meses de prisão por supostas tentativa de impedir o livre exercício dos Poderes e coação no curso do processo.

Conceder indultos é uma prerrogativa exclusiva do presidente da República. O anúncio do indulto foi feito por Bolsonaro por meio de live nas redes sociais. O decreto foi publicado logo após a transmissão, em edição extra do Diário Oficial da União.

Ao ler o documento, o presidente cita considerações como “a prerrogativa presidencial para concessão de indulto individual é medida fundamental à manutenção do Estado democrático de direito” e que “a liberdade de expressão é pilar essencial da sociedade em todas as suas manifestações”.

“Fica concedida graça constitucional à Daniel Lúcio da Silveira, deputado federal condenado pelo Supremo Tribunal Federal em 20 de abril de 2022 no âmbito da Ação Pena nº 1.044 a pena de oito anos e nove meses de reclusão em regime inicial fechado”, destacou Bolsonaro, durante a leitura do texto.

“A graça de que trata este decreto é incondicionada e será concedida independentemente do trânsito em julgado da sentença penal condenatória”. Segundo ele, o indulto inclui as penas privativas de liberdade, multa e restritivas de direitos.

Com a decisão de ontem (20), Silveira também foi apenado com a perda do mandato e a suspensão dos direitos políticos após o fim dos recursos, o que que poderia tornar o parlamentar inelegível temporariamente. A Corte estipulou ainda uma multa de cerca de R$ 200 mil como parte da condenação.

Fonte: JOVEM PAN

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou o boletim epidemiológico desta quinta-feira (21) com 480 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 522 casos da doença e quatro mortes.

De acordo com a Sesab, de 1.540.511 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.510.206 são considerados recuperados e 29.825 pessoas foram a óbito devido à doença.

O boletim epidemiológico da secretaria contabiliza ainda 1.840.632 casos descartados e 330.974 em investigação. Na Bahia, 63.156 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Vacinação

A Sesab ainda informa que 11.489.598 pessoas foram vacinadas com a primeira dose, 10.621.548 com a segunda ou dose única e 5.350.558 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 867.457 crianças foram imunizadas com a primeira dose e 295.788 tomaram também a segunda.

Fonte: Com informações do Política Livre
Evento aconteceu nesta quinta-feira (21) e reuniu mais de 800 atletas

Uma manhã de muito esporte, integração, superação e solidariedade. Como parte integrante das comemorações do Patrono das Polícias Militares do Brasil, o 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (Beic), realizou nesta quinta-feira (21), a tradicional Corrida Tiradentes, que este ano está em sua décima edição. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Barreiras, e teve a participação de policiais militares da Bahia, PRF, atletas amadores e profissionais do município e de outros estados. Mais de 800 atletas se inscreveram, e foram distribuídos em 32 categorias. O evento foi prestigiado pelo prefeito Zito Barbosa, acompanhado da primeira-dama, Marisete Bastos, e dos vereadores, Rider Castro e Valdimiro José.

Participando pela primeira vez do evento, Ana Valéria, do Tocantins, veio passar o feriado com a família e aproveitou para fazer o percurso de 3km de caminhada, e para os próximos anos, ela já confirma presença. “Um evento organizado, que contempla todas as categorias de profissionais e amadores, vou treinar muito para no próximo ano, se Deus quiser, eu participar da corrida, a organização está de parabéns”, pontuou. 

O comandante do 10º Beic, Ten. Cel. Camilo Uzêda, que também participou da corrida de 8km, definiu o evento como um sucesso absoluto. “Antes de mais nada gostaria de agradecer o apoio da Prefeitura de Barreiras e demais apoiadores e patrocinadores. Ficamos felizes com o engajamento dos nossos parceiros para a realização da X Corrida Tiradentes. A cada ano queremos realizar cada vez melhor essa corrida que já é tradicional nesta data. Essa corrida já é uma realidade e estamos realizados com esta décima edição”, frisou, fortalecendo a proposta do evento onde espera-se que a dinâmica desta corrida de rua possa fortalecer a consciência de saúde e prática da atividade física regular no seio de nosso público interno e externo, assim como estreitar os laços de confiança e cordialidade entre a corporação, Polícia Militar e comunidade, finalizou Uzêda.

Com o evento, aproximadamente uma tonelada de alimentos foram arrecadados com as inscrições dos atletas, e estes, já foram direcionados às entidades sem fins lucrativos, que desenvolvem trabalhos sociais em Barreiras. Todos os atletas participantes foram premiados com medalhas do 1º ao 5º lugar (masculino e feminino), além de medalha e troféu, eles foram premiados com as quantias de R$ 400,00, R$ 300,00, R$ 200,00, R$ 150,00 e R$ 100,00, respectivamente. As crianças também tiveram espaço durante a realização da X Corrida Tiradentes, com o percurso de 1km, elas se divertiram e demonstraram muito gosto pela prática esportiva.

Classificação geral feminina ( Corrida 8km)

1º lugar: Juscelia Moreira Coimbra

2º lugar: Célia da Cruz Pereira

3º lugar: Sadim Heliana

4º Fabiana Reis

5º Leovane Dallabona

Classificação geral masculina (Corrida 8km)

1º lugar: Leandro Silva Costa

2º lugar: Marcos Silva Macêdo

3º lugar: Clériston Alves Dourado

4º lugar: Geosandro de Souza

5º lugar: Manoel Alves da Silva

Fonte: Dircom PMB

O boletim epidemiológico desta quinta-feira (21) registra 480 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 522 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,03%), 505 recuperados (+0,03%) e mais 4 óbitos. Dos 1.540.511 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.510.206 já são considerados recuperados e 29.825 tiveram óbito confirmado.

Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.840.632 casos descartados e 330.974 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta. Na Bahia, 63.156 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Até o momento temos 11.489.598 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.621.548 com a segunda dose ou dose única e 5.350.558 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 867.457 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 295.788 já tomaram também a segunda dose.

Fonte: Sesab

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Fundação Hemoba convida os doadores de sangue para reposição do estoque. Os tipos sanguíneos O-, O+, A- e B+, principalmente, estão abaixo da capacidade recomendada para suprir as necessidades dos hospitais do estado. Na Bahia, são 29 unidades de coletas, sendo 08 em Salvador e 21 no interior. “Por causa do feriado prolongado da Semana Santa e das fortes chuvas em Salvador, houve uma diminuição da doação de sangue. Estamos com os nossos estoques baixos. Convidamos os voluntários para este ato de solidariedade nos ajudar a salvar vidas”, declara Anelisa Streva, diretora geral em exercício da Hemoba.  

No feriado de Tiradentes, nesta quinta-feira (21), as unidades de coleta da Hemoba estarão fechadas, voltando a funcionar na sexta-feira. Na capital baiana, o Hemocentro Coordenador (Av. Vasco da Gama) atenderá de 7h às 18h30 e, no sábado, das 7h às 12h30; já as unidades do Shopping Salvador e Salvador Norte, das 9h às 18h, nos dois dias; as coletas nos hospitais Ana Nery e do Subúrbio serão feitas apenas na sexta-feira, das 7h30 às 16h30; a unidade nas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) permanecerá fechada. No site da Hemoba há informações sobre o funcionamento na sexta-feira das unidades do interior do estado. 

Recomendações

Para doar sangue, o voluntário deve possuir boas condições de saúde, sem sintomas virais; pesar acima de 50 quilos e estar bem alimentado, preferencialmente, sem ingerir alimentos gordurosos. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Fonte: Ascom/Hemoba

Quatro meses após ser inaugurada pelo Governo do Estado, a ponte que liga os municípios de Barra e Xique-Xique registrou a passagem de aproximadamente 140 mil veículos. Responsável por ligar o Oeste à região de Irecê, ela tem facilitado o escoamento de safras, desde que foi entregue, em dezembro de 2021. Mês após mês, o número de veículos comerciais que utilizam a ponte tem aumentado, registrando a movimentação de 31% do fluxo obtido até agora. A obra beneficia diretamente cerca de 2,5 milhões de baianos.

Além de motoristas, a ponte sobre o Rio São Francisco também é utilizada por ciclistas e pedestres, que antes faziam a travessia em balsas que levavam até uma hora, considerando o tempo de espera, para chegar ao outro lado. Com investimento de R$ 133 milhões, a obra estruturante foi realizada pelo Governo do Estado em tempo recorde, sendo entregue um ano antes do previsto. Atualmente, 147 empregos diretos e indiretos são gerados somente com o funcionamento do equipamento, que conta com equipe fixa de manutenção, operação e engenharia.

Principais entregas

Além da mais jovem e recém-inaugurada Ponte Barra – Xique-Xique, nos últimos 15 anos, o Governo do Estado investiu na construção e recuperação de uma série de pontes e passarelas que têm ajudado a interligar de forma mais rápida e segura diferentes cidades e facilitado a vida de seus habitantes.

Entre os destaques estão a ponte Ilhéus-Pontal (2020); ponte sobre o Rio Baetantã, em São Roque do Paraguaçu (2019); ponte sobre o Rio Itapicuru Mirim, na BA-381, entre Itiúba e Filadélfia (2018); ponte sobre o Rio Pratigi, em Ipirá (2017) e a ponte sobre o Rio de Ondas, em Barreiras (2013). Em 2010, foi construída a passarela Luiz Felipe de Souza Leão, que liga São Félix do Caribe e Santa Maria da Vitória.

Projetos em andamento

Atualmente, outras obras estão em andamento, como a ponte sobre o Rio Paramirim, com 70% de serviços concluídos e 30 metros de extensão, na BA-160. O equipamento conta com investimentos de R$ 3,6 milhões e vai facilitar o deslocamento entre a BR-242 e o município de Morpará. O Governo do Estado trabalha ainda na construção da ponte sobre o Rio Sauípe, com 66,60m, e a do Rio Juerana, com 22,60m. As duas fazem parte da obra de implantação da BA-504, entre Itanagra e o entroncamento da BA-099 (Linha Verde).

Fonte: Secom BA

Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (18) na Prefeitura de Barreiras, o vice-prefeito, Emerson Cardoso e o secretário de Agricultura e Tecnologia, José Marques, receberam os representantes do Instituto Mosaic e da Mandú Inovação Social, para fazer um balanço das atividades desenvolvidas dentro do Programa Village em comunidades rurais de Barreiras, bem como, tratar sobre as perspectivas de mais investimentos na área social da Capital do Oeste. Participaram da reunião o diretor de Performance Social da Mosaic Fertilizantes, Paulo Eduardo, a gerente de Projetos Sociais, Camila Bellenzani, o relações Institucionais, Luiz Maurício, analista de campo Pleno da Mandú, Alan Fernandes e a gerente do programa Village, Cassiele Moraes.

O Instituto Mosaic tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável nas comunidades e realizar ações que promovam o bem-estar, educação de qualidade, formação de pessoas e o fortalecimento de valores essenciais. Uma das iniciativas é o Programa Village, direcionado para produtores com até cinco hectares de terra. A cidade de Barreiras foi a primeira escolhida a receber em 2019 o programa no Brasil, beneficiando 17 famílias, com o aumento considerável em suas rendas após o trabalho de gestão e acompanhamento técnico desenvolvido em parceria com a Secretaria de Agricultura e Tecnologia, das lavouras na produção de alimentos de forma sustentável e consciente.

No segundo ano do programa, mais 23 famílias já foram selecionadas, cada família recebe apoio e orientação por um ciclo de três anos, até que tenha independência e conhecimento para continuar a gestão do negócio. Para o diretor de Performance Social da Mosaic Fertilizantes, a parceria com a Prefeitura de Barreiras é fundamental para a continuidade das ações.

“A Mosaic traz, através do Instituto Mosaic, o Village, um programa que trabalha com pequenos produtores rurais. Aqui em Barreiras as famílias estão conosco há aproximadamente dois anos, e se preparam para serem grandes produtores e fornecedores dos insumos produzidos. Essa parceria com o poder público na formação dessa rede de direcionamento, de mostrar os caminhos onde os possibilitem a ampliação da produção é muito importante e nos deixa felizes”, pontuou Paulo Eduardo, destacando que a iniciativa oferece acesso à água, por meio da implantação de cisternas ou adequação do sistema de irrigação para um melhor abastecimento e disponibilidade de água.

Educação

A Escola Municipal Antônio Machado é a base educacional do programa Village e recebeu através da Secretaria de Agricultura e Tecnologia e Instituto Mosaic, uma horta dentro do projeto Horta na Escola, assim como a Escola Municipal São João no Povoado do Riachinho. No total, 416 alunos foram atendidos, 45 professores capacitados, duas hortas implantadas e dois kits de irrigação entregues. Para o vice-prefeito, Emerson Cardoso, essa reunião fortaleceu a parceria e possibilitou a discussão de ampliação do programa para novas famílias das comunidades rurais de Barreiras.

Já o secretário de Agricultura e Tecnologia enfatizou que o trabalho desenvolvido pelo Instituto Mosaic em parceria com a Prefeitura de Barreiras, fortalece a cadeia produtiva dos pequenos agricultores e possibilita o desenvolvimento sustentável das diversas culturas trabalhadas. “É satisfatório contar com a parceria do Instituto Mosaic que olha cada família dentro da sua individualidade. Nossos técnicos da Secretaria estão prontos para dar o suporte necessário, e juntos, ampliar as possibilidades dentro do programa Village”, disse José Marques.

Fonte: Dircom PMB
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |