Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio


Por volta das 17h deste sábado, 2, após compartilhamento de informações entre a CIPE CERRRADO, 85ª CIPM e Polícia Civil de Luis Eduardo Magalhães, sobre o homicídio ocorrido na noite de ontem do empresário JP Fotos, proprietário de uma lanchonete localizada no bairro Santa Cruz, as guarnições em conjunto com uma guarnição do PETO da 85ª CIPM, deslocaram até um apartamento na rua Ibitiba, onde segundo informações, um dos autores do homicídio estaria escondido.

Ao chegar no local informado e dar voz de abordagem, as guarnições foram recebidas com disparos de arma de fogo pelo indivíduo resistente que portava um revolver calibre 38, tendo os policiais tomado postura de segurança e reagido à injusta agressão. O homem foi alvejado e caiu ao solo ainda com sinais vitais, sendo prontamente socorrido para a UPA, onde o médico plantonista constatou seu óbito.

No local, foram encontrados a motocicleta utilizada no crime, uma corrente de ouro pertencente a vítima, além da provável arma do crime.

Todo material encontrado foi levado para o DISEP e apresentado a autoridade policial, onde foram realizados os procedimentos legais.

Fonte: ASCOM - CIPE/CERRADO
Desse número, só na capital baiana foram 169 novos registros



A Bahia registrou 616 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o boletim epidemiológico, divulgado neste sábado (02), pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Desse número, só na capital baiana foram 169 novos registros.

São 1.342 casos ativos da doença no momento, sendo que desde o início da pandemia foram 1.502.919 registros de Sars Cov 2, sendo 293.429 casos só em Salvador.

Ainda de acordo com o boletim, foram cinco mortes contabilizadas nessas 24 horas, totalizando 29.723 óbitos em decorrência de complicações com a Covid-19. Sendo que em Salvador não houve registros.

Fonte: BNEWS

Foi publicado na noite deste sábado (2), em edição extra do Diário Oficial do Estado, o decreto assinado pelo governador Rui Costa que torna facultativo o uso de máscaras em ambientes ao ar livre, em todo o território baiano. Isso vale para espaços com ventilação natural e deve ser observado o distanciamento social adequado.

Para os eventos em ambientes fechados, seguem valendo as determinações já vigentes. Entre elas, o acesso exclusivo para pessoas vacinadas contra a Covid-19 e o respeito aos protocolos sanitários.

O uso de máscaras de proteção contra o coronavírus segue obrigatório nos transportes públicos, a exemplo de trens, metrô, ônibus, lancha e ferry boat, e seus respectivos locais de acesso, como estações de embarque; hospitais e demais unidades de saúde, como clínicas, Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e farmácias; shopping centers, bares e restaurantes; teatros, cinemas e museus; igrejas e outros templos religiosos; escolas e universidades.

Permanecerá obrigatório o uso de máscaras, ainda que em lugares ao ar livre, quando o cidadão estiver em filas de atendimento de serviços públicos ou privados; em ruas que funcionam como corredores comerciais e em outros lugares com características semelhantes, com intensa interação entre pessoas, a exemplo de feiras livres.

O decreto foi motivado pelas quedas no número de casos de Covid-19 e na taxa de ocupação de leitos destinados ao tratamento da doença. A medida passou a valer a partir da publicação e recomenda que idosos, imunossuprimidos e gestantes, ainda que vacinados contra o Coronavírus, mantenham o uso de máscaras como garantia de proteção.

Fonte: Secom BA

Na noite de ontem, sábado, 2, por volta das 19h30, a 86ª CIPM, prendeu um homem em flagrante que estaria agredindo fisicamente a sua companheira de covívio, gestante de 7 meses no bairro Novo Horizonte na cidade de Santa Rita de Cássia.

De acordo com informações policiais, o suspeito ao avistar a viatura, entrou em sua residência e tentou montar uma espingarda tipo bate-bucha, sendo imediatamente contido pelos policiais.

Diante do fato, foi dada voz de prisão em flagrante ao indivíduo pelos crimes de violência doméstica e posse irregular de arma de fogo, sendo apresentado na Central de Flagrantes em Barreiras.

Fonte: 86ª CIPM

Os Crimes Violentos Letais e Intencionais - homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte – caíram 12,6%, em todo o estado, no primeiro trimestre de 2022, quando comparado ao mesmo período de 2021.
 
Entre 1 de janeiro e 31 de março deste ano, 184 vidas foram preservadas, saindo de 1.461 para 1.277 crimes contra a vida. Em Salvador foi contabilizada uma redução de 16,7% no número de mortes violentas. 
 
Foram computadas 365 no ano passado contra 304 em 2022, menos 61 ocorrências. Nas cidades do interior do estado houve uma redução de 14%. 
 
 "A tendência de queda vem sendo observada desde outubro do ano passado. Este é o resultado do empenho das forças que compõem a pasta", destacou o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino.
Fonte: SSP BA
Informação foi divulgada pela Acelen, responsável pela Refinaria de Mataripe.

Os preços da gasolina e do diesel serão reduzidos em 10% e 10,5% respectivamente, a partir deste sábado (2), na Bahia. A informação foi divulgada pela Acelen, responsável pela Refinaria de Mataripe.

A redução ocorre uma semana após o sexto aumento do ano nos preços da gasolina e diesel na Bahia, que aconteceu no dia 26 de março.

De acordo com a empresa, o reajuste segue a queda do preço do petróleo no mercado internacional e do dólar em relação ao real.

Antes da redução, os preços da Acelen para os dois combustíveis superava cerca de 10% a paridade de importação (PPI) no porto de Aratu, segundo levantamento da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom).

Segundo o Sindicato do Comércio de Combustíveis, Energias Alternativas e Lojas de Conveniência do Estado da Bahia (Sindicombustíveis), os consumidores só irão sentir a redução à medida em que as distribuidoras repassarem os combustíveis com preços reduzidos aos revendedores.

Além disso, o Sindicombustíveis destacou que "não interfere no mercado e respeita a livre concorrência".

Fonte: G1

Na manhã de hoje, domingo, 3, por volta das 10h, a CIPE CERRADO realizou blitz nas proximidades do Posto Fiscal do Povoado de Placas, no município de Barreiras.

O objetivo é coibir o trânsito de veículos roubados e o tráfico de drogas ou o contrabando de ilícitos nas divisas do Estado.

Foram realizadas buscas em veículos suspeitos e verificada a existência de adulterações, a exemplo da clonagem e adulterações de sinais identificadores.

Fonte: CIPE CERRADO

Na manhã de hoje, domingo, 3, por volta das 6h54, a 85ª CIPM, aprendeu arma utilizada utilizada em tentativa de homicídio contra uma mulher de 30 anos, no Distrito de Roda Velha, no município de São Desidério.

A PM, foi acionada pela Unidade de Saúde Marcos Konishi da localidade, onde a senhora estava com sinais de lesão no rosto. O médico plantonista encontrou sinais de um disparo de arma de fogo no lado esquerdo do rosto e que o projétil estava alojado no lado direito.

A vítima estava muito nervosa e disse que o autor do disparo de arma de fogo teria sido seu marido.

Os policiais militares fizeram rondas no local citado pela vítima que ocorreu o fato e foi encontrado apenas uma arma de fogo tipo garrucha que teria sido utilizada pelo crime.

A vítima foi transferida para o HO e arma de fogo apresentada na delegacia de polícia de LEM.

Fonte: Redação do Blog do Sigi Vilares/85ª CIPM

 

Por volta das 20h30 mim desse Domingo, 4, a nossa central através do telefone 156 foi acionada para averiguar uma situação de uma suposta tentativa de suicídio. De prontidão uma equipe se deslocou até o local que fica na Rodovia BR 242 sentido Tocantins e nos deparamos com um casal já fazendo a contenção de uma jovem de 22 anos já nas margens da Rodovia.



De imediato foi feito contato com o SAMU que em seguida se deslocou até o local, prestando os cuidados necessários, vale salientar que o diálogo da paciente com os Agentes de trânsito da Sutrans foi primordial para que a jovem pudesse se acalmar, a jovem alegava passar por problemas pessoas, e via a morte como sua única saída para se libertar de tais problemas.



Sendo ela medicada e encaminhada até a unidade de pronto atendimento UPA. Momento em que ela já estava sob os cuidados da equipe médica, apareceu um jovem alegando ser seu namorado e que estavam se divertindo e aconteceu de ter um desentendimento e ela acabou saindo tomando rumo ignorado.

Fonte: SUTRANS - Mais que trânsito, Segurança pública viária!

O Tribunal de Justiça da Bahia negou um pedido de liminar feito pela Prefeitura de Rio Real e decidiu que a greve dos professores da rede municipal é legal. A categoria entrou em greve na semana passada após as negociações em torno do pagamento do piso salarial da categoria não terem avançado com a prefeitura.

A gestão municipal propôs reajuste de 16,2%, mas os professores pedem 33,24%, percentual anunciado pelo governo federal no mês de janeiro. A decisão judicial reconhece a legitimidade da greve, que completa uma semana nesta segunda-feira (4).

"A documentação acostada nos autos comprova a tentativa de negociação prévia", diz um trecho da decisão. "Destarte, ao menos neste momento processual, não vislumbro qualquer indício de ilegalidade da multicitada greve", conclui a sentença.

De acordo com a professora Rita de Cássia, coordenadora da APLB Sindicato no município, a categoria não vai recuar. "A decisão da Justiça foi uma vitória importante da nossa categoria. Vamos continuar mobilizados, porque esse reajuste não é um favor, é um direito nosso", afirmou.

Fonte: Bahia Notícias
Dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) mostram a queda no número de casos registrados



A Bahia registrou uma das menores taxas de Covid-19 nas últimas 24 horas. Foram 67 casos apenas, sendo 53 só na capital baiana. Os baixos números são resultado da vacinação, mas também podem estar relacionados a falta de testagem, como o governador da Bahia, Rui Costa, já havia sinalizado.

Com os novos números, divulgados neste domingo (03), por meio do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a Bahia passa a ter 1.328 casos ativos de Covid-19, sendo que desde o início da pandemia foram contabilizados 1.534.051 casos de Sars Cov 2.

Ainda de acordo com o boletim, nesse mesmo período foram contabilizadas três mortes em decorrência de complicações com a doença, sendo que uma foi em Salvador. Desde 2020 foram registrados 29.726 óbitos por Covid-19.

Fonte: BNews
De acordo com a legislação eleitoral, parlamentares tinha até o final de sexta (1) para trocas e filiações visando as eleições de outubro deste ano.

De acordo com levantamento do g1, 23,8% dos deputados federais (122 dos 513 da Câmara) trocaram de partido desde que se iniciou, no último dia 3, o período da chamada "janela partidária".

Na bancada da Bahia, sete dos 39 deputados federais trocaram de partido, ou seja, cerca de 18%.

O número fica abaixo do percentual nacional, mas pode crescer porque deputados não têm prazo para informar mudança.

A janela partidária — que se fechou às 23h59 desta sexta-feira (1º) — é o intervalo de 30 dias que, seis meses antes da eleição, a legislação concede a deputados federais, estaduais e vereadores para que — se desejarem — troquem de partido sem o risco de perder o mandato.

Entre os parlamentares baianos que mudaram de legenda, a maior parte deve se candidatar à reeleição para o cargo de deputado federal, a exceção fica com o deputado federal e ex-ministro da Cidadania, João Roma. Ele deixou o Republicanos (PRB) para ser candidato ao governo da Bahia pelo PL, mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro.

Confira abaixo os deputados federais da Bahia que trocaram de partido durante a "janela partidária".

Abilio Santana do PL para o PSC
João Carlos Barcelar deixou o Podemos e foi para o PV
João Roma deixou o Republicanos e foi para o PL
José Rocha deixou o PL e foi para o União Brasil
Marcelo Nilo deixou o PSB
Raimundo Costa deixou o PL e foi para o Podemos
Alex Santana deixou o PDT e foi para Republicanos

Fonte: G1

No final da tarde de ontem, quinta-feira, 31, por volta das 17h40, o PETO da 83ª CIPM, prendeu um indivíduo por apropriação indébita de um veículo Fiat Siena, no centro da cidade de Catolândia.

Segundo informações, a proprietária do veículo, havia registrado um Boletim de Ocorrência na delegacia de polícia de Barreiras, por apropriação indébita, onde segundo ela, seu ex-namorado, havia pegado seu veículo no ano de 2021 e não mais devolveu, informando aos policiais onde se encontrava.

Os policiais militares foram até o local indicado, no município de Catolândia, encontrando o autor do fato e o veículo, sendo conduzidos para a Delegacia de Polícia de Barreiras para medidas cabíveis.

Fonte: Redação do Blog do Sigi Vilares/PETO 83ª CIPM

A Neoenergia Coelba está realizando uma importante obra para reforçar a rede elétrica de Barreiras, beneficiando mais de 30 mil clientes residenciais e comerciais da cidade. A melhoria está sendo feita na Rua Major José de Brito no Loteamento Aratu, e tem previsão de término para o próximo dia 10 de abril. Com a execução do serviço, os consumidores terão à disposição um fornecimento de energia ainda mais confiável.

A obra envolverá mais de 20 colaboradores da distribuidora. No total, serão substituídos seis postes que possuem vinte metros de altura e pesam cerca de cinco toneladas. A Neoenergia Coelba conseguirá realizar o serviço sem precisar desligar os clientes da região.

Por causa do seu impacto, estão envolvidos no serviço a Secretaria de infraestrutura do município, Guarda Municipal, Embasa e empresas de telefonia.

“Estas melhorias são pensadas e realizadas para atender as necessidades dos nossos clientes. Essa obra irá aumentar, ainda mais, a qualidade do nosso serviço oferecido em Barreiras, beneficiando a população da cidade.”, destacou o supervisor de Operações da Neoenergia Coelba, José Francisco Barreto.

Fonte: Coelba
Baractinibe é um remédio que atua sobre o sistema imunológico

Pacientes adultos hospitalizados que necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal por consequência da covid-19 poderão ser tratados com baricitinibe. O medicamento - que passa a ser primeiro para o tratamento da covid-19 incorporado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) - já tem registro no Brasil com indicação para artrite reumatoide ativa moderada a grave e dermatite atópica moderada a grave. A decisão foi publicada por meio da Portaria nº 34/2022 assinada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) no Diário Oficial da União.

O baricitinibe já havia sido aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como tratamento para casos graves da doença e teve recomendação de incorporação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). Durante o processo de análise da Conitec, o tema foi submetido à consulta pública, entre os dias 15 e 24 de março, para contribuições de especialistas e da sociedade em geral.

A recomendação final da comissão, favorável à incorporação, foi tomada em reunião extraordinária, convocada na última quarta-feira (30). Os estudos analisados pela comissão apontam que o uso do medicamento pode contribuir para uma redução significativa de mortes por covid-19 de pacientes adultos hospitalizados e que necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal, ou que precisam de alto fluxo de oxigênio ou ventilação não invasiva.

O baractinibe é um medicamento que atua sobre o sistema imune, auxiliando no processo de recuperação de quadros inflamatórios. De forma mais específica, ele diminui a ação da interleucina-6 (IL-6), substância ligada à ocorrência de reações inflamatórias geradas por diversas doenças e se apresenta com níveis elevados em casos mais graves da doença.

Fonte: Aprovado o primeiro medicamento para tratamento da covid-19 no SUS

Bombeiros militares do 2º Subgrupamento (2º SGBM) socorreram uma mulher que teve um dos dedos transfixado por um prego, em Luís Eduardo Magalhães, na tarde desta sexta-feira (1º). 

O incidente aconteceu quando a vítima mudava uma cama de lugar, por volta das 15h26. A mulher permaneceu presa ao móvel, já que poderia agravar o ferimento se tentasse puxar o dedo.

Com a ajuda de um corta-frio, os militares conseguiram romper o prego, sem retirá-lo do dedo da vítima. Logo em seguida, após os primeiros soco

Fonte: 17º GBM
 
Na tarde desta sexta-feira,1, os vereadores Fernando Fernandes, Fábio Lauck, Vitor do Ferro Velho, Fábio Rocha, Adernoel Mota de Santana, Deusdete, Renildo Nery, Sandra da ONG, Silvano Santos protocolaram o requerimento 001/2022 que, “Requer a convocação do Excelentíssimo Prefeito Municipal Sr. Odumar Ferreira Borges Júnior, para comparecer ao plenário desta da casa de Leis para que dê explicações acerca da problemática da saúde e educação.

O requerimento que foi protocolado nesta tarde será levado ao plenário, onde irá sofrer a votação dos edis, e caso o mesmo seja aprovado, o Prefeito terá a obrigação legal de comparecer a casa de leis, e responder aos questionamentos dos vere
Fonte: ASCOM - Câmara de Vereadores de LEM
No total, são 1.368 casos ativos de Covid-19 em todo o estado

A Bahia registrou 686 casos de Covid-19 e 5 mortes decorrentes da doença nas últimas 24 horas, segundo o boletim epidemiológico desta sexta-feira (1º) divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). No total, são 1.368 casos ativos de Covid-19.

Dos 1.533.368 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.502.282 já são considerados recuperados e 29.718 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.814.704 casos descartados e 327.640 em investigação. 

Vacinação - Até o momento, a Bahia tem 11.458.127 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.523.219 com a segunda dose ou dose única e 4.837.042 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 809.418 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 165.089 já tomaram também a segunda dose.

Fonte: BNEWS
A medida faz parte das ações do governo federal para flexibilizar as restrições sanitárias diante da queda de casos e óbitos de Covid-19

O governo federal publicou, nesta sexta-feira (1º/4), uma portaria interministerial que desobriga o uso de máscaras de proteção facial em ambientes fechados de trabalho.

O documento foi assinado pelos Ministérios da Saúde e do Trabalho e publicado no Diário Oficial da União (DOU). A medida faz parte das ações do governo federal para flexibilizar as restrições sanitárias diante da queda de casos e óbitos de Covid nas últimas semanas.

Segundo a portaria, se houver alerta de aumento de casos de Covid-19 localmente, a medida deve ser “reavaliada, e o equipamento, fornecido para todos os trabalhadores”.

Além de desobrigar o uso do equipamento nos locais de trabalho, a portaria também dispensa o fornecimento de máscaras cirúrgicas ou de tecido para estados que não exigem mais o uso do acessório de proteção em ambientes fechados.

Apesar da flexibilização, a portaria ainda exige distanciamento mínimo de 1 metro entre funcionários e público no ambiente de trabalho; prazo de afastamento de 10 dias para funcionários com Covid; e teletrabalho para integrantes de grupos de risco.

Também será obrigatório afastar, por 10 dias, os trabalhadores que não têm esquema vacinal completo e tiveram contato próximo de casos confirmados de Covid.

“A organização deve adotar medidas necessárias para prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da Covid-19 nos ambientes de trabalho”, consta no documento.

Fonte: Metrópoles
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |