Blog Santo Antônio
Notícias

O fortalecimento da cadeia produtiva da cachaça em Barreiras fez com que as secretarias de Agricultura e Tecnologia e de Meio Ambiente e Sustentabilidade e o SEBRAE, se unissem para oferecer a pequenos e médios produtores do destilado, uma palestra inédita com um dos poucos pesquisadores brasileiros que fazem a ponte entre o setor de cachaça (e o de cerveja) e a Academia. Trata-se do professor Rogélio Lopes Brandão, doutor em Bioquímica e que possui uma trajetória marcada pelo estudo profundo do processo fermentativo no laboratório e pela defesa da seleção de leveduras locais como uma das melhores alternativas para a produção de cachaça, fora dele.

Na quarta-feira (1) e quinta-feira (2), as equipes das Secretarias e do Sebrae acompanharam o pesquisador durante visitas técnicas a locais de produção de cachaça artesanal, em Barreiras, a exemplo das instalações do produtor Renato Santos, que já havia recebido a visita dos secretários Demosthenes Junior (Meio Ambiente e Sustentabilidade) e Roberto de Carvalho (Indústria, Comércio e Turismo), da turismóloga Ana Rita e do assessor da Secretaria de Planejamento Vandré Vilela em 20 de agosto. Os pequenos e médios produtores tiveram a oportunidade de acompanhar uma palestra destinada à capacitação das cachaçarias no Município, a cargo do professor Rogélio Lopes. Ele destacou, entre outros assuntos, as variedades da matéria-prima, aspectos do plantio, metodologia de produção da cachaça, técnicas de fermentação, ambientação e finalização do produto. Ainda, detalhes sobre a legalização e o mercado da cachaça.

O trabalho de fortalecimento da cadeia produtiva terá continuidade e como parte do cronograma previsto está o curso “Fortalecimento da Cadeia Produtiva de Cachaça de Barreiras” com o foco na capacitação técnica de produção. “Esta primeira atividade teve o objetivo de oferecer aos produtores locais uma alternativa de renda, envolvendo toda a família no processo de produção. Possibilitou ainda a adequação, no futuro, dos selos do SIM (Serviço de Inspeção Municipal) e da ANVISA, trazendo aos produtores segurança e comercialização garantida no que diz respeito aos aspectos de saúde e sanitário”, explica o secretário de Agricultura, José Marques.

Outro fator levado em consideração, além dos enfatizados pelo secretário de Agricultura, é passar aos produtores as noções de sustentabilidade desde o plantio até a fabricação da cachaça. Para isso, a Secretaria de Meio Ambiente está atenta e garantindo as orientações adequadas, por meio dos cursos e aperfeiçoamentos. “Queremos ver estas famílias melhorar a sua renda, fabricando um produto de qualidade e ao mesmo tempo, conscientes da importância do correto aproveitamento dos recursos naturais disponíveis como a água e o solo. Vamos trabalhar para que o processo de produção ocorra de forma sustentável”, destaca o secretário Demósthenes Júnior.

Fonte: Produtores de cachaça de Barreiras recebem orientações de um dos maiores pesquisadores brasileiros sobre o assunto
Ministro abriu a 18ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, afirmou hoje (3) durante a abertura da 18ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília, que o Brasil passará por uma mudança significativa perante o mundo no desenvolvimento de novas tecnologias.

Segundo o ministro, uma série de novos avanços têm sido fomentados por diversas frentes do ministério - desde pesquisas com células-tronco a desenvolvimento aeroespacial. Marcos Pontes afirmou ainda que acredita que eventos como a SNCT 2021 fomentam a curiosidade e o desejo de aprendizado em áreas complexas.

Em entrevista após o discurso, Marcos Pontes falou sobre os rumos da ciência brasileira e o desenvolvimento de vacinas de maneira autônoma.

Segundo o ministro, o Brasil deixará de ser importador de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) para se destacar como produtor e exportador de vacinas para todo o mundo. “Isso já está acontecendo. São projetos em curso em todas as áreas. Tudo isso porque a ciência é transversal.”

Pontes afirmou ainda que os planos para tornar o Brasil um polo de exportações de imunizantes não abrangem apenas a covid-19, mas todas as chamadas doenças tropicais negligenciadas, como dengue, febre amarela, zika e chikungunya.

“Esse ministério tem a característica de transformar e trazer para a realidade as coisas práticas, de transformar as inovações em práticas e levar para as pessoas. São muitos desafios”, afirmou.

Durante a cerimônia, Marcos Pontes relembrou a assinatura do Plano Nacional de Tecnologias Assistivas, realizada pela manhã no Palácio do Planalto e que viabiliza uma série de investimentos em iniciativas de acessibilidade, tanto públicos quanto privados.

Pontes celebrou, ainda, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que é comemorado hoje e que foi tema de eventos em todo o governo federal.

Fonte: Agência Brasil
Chamada Pública para os Espaços Culturais e Inciso III – Premiação “Culturando São Desidério” da Lei Aldir Blanc 2021

A Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SECULT) convoca artistas individuais ou em grupos e espaços culturais do município para realizar a inscrição dos Editais Inciso II – Chamada Pública para os Espaços Culturais e Inciso III – Premiação “Culturando São Desidério” da Lei Aldir Blanc 2021. As inscrições seguem até o dia 08 de dezembro e podem ser feitas pelo link disponível no site oficial da Prefeitura www.saodesiderio.ba.gov.br

O edital destina-se a reconhecer e contemplar pessoas físicas e instituições privadas com natureza ou finalidade cultural, praticantes das diversas expressões culturais populares, a exemplo de música, teatro, dança, pintura e desenho, livro e literatura, radiodifusão e novas mídias, circo, artes gráficas e plásticas, artesanato, design e moda, ensino das artes, pesquisa e patrimônio, cultura popular, capoeira, cultura gastronômica e evento.

Para a premiação, os interessados podem escolher uma das cinco categorias: I – Difusão Artística (Produção artística/cultural nas artes visuais, audiovisual, música, teatro, dança, literatura, circo e multilinguagens); II – Cultura dos Bairros (Ações e manifestações artísticas/culturais nos bairros de São Desidério); III – Culturas Rurais (Produção de comunidades tradicionais, quilombolas, ribeirinhas, ciganas e indígenas); IV – Memória e tradições (Práticas, eventos e espaços da cultura popular e artística do município) e V – Artes Integradas (Hibridismo cultural, produções performáticas de atores transformistas, apresentações e outras vertentes).

“Essa é uma oportunidade ímpar para que os artistas e agentes culturais da nossa terra possam concorrer e participar da premiação e credenciamento dos espaços para os Espaços Culturais. Na Secretaria de Cultura estamos realizando um plantão de atendimento para esclarecer as dúvidas dos candidatos e orientá-los sobre os projetos. Não perca tempo e participe, as inscrições podem ser feitas pelo site da prefeitura por meio do acesso ao link preenchido de forma online”, reforça o secretário da SECULT, Florentino Souza.

Fonte: ASCOM, prefeitura de São Desidério

O fortalecimento da cadeia produtiva da cachaça em Barreiras fez com que as secretarias de Agricultura e Tecnologia e de Meio Ambiente e Sustentabilidade e o SEBRAE, se unissem para oferecer a pequenos e médios produtores do destilado, uma palestra inédita com um dos poucos pesquisadores brasileiros que fazem a ponte entre o setor de cachaça (e o de cerveja) e a Academia. Trata-se do professor Rogério Lopes Brandão, doutor em Bioquímica e que possui uma trajetória marcada pelo estudo profundo do processo fermentativo no laboratório e pela defesa da seleção de leveduras locais como uma das melhores alternativas para a produção de cachaça, fora dele.

Na quarta-feira (1) e quinta-feira (2), as equipes das Secretarias e do Sebrae acompanharam o pesquisador durante visitas técnicas a locais de produção de cachaça artesanal, em Barreiras, a exemplo das instalações do produtor Renato Santos, que já havia recebido a visita dos secretários Demosthenes Junior (Meio Ambiente e Sustentabilidade) e Roberto de Carvalho (Indústria, Comércio e Turismo), da turismóloga Ana Rita e do assessor da Secretaria de Planejamento Vandré Vilela em 20 de agosto. Os pequenos e médios produtores tiveram a oportunidade de acompanhar uma palestra destinada à capacitação das cachaçarias no Município, a cargo do professor Rogério Lopes. Ele destacou, entre outros assuntos, as variedades da matéria-prima, aspectos do plantio, metodologia de produção da cachaça, técnicas de fermentação, ambientação e finalização do produto. Ainda, detalhes sobre a legalização e o mercado da cachaça.

O trabalho de fortalecimento da cadeia produtiva terá continuidade e como parte do cronograma previsto está o curso “Fortalecimento da Cadeia Produtiva de Cachaça de Barreiras” com o foco na capacitação técnica de produção. “Esta primeira atividade teve o objetivo de oferecer aos produtores locais uma alternativa de renda, envolvendo toda a família no processo de produção. Possibilitou ainda a adequação, no futuro, dos selos do SIM (Serviço de Inspeção Municipal) e da ANVISA, trazendo aos produtores segurança e comercialização garantida no que diz respeito aos aspectos de saúde e sanitário”, explica o secretário de Agricultura, José Marques.

Outro fator levado em consideração, além dos enfatizados pelo secretário de Agricultura, é passar aos produtores as noções de sustentabilidade desde o plantio até a fabricação da cachaça. Para isso, a Secretaria de Meio Ambiente está atenta e garantindo as orientações adequadas, por meio dos cursos e aperfeiçoamentos. “Queremos ver estas famílias melhorar a sua renda, fabricando um produto de qualidade e ao mesmo tempo, conscientes da importância do correto aproveitamento dos recursos naturais disponíveis como a água e o solo. Vamos trabalhar para que o processo de produção ocorra de forma sustentável”, destaca o secretário Demósthenes Júnior.

Fonte: DIRCOM/PMB

,

Fonte: Grupo Santo Antonio

Na madrugada de hoje, sábado, 4, dois postes de iluminação amanheceu caído no canteiro da Avenida Benedita Silveira, no centro da cidade de Barreiras.

Um veículo não identificado colidiu no poste e o local foi sinalizado pela COOTRANS, até que seja feito manutenção.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares

Iniciou-se na tarde desta sexta-feira, 3, uma força-tarefa composta pela Polícia Militar de Santa Rita de Cássia, Conselho Tutelar, Vigilância Sanitária, CREAS e Secretaria de Ação Social, as quais visitaram estabelecimentos comerciais para alertar os comerciantes sobre a campanha de prevenção ao alcoolismo para menores de idade.

A ação conjunta prevê campanha de conscientização sobre a proibição de venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos e a divulgação de medidas de segurança que serão adotadas.

Além de alertar pontos comerciais de que vender, fornecer ou servir bebida alcoólica para crianças e adolescentes é crime, a campanha compreende ações como afixação de cartazes em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas e divulgação em redes sociais. 

As ações prosseguem no mês de Dezembro.

Fonte: 86ª CIPM

Na tarde de ontem, sexta-feira, 3, por volta das 16h30, a guarnição da CIPE/Cerrado juntamente com a Guarnição da 30ªCIPM/Santa Maria da Vitória realizavam o patrulhamento no Centro da cidade de São Felix do Coribe, quando ao tentar realizar a abordagem policial a um indivíduo de alta periculosidade, líder local de uma fação criminosa, foi recebida com disparos de arma de fogo.

Os policiais revidaram a agressão e alvejaram o resistente, que após ser socorrido ao centro de saúde local evoluiu a óbito. O material apreendido e a ocorrência foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de São Felix do Coribe.

Fonte: CIPE CERRADO
Durante a última operação, na semana passada, foram apreendidas tarrafas, meia tonelada de redes e cerca de 10 quilos de pescado

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras, através das equipes de fiscalização, realizou mais uma Operação de Fiscalização no combate a pesca ilegal realizada no período da piracema, iniciada no dia 1° de novembro e seguirá até o dia 28 de fevereiro de 2022, Lei n° 7.679, de 23 de novembro de 1988.

Durante a operação nos Rios Grande e de Ondas, foram apreendidas 12 redes que estavam armadas em barcos abandonados e apetrechos utilizados pelos pescadores, em quantidade menor que na fiscalização anterior, demostrando que a campanha e operação que combate à pesca ilegal no período da piracema veem trazendo resultados positivos.

O diretor de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Judson Almeida, explica que outro motivo para a proibição da pesca durante a Piracema é a grande concentração de peixes subindo juntos aos rios e, quando eles estão em cardumes, se tornam presas fáceis de pesca.

Segundo o secretário da pasta, “a fiscalização no período de defeso é uma medida necessária, e o objetivo é a sustentabilidade da prática da pesca, em que permite que as espécies se reproduzam em volume satisfatório, para manutenção da atividade pesqueira”, explica Demósthenes Júnior.

Fonte: Dircom/PMB

Organização sem fins lucrativos a Associação dos Amigos dos Autistas de Barreiras e Região (AMA Barreiras) está com nova diretoria, presidida pela psicóloga Carla Fiaes, para dirigir a entidade até 2025.

Os demais cargos são ocupados por Maiana Silva, na vice-presidência, Alessandra Andrade, como secretária e Val Yuan na tesouraria. O Conselho Fiscal é formado pelas voluntárias Larissa Fonseca, Reijane Dantas e Vivian Lopes, sendo suplentes Leandro Yuan e Alex Silva.

“Nosso propósito é manter atividades já desenvolvidas e ampliar algumas ações, como o atendimento a autistas de famílias de baixa renda de Barreiras e região”, afirmou Fiaes, que fazia parte da diretoria anterior no cargo de tesoureira.

Ela destacou que no trabalho já desenvolvido nas gestões anteriores, “percebemos que aqui na região tem uma necessidade muito grande de atendimento especializado a pessoas autistas, principalmente de famílias de baixa renda”.

Diante deste quadro, conforme Carla Fiaes, a principal meta desta gestão é proporcionar atendimentos clínicos com acesso a profissionais como psicólogos e fonoaudiólogos, além de terapeuta ocupacional, dentre outros.

“Também acreditamos que a Ceproeste vai voltar e ampliar os atendimentos, mas pretendemos complementar este trabalho”, reforçou ela, explicando que em novembro a associação mudou para uma sede maior, onde será possível prestar alguns acolhimentos.

“Temos um planejamento. Agora vamos correr atrás disso, conseguir profissionais e apoiadores para celebrar parcerias. Queremos atender a demanda reprimida, pois ouvimos muitas queixas das dificuldades destas famílias em conseguir este apoio pelo SUS”, enfatizou ela, que é especialista em Psicologia escolar, mestre em psicologia do desenvolvimento e professora universitária.

Para acompanhar as atividades e mais informações sobre a associação acesse os endereços eletrônicos https://www.facebook.com/amabarreiras/
http://autismobarreiras.blogspot.com/ e ttps://www.instagram.com/amabarreiras/

A nova sede da Associação está localizada na Rua 26 de Maio, nº 51, Centro, Barreiras/Bahia, CEP 47.800-145.

Fonte: Por Miriam Hermes e Jornal Nova Fronteira

Uma cobra foi resgatada por bombeiros militares do 17º Grupamento (17º GBM), na manhã desta sexta-feira (3), em Barreiras.

O animal estava no hidrômetro de uma casa do bairro Sandra Regina quando foi visto por moradores do local.

Acionada, a guarnição se serviço foi até o endereço e realizou a captura. Logo após, a cobra foi levada de volta à natureza. Ninguém ficou ferido.

Fonte: 17º GBM

Uma cobra foi resgatada por bombeiros militares do 17º Grupamento (17º GBM), na manhã desta sexta-feira (3), em Barreiras.

O animal estava no hidrômetro de uma casa do bairro Sandra Regina quando foi visto por moradores do local.

Acionada, a guarnição se serviço foi até o endereço e realizou a captura. Logo após, a cobra foi levada de volta à natureza. Ninguém ficou ferido.

Fonte: 17º GBM

O presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou hoje um decreto que regulamenta o Auxílio Gás, um benefício que disponibilizará R$ 52 para famílias de baixa renda a cada dois meses. A primeira parcela será paga em dezembro a 5,58 milhões de famílias. 

Segundo o governo, o valor do benefício corresponde a 50% da média do preço do botijão de 13 kg —o preço médio em novembro de 2021 foi de R$ 100, indicam dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). 

O programa deve aliviar a alta do preço do gás de cozinha sobre o orçamento das famílias de baixa renda. Para receber o vale, as famílias devem estar inscritas no Cadastro Único ou receber o Benefício de Prestação Continuada.

De acordo com a lei, o vale-gás deve ser concedido, preferencialmente, às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.

"Não se pode negar a importância dessa priorização, visto que muitas vezes tal público passa pelo agravamento de sua condição financeira dado o afastamento do agressor do lar e a consequente subtração de sua contribuição na renda da família", diz a nota publicada pela Secretaria-Geral da Presidência da República. 

Fonte: UOL

Na tarde de hoje, sexta-feira, 3, por volta das 13h15, na rua rua do Eixão, na cidade de Santa de Santa Rita de Cássia, a guarnição de serviço do 3º Pelotão averiguou uma denúncia de que um homem estaria armado, ingerindo bebida álcoolica num bar.

De imediato, a guarnição deslocou até o local e abordaram os homens com as características na denúncia, sendo encontrada com um deles uma pistola 9mm, marca Taurus, modelo G2C, com 13 munições intactas do mesmo calibre.

O homem se identificou como CAC (colecionador, atirador, caçador), porém não apresentou o documento obrigatório de guia de tráfego. Além de estar num local de aglomeração, o homem afirmou ter ingerido bebida álcoolica, o que configura crime de porte ilegal de arma de fogo, uma vez que o CAC tem apenas a posse do armamento.

A posse permite que o proprietário da arma realize o porte apenas entre sua residência e o local da prática de tiro necessitando ainda de Guia de Tráfego atualizada.

Diante do fato, o homem e o armamento foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Santa Rita de Cássia.

Fonte: 86ª CIPM

Nesta manhã, 3, na área cívica do Décimo Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação, foi realizada a Cerimônia de Entrega da Medalha do Mérito Marechal Argolo. O evento foi presidido pelo Cel PM Osival Moreira Cardoso, comandante do CPR-O, acompanhando do Ten Cel PM Soares, Subcomandante do CPR-O e do Ten Cel PM Uzêda, comandante do 10º BEIC, em Barreiras.

A medalha do Mérito Marechal Argolo - Visconde de Itaparica, foi instituída através do Decreto Estadual nº 26.101, de 05 de abril de 1978, com o objeto de premiar integrantes da corporação que se destacaram no cumprimento do dever policial-militar, na manutenção da ordem pública do Estado da Bahia e na segurança interna.

Os seguintes policiais militares foram agraciados: Maj PM Araken (CIPT-Oeste); MAJ PM Vinicius (83ª CIPM/Barreiras); MAJ PM Paulo (10º BEIC/Barreiras); MAJ PM Ronni Anderson (28ª CIPM/Ibotirama); CAP PM Pacheco (30ª CIPM/S. M. da Vitória); SGT PM Alexandra (38ª CIPM/B. J. da Lapa); SD 1ª CL PM Dos Anjos (83ª CIPM/Barreiras); SD 1ª CL PM J. Menezes (85ª CIPM/Luís Eduardo Magalhães).

O Exmº Sr. CEL PM Paulo José Reis de Azevedo Coutinho, Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, através do BOLETIM GERAL ESPECIAL nº 10-CG/2021, publicado no dia 03 de dezembro de 2021 elogiou as personalidades militares. E dentre estes, integrantes do Comando de Policiamento da Região Oeste, os quais se destacaram no cumprimento das suas missões.

Fonte: CPR-O

Encurtar distâncias, acelerar o desenvolvimento e fazer da Bahia um estado cada vez mais integrado. Estas são algumas das missões sendo cumpridas, a partir de agora, pela Ponte Barra – Xique-Xique. Com seus mais de mil metros de extensão sobre o Rio São Francisco, a obra foi inaugurada nesta sexta-feira (3), pelo governador Rui Costa, e transforma, definitivamente, o cenário na ligação entre o oeste e o centro-norte do estado, beneficiando diretamente cerca de 2,5 milhões de baianos.

Até a chegada da ponte, balsas e barcos cumpriam o dever de transportar veículos e pessoas entre os dois lados do rio, percurso que, considerando o tempo de espera, poderia durar mais de 1 hora. Essa realidade se torna passado com a chegada da obra estruturante na qual o Governo do Estado investiu R$ 133 milhões.

“Essa ponte não é apenas uma obra de concreto. É uma importante ligação entre duas regiões com forte vocação agrícola, que são o Oeste e a região de Irecê. Também estamos integrando essas duas regiões com o norte da Bahia. Presenciaremos, no futuro breve, o impacto econômico dessa obra no desenvolvimento dessa região. É um momento de alegria, investimentos que transformam a atividade econômica e transformam a vida das pessoas”, explicou o governador, após inaugurar, oficialmente, o equipamento.

Para o vice-governador João Leão, também presente no evento, “essa obra representa muita coisa boa e um futuro muito grande. Estão construindo aqui na região usinas de açúcar, grandes projetos de irrigação, e ainda virão muitas obras que vão se complementar com essa ponte”, complementou.

Além da ponte, outras obras de melhorias foram realizadas na BA-160, integrante do Sistema Viário BA-052, como restauração de 28 quilômetros, implantação de baias de emergência e pontos de parada de ônibus, correções na geometria da rodovia e melhoria de acessos locais.

As intervenções geraram cerca de 350 empregos diretos e 50 indiretos, e são fruto da Parceria Público-Privada (PPP) entre a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) e a Concessionária Estrada do Feijão (Concef), com a participação da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) como agente fiscalizador. “A ponte vai integrar duas regiões produtivas na área da agricultura e do agronegócio, permitindo não só a interação entre essas regiões como o escoamento da safra nos dois sentidos, para o leste e para o oeste da Bahia. Foi um compromisso do Governo do Estado, que entregou uma obra desta magnitude em tempo recorde”, destacou o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.

Motorista de caminhão, Paulo Marques faz, diariamente, a travessia entre Xique-Xique e Barra para fazer entregas da empresa onde trabalha. Saindo da balsa, provavelmente pela última vez, ele já fala com expectativa positiva sobre a ponte. “Com certeza vai ser muito melhor para a gente. Vai mudar 100%. Só a demora que a gente esperava para atravessar era demais. Mas agora com essa ponte vai ser tudo de bom”.

O mesmo acontece com a estudante de agronomia Caroline Santos. Morando em Barra, ela faz estágio em Irecê e frequentemente precisava atravessar o rio pela balsa. “É um sonho que está sendo concretizado. Nossa cidade ficou muito tempo atrasada, justamente, por não ter uma ponte como essa. Mas agora é uma realidade e estamos muito felizes, tanto a população de Barra como das cidades vizinhas”, conta a jovem.

Além dos prefeitos de Barra, Xique-Xique e de outras cidades da região, deputados estaduais e federais, os senadores baianos Otto Alencar e Jaques Wagner acompanharam a inauguração.

Pontes para o futuro

Além da mais jovem e recém-inaugurada Ponte Barra – Xique-Xique, nos últimos 15 anos, o Governo do Estado investiu na construção e recuperação de uma série de pontes e passarelas que têm ajudado a interligar de forma mais rápida e segura diferentes cidades e facilitado a vida de seus habitantes. Entre essas se destacam a Ilhéus-Pontal (2020); ponte sobre o Rio Baetantã, em São Roque do Paraguaçu (2019); ponte sobre o Rio Itapicuru Mirim, na BA-381, entre Itiúba e Filadélfia (2018); ponte sobre o Rio Pratigi, em Ipirá (2017) e a ponte sobre o Rio de Ondas, em Barreiras (2013). Em 2010, foi construída a passarela Luiz Felipe de Souza Leão, que liga São Félix do Caribe e Santa Maria da Vitória.

Fonte: Secom BA

Na manhã de hoje, sexta-feira, 3, por volta das 9h, o Comandante da RONDESP OESTE é agraciado com entrega de medalha no 10º BEIC, em Barreiras.

Foi realizada uma solenidade de entrega da Medalha do Mérito Marechal Argôlo, Visconde de Itaparica, marcada pelo desfile das tropas da CIPT Oeste, 83 e 84 CIPM.

Dentre os agraciados, o Oficial mais antigo, o Sr Maj PM Araken Ferreira de Souza, Comandante das Rondas Especiais, braço forte da região Oeste.

O Comandante parabeniza a todos os agraciados.

Fonte: RONDESP OESTE

Fonte: Grupo Santo Antonio

,

Fonte: Grupo Santo Antonio

Na tarde de ontem, quinta-feira, 2, por volta das 15h30, após últimas ocorrências envolvendo guerra entre facções criminosas, que teve por resultado registro de dois homicídios em Bom Jesus da Lapa, guarnições da 38ªCIPM com apoio de guarnições da CIPE Cerrado, durante diligências localizaram um indivíduo envolvido em homicídios e que integra uma das facções criminosas da cidade, portando arma de fogo no bairro Residencial Bom Jesus, na cidade de Bom Jesus da Lapa.

Na oportunidade, na tentativa de efetuar a abordagem e a prisão do indivíduo, as guarnições foram surpreendidas, ao serem recebidas por disparos de arma de fogo.

No estrito cumprimento do dever legal e legítima defesa de si e de outros, os policiais militares revidaram à tentativa de homicídio em seu desfavor.

Embora imediatamente socorrido a unidade de atendimento de emergência da cidade, o oponente teve o seu óbito confirmado pela equipe médica plantonista.

Informações ainda obtidas preliminarmente, dão conta que o autor da oposição à ação policial possuía em seus registros penais uma prisão em flagrante formalizada há poucos dias.

A ocorrência foi registrada na 24ª Delegacia Territorial em Bom Jesus da Lapa, para fins de procedimentos de estilo cabíveis.

Fonte: 38ª CIPM
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |